Via : Blog Midas

Publicado: quarta-feira, 26 dezembro, 2018 às 09:00
por-que-fazer-gestao-fiscal-e-tao-importante
Notas ficais vão muito além de serem guardadas apenas para evitar multas e possibilitar o trabalho da contabilidade

Não se trata apenas de organizar e arquivar os documentos fiscais pelo tempo determinado pelo Leão. A boa gestão fiscal resulta em segurança jurídica, eficiência e redução de passivos que talvez você nem tenha imaginado!

Por isso, nós escolhemos esse tema, que é bem interessante, para o Blog Midas da semana. Vamos com a gente em mais uma leitura produtiva?

Gestão fiscal: entenda definitivamente o que é

O termo se refere ao “conjunto de procedimentos administrativos voltados ao adequado cumprimento das obrigações tributárias de uma empresa”.

Veja as que a Midas, com know-how em diversos processos que envolvem a área fiscal, considera como principais:

Apuração e pagamento de tributos devidos (impostos, taxas, contribuições, etc.)

  • Entrega de informações exigidas pelos fiscos municipal, estadual e federal (conhecidas como “obrigações acessórias” – declarações, relatórios, arquivos, registros, informes, etc.)

Também faz parte do universo da gestão fiscal a necessidade de se manter atualizado e atender à legislação pertinente, além do conhecimento sobre o financeiro, para saber economizar com o pagamento de impostos dentro das condições permitidas por lei.

LEIA TAMBÉM: 3 curiosidades sobre o SPED que você vai gostar de saber

Na prática, como ela pode ajudar sua empresa?

  • Gerando conhecimento para decisões importantes

Notas ficais vão muito além de serem guardadas apenas para evitar multas e possibilitar o trabalho da contabilidade.

Elas contêm tudo o que é necessário para organizar um fluxo de receitas e despesas detalhado, como data, por exemplo, contendo o nome de clientes e fornecedores e especificações sobre a natureza da movimentação.

Esse olhar para o que está dentro do seu negócio permite a análise das condições financeiras da empresa por meio de relatórios elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

É uma boa forma de saber qual o melhor momento de realizar investimentos ou não.

  • Mantendo longe o fantasma dos passivos

Como você sabe, a falta de um XML na Nota Fiscal pode levar à escrituração incorreta das operações e, consequentemente, a obrigações acessórias incorretas.

E se isso acontecer, a empresa pode ser penalizada com multas pelo descumprimento da obrigação de guarda dos documentos e com a possibilidade de explicação dos créditos tomados de operações para as quais ela não possua o documento comprobatório (XML).

Isso, além de multas e sanções, pode comprometer a imagem do seu negócio perante parceiros, clientes e fornecedores, um passivo oculto que dá muita dor de cabeça.

Mas, quando você faz a gestão de 100% de suas notas fiscais – possível com ferramentas inteligentes que o mercado já oferece – você passa bem longe desses riscos.

Quer começar hoje mesmo?

Aqui tem uma solução da Midas Solutions para você dar o primeiro passo na direção da gestão organizada e da guarda eficiente e segura dos seus arquivos.

É o NIX, que decodifica 100% das NFes – independentemente do formato – e ainda permite que sua empresa tenha acesso a todas as notas de mercadoria (NF-e) e notas de frete (CT-e) emitidas contra o seu CNPJ.

Ele também faz as validações de autenticidade e recuperação dos XML não recebidos ou faltantes na base fiscal, através do download do XML direto da SEFAZ, realiza captura remota das notas fiscais, monitora e armazena de forma segura os documentos, com acesso rápido às notas pelo prazo legal.

Cenário com o NIX

  • Redução do custo efetivo do processo de tratamento de documentos fiscais, mesmo de documentos desestruturados
  • Drástica redução no prazo de execução do processo
  • Melhoria nos processos de contas a pagar, eliminando o retrabalho e melhorando a relação com os fornecedores de serviços
  • Aumento significativo da qualidade das informações, mitigando riscos contábeis e fiscais

Além de gestão fiscal, o NIX é gestão de valor porque otimiza o tempo da sua equipe.

Com a ferramenta, seus colaboradores usarão – em média – APENAS 30 minutos de seu tempo com a recepção, leitura, guarda e monitoramento das notas de serviços por mês.

É só meia hora/dia, usada apenas para acompanhar a atividade, pois todo o processo pode ser feito de forma automática. É muito mais eficiência para o setor!

Por hoje é só, mas não esqueça de voltar na semana que vem para aprender mais sobre como a tecnologia contribui para uma gestão cada vez melhor. Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar nas redes sociais.

 

Por que fazer a gestão fiscal é tão importante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *