Via : Saia do Lugar

Publicado: quinta-feira, 10 agosto, 2017 às 14:17
definição de metas para pequenas e médias empresas
Metas para PME são ferramentas estratégicas utilizadas pelo empreendedor para o desenvolvimento da empresa

A definição de metas para pequenas e médias empresas é de responsabilidade do empreendedor. Todo gestor precisa estipular objetivos, para que  sua empresa possa crescer e se destacar no mercado.

Os resultados positivos no final de cada período demarcado pelo empreendedor devem ser firmados no compromisso que ele assume com ele mesmo, com os parceiros, fornecedores e funcionários.

E você leitor? Sabe definir as metas corretas e necessárias para o desenvolvimento de sua empresa? Quer descobrir quais são? Acompanhe a leitura!

O que são metas para PME

Metas para PME são ferramentas estratégicas utilizadas pelo empreendedor para o desenvolvimento de uma empresa. A aplicação delas é realizada através de uma gestão estratégica.

A definição de metas para pequenas e médias empresas expressa de modo compreensível a dificuldade do entendimento sobre as ferramentas de gestão estratégica. A utilização correta dela pode alterar positivamente o cenário do negócio.

Principais ferramentas e estratégias

É importante descobrir quais as melhores ferramentas se adequam ao seu negócio. Para isso, é preciso avaliar as necessidades da empresa e alinhar estrategicamente as ações do gestor e seus colaboradores.

Falaremos abaixo sobre 6 ferramentas estratégicas que podem possibilitar o desenvolvimento do seu negócio:

1. Mapas mentais para empreendedores

O mapa mental é o esclarecimento de um ponto principal e consequentemente de pontos secundários, terciários, entre outros.

Geralmente são usados recursos como quadros, figuras, linhas ou palavras. No empreendimento, pode ser utilizado para estruturar, relacionar, ordenar pensamentos.

Essa ferramenta de definição de metas para pequenas e médias empresas é bastante útil por facilitar a organização, apresentação e discussão de ideias relativas a assuntos da empresa.

Ela pode ser usada em situações como o planejamento do negócio, ações de marketing, rotina diária e elucidação de oportunidades.

2. Cinco forças de Porter

A ferramenta cinco forças de Porter propicia uma visão extensa da concorrência e como tirar o melhor proveito do mercado.

As forças analisadas são a disputa entre os concorrentes, impedimento da entrada de novos concorrentes no mercado, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores e atemorização de produtos substitutos.

Essa ferramenta de gestão de empresas possibilita o estudo do cenário do mercado onde a organização se encontra e, também, a decisão da melhor disposição do negócio frente aos concorrentes.

A administração da empresa deve estar em permanente aprimoramento e isso se torna possível com a aplicação dessas técnicas como forma estratégica.

As ferramentas podem ajudar no momento da apreciação da situação atual do negócio, oportunizando uma visão mais aperfeiçoada.

A partir disso, o empreendedor tem a possibilidade de traçar os planos de ação mais apropriados para fomentar o desenvolvimento em sua gestão e o progresso da empresa.

3. Softwares para automação de processos internos

A tecnologia é uma grande aliada no mundo dos negócios. Os softwares para gestão de processos internos são essenciais em diversas empresas, independentemente do tamanho delas.

A utilização desses softwares é uma excelente ferramenta de gestão de empresas, pois viabiliza diversos privilégios.

A redução de custos no empreendimento, a garantia de melhorias na produtividade, a redução de gargalos nos produtos, a integração da comunicação interna, o monitoramento da organização, são apenas alguns deles.

O mercado está a cada dia mais competitivo e o empreendedor que investe na modernização dos processos consegue assegurar um bom destaque.

4. Análise SWOT

análise SWOT, ou matriz SWOT, é uma ferramenta fundamental para o estudo do empreendimento. Ela propicia um entendimento mais profundo sobre o negócio, verificando e alinhando as ocorrências internas com as externas do ambiente.

No ambiente interno, ela analisa as potencialidades e debilidades que a organização apresenta. Já no ambiente externo, são analisadas as possibilidades e os riscos.

É uma ferramenta de grande amplitude e permite que o administrador planeje ações que reduzam os eminentes riscos e aumente a capacidade de sucesso da empresa, proporcionando uma visão correta e objetiva sobre o empreendimento e o mercado em que atua.

5.  Análise 360º da oportunidade de negócio

diagnóstico 360° possibilita que o gestor analisar suas convicções, orientado pelas características do mercado.

Ajuda a comprovar se o princípio é viável ou não, proporciona maior discernimento sobre outras situações relevantes, como a dimensão do mercado, os benefícios ofertados aos clientes e a assimilação do entendimento deles.

É indicada para empreendedores que desejam avaliar qual a ideia entre várias, pode ser mais rentável e lucrativa. O objetivo dessa estratégia é conduzir o gestor a uma melhor análise dos dados externos e internos da empresa.

7. Business Model Canvas

Business Model Canvas, uma ferramenta de gestão de empresas que tem a função de possibilitar o planejamento e a visualização das principais atividades de uma empresa.

Essa ferramenta é formada por quatro etapas básicas:

  • o que –  a proposta a oferecer e o valor;
  • para quem – os clientes e o relacionamento com eles;
  • quanto – custos, receitas, fluxo de caixa;
  • como – atividades, recursos principais, parceiros;

O estudo do Canvas possibilita a realização de um plano de negócios com maior possibilidade de êxito.

Sua utilização pode ser através de um quadro publicado e exibido para que os colaboradores da empresa possam discutir e opinar.

Esse método auxilia na definição de metas para pequenas e médias empresas proporciona uma visão abrangente do negócio, auxiliando o empreendedor no quesito inovação.

Importância da definição de metas para pequenas e médias empresas

É essencial para o planejamento anual, a definição de metas para pequenas e médias empresas.

Objetivos bem definidos e o compromisso em cumpri-los, acarretam no crescimento do empreendimento no mercado.

O empreendedor deve ser firme com relação aos fornecedores, colaboradores e parceiros. É necessário que o gestor tenha consciência de que devem ser utilizados modelos de gestão estratégica mais complexos de acordo com o crescimento do empreendimento.

Motivos para definições de metas e utilização de ferramentas

A definição e o estabelecimento de metas são essenciais para o êxito de qualquer tipo de empreendimento, mas é especialmente significativo para o empresário que se dispersa por não saber manter o foco.

Elas direcionam as ações necessárias, estabelecem um foco para o seu trabalho que devem ser executado e podem servir como critério para mensurar o sucesso do negócio.

O modo como são definidas é o que determina se elas alcançarão o sucesso. A maioria dos empreendedores concorda com a importância delas, mas menos de 5% as legitimam ou promovem ações para que sejam realizadas.

Um dos fatores mais frequentes é o medo. Os empreendedores não costumam estabelecer metas, pois têm medo de assumir compromissos. Esse medo precisa ser deixado de lado. A implantação de metas pode e devem ser alterada frequentemente e quando mais o gestor trabalhar com elas, mais experiência vai adquirir.

Algumas benefícios são recompensadores quando se define metas para pequenas e médias empresas, para o gestor, sua equipe e sua empresa:

  • Melhoria contínua. Todos os problemas com a utilização da ferramenta devem ser registrados para que sejam recuperados na definição das metas para o ano seguinte.
  • Saiba o que esperar. Tenha conhecimento do que realmente é importante para empresa, sabendo separar meio e fim, causa e consequência. Determine um objetivo e envolva todos os colaboradores na conquista dele. Avalie sempre os pontos positivos e negativos de uma meta estipulada.
  • Keep It Simple. Se  os planos forem mais simples, as chances de todos compreenderem aumentam, facilitando o alcance dos resultados esperados. Quando mais complexos os planos, menores serão as possibilidades de sucesso.
  • Disciplina. Determinada pela definição, planejamento e a execução das metas.
  • Inovar sem fugir da realidade. Uma meta é o resultado de uma pesquisa e deve constar nos registros contábeis, relatórios operacionais e gerenciais.
  • Envolva as pessoas. Faça com que cada colaborador do empreendimento saiba sua função com relação aos resultados gerais. Esclareça as metas e a aplicação e o desenvolvimento delas, com as pessoas responsáveis por trabalhar com elas. Estabeleça o que espera de cada funcionário e qual o impacto causa cada meta individual no resultado geral da empresa.
  • Definição. Não espere para definir suas metas na última hora. Deixar as definições do próximo ano (semestre ou mesmo trimestre) para última semana pode ser incerto e prejudicar muito a situação dos resultados.
  • Clareza e objetividade. Essas são as palavras de ordem. É muito importante que o planejamento seja feito com calma, de forma organizada, sem complexidade.

Para se destacar no mercado, o empreendedor deve ter uma visão de futuro, traçando um tipo de meta para cada objetivo, estudando a melhor maneira de alcançá-la. É essencial que todos os colaboradores também sejam envolvidos nessas ações, desde o planejamento passando pela execução, até a finalização.

Liderar uma empresa rumo ao êxito, está diretamente relacionado com a capacidade do gestor de direcionar esforços em função de metas coerentes.

Dessa maneira, são evitados gastos desnecessários, os recursos são otimizados e o relacionamento com os colaboradores melhorados.

Então leitor, agora que você já aprendeu sobre a definição de metas para pequenas e médias empresas, que podem te ajudar na gestão da sua empresa, aproveite para aprender também sobre como escolher a localização comercial perfeita para o seu negócio!

Entenda sobre definição de metas para pequenas e médias empresas
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *