Via : Agência Sebrae de Notícias

Publicado: quarta-feira, 18 maio, 2016 às 13:46
crescimento_2
O incentivo ao investimento em startups foi um dos pontos apontados na reunião do MEI

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, disse que o projeto Crescer Sem Medo, em tramitação no Congresso Nacional, vai estimular os investimentos em inovação nos pequenos negócios, em especial nas startups. Afif participou no último dia 13, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, de reunião da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI).

O incentivo ao investimento em startups foi um dos pontos apontados na reunião do MEI sobre a Agenda de PMEs Inovadoras, apresentada por Ricardo Fellizola, presidente da HT Micron. Afif destacou que um dos pontos principais do projeto definindo a participação do investidor-anjo nas micro e pequenas empresas, diminuindo os seus riscos – por exemplo, em questões trabalhistas – caso ele não compartilhe da gestão da companhia.

“Nós colocamos na lei uma divisão clara entre o investidor e o operador da empresa”, disse o presidente do Sebrae, ressaltando que, mais protegidos, os investidores tendem a se interessar cada vez mais em participar de negócios iniciantes e com grande potencial de inovação. Também foi abordada a necessidade da simplificação da abertura, operação e fechamento de novas empresas. Afif destacou que hoje já é possível o encerramento rápido de negócios. “Há mais chance do empresário poder pagar os débitos anteriores com a abertura de um novo negócio que dê certo”, enfatizou.

O presidente do Sebrae também destacou a implantação da Rede Simples, destinada a facilitar a abertura de novos negócios, que já foi implantada no Distrito Federal. Afif lembrou que o sistema, totalmente automatizado, tem como premissa a palavra do empreendedor, que classifica ele mesmo no cadastro se sua empresa é de alto ou baixo risco. “As estatísticas apontam que 90% das empresas são de baixo risco. Se o empresário estiver mentindo, a fiscalização vai puni-lo posteriormente”, frisou.

 A reunião do MEI foi coordenada pelo presidente da CNI e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Robson de Andrade.  O evento contou também com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que elogiou a participação do Sebrae em programas de inovação.

“Crescer Sem Medo” vai estimular investimento em empresas inovadoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *