O que é SAM?

Software Asset Management
ou Gestão de Ativos de Software – é um conjunto de práticas de TI comprovadas que reúne pessoas, processos e tecnologia para controlar e otimizar o uso de software em uma organização.

Por que ele é
tão importante?

Sua implementação alinhada à ISO, minimiza riscos e impulsiona resultados. Ao garantir que o software executado na rede é legítimo e totalmente licenciado, o SAM protege o ambiente digital da companhia, auxilia no aumento da produtividade, diminui o tempo de inatividade da empresa, centraliza o gerenciamento de licenças e a redução custos.

Estudos mostram que as organizações podem ter aumento de 11% nos lucros e até 30% de economia nos custos anuais ao implementarem um forte programa de gerenciamento dos ativos. O SAM também ajuda as empresas a assegurar a maximização de resultados, garantindo que os softwares atendam melhor às necessidades dos negócios.

Sua implementação alinhada à ISO, minimiza riscos e impulsiona resultados.

Não
confunda

Ativo de TI:
bens de valor que a área de Tecnologia da Informação compra e/ou gerencia, que podem ser software, hardware, sistemas ou serviços.

Ativos de software:
não são os programas instalados, pois ao adquirir um programa de computador o usuário não se torna proprietário da obra, mas recebe apenas uma Licença de Uso, de forma não exclusiva. Ativos de software são, portanto, constituídos pelo direito de utilização de um determinado programa, que deve ser documentado em contratos, documentação de licenciamento e notas fiscais.

Cloud SAM
Conheça as vantagens do uso de softwares de cibersegurança e riscos legais.

Notícias