Via : DNA do Empreendedor

Publicado: quarta-feira, 8 março, 2017 às 14:24
startup2
Saber como criar sua startup vai além das estatísticas e estudos

Um estudo realizado pela consultoria A Arte da Marca em 2015, apontou o Brasil como o 12º país mais promissor para a criação de startups, especificamente no Estado de São Paulo. Entretanto, saber como criar sua startup vai além das estatísticas e estudos. Primeiramente, é preciso ter em mente o que você realmente quer criar e, principalmente, se está pronto para isso. Veja abaixo algumas dicas para começar!

Esteja pronto

Preparar-se para abrir sua startup é essencial para o futuro de seu negócio. Desta forma, tenha a ideia já discutida e bem desenhada, por meio de uma reflexão do que falta aprender. Como fazer para aprender? Busque consultorias que apliquem mentoria (empresas ou pessoas que possam dar dicas sobre quais os caminhos para construir sua startup). E não se iluda em ganhar muito dinheiro logo no começo. Muita gente que cria sua empresa fica sem receber durante os dois primeiros anos.

Recursos próprios e investidores

Começar uma Startup não é barato. Por isso apresentar seu projeto à investidores chamados de “anjo ” ou incubadoras. Ainda, vale ter algum capital próprio para começar seu negócio. No entanto, saiba que os gastos não são baixos.

Planejamento de recursos

Tenha todos os valores e despesas anotados gasto a gasto. Organize direitinho todos o dinheiro que vai precisar e faça um planejamento bem eficiente, com provisionamento de gastos e lucros, principalmente nos primeiros meses.
Não gaste tudo de uma vez, mesmo que isso seja necessário. Procure o investidor anjo ou alguma incubadora. Bata na porta, vá atrás e tenha uma apresentação consistente de sua startup.

Investidor Anjo

O investidor anjo é uma pessoa física que investe dinheiro do próprio bolso em Startups por enxergar potencial de crescimento nelas.

Incubadoras

A incubadora é um projeto ou empresa que visa auxiliar a criar ou desenvolver pequenas empresas, proporcionando apoio para toda a fase inicial.

Procure empresas de tecnologia

Faça um levantamento de seus contatos. Busque todos os que trabalham na área de tecnologia e, dentro destas opções, veja quem pode ajudá-lo a concretizar e melhorar suas ideias. A mentoria que você precisa para tirar sua Startup do papel pode estar entre esses exemplos.
Além disso, existe também a possibilidade de algum empreendedor tornar-se sócio de seu negócio. É muito difícil começar sozinho, não é mesmo? Ter alguém que tenha a mesma visão ou pense de um jeito muito parecido pode ser bem valioso para começar.

Procure algo que realmente goste

Discutir ideias sobre o que você pretende construir é fundamental. Por isso, buscar modelos de empresas que tenham mudado mercados com inovações fora do Brasil e retirar o melhor do que elas fizeram pode ser o primeiro passo para decidir sobre o que fazer. Empenhar-se em algo de seu interesse ou algo que goste e entenda muito é sempre bom.

Produto Mínimo Viável (MVP)

Construa o MVP (do inglês, Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) de sua Startup. Neste projeto deve conter, como o próprio nome diz, somente o que for necessário para que seu negócio seja inserido em um mercado de atuação. Nenhuma Startup começa sem ter seu MVP estruturado. É por meio dele que todas as hipóteses são testadas.

Tecnologia a seu favor

Aproveite todos os recursos tecnológicos que puder: Tecnologia em Cloud Computing (Computação em Nuvem), como o Cloud21, Softwares OpenSource (em código aberto), SaaS (Software as a Service) e planilhas para controlar desde fluxo de caixa, margens de lucro, despesas e investimentos.

Não tenha medo de errar e refazer tudo

Especialistas em mercados emergentes e Startups apontam que não ter medo de errar e começar de novo é o grande perfil do empreendedor de Startup. Afinal, uma das vantagens deste modelo é justamente fazer os ajustes necessários ao longo da jornada do empreendimento. Portanto, não desista e tente o quanto for preciso.

Como abrir sua startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *