Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 15 junho, 2016 às 12:23
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Uma boa comunicação entre o líder de primeira viagem e sua equipe é essencial

Ser chefe não é uma tarefa fácil. De acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review, 70% dos novos chefes correm o risco de acabar com a própria carreira como executivo logo nos primeiros meses. Para a coach executiva, Eva Hirsch Pontes, isso não é novidade. “O estudo só mostra algo que já tínhamos percebido há muito tempo”, afirma sobre a vulnerabilidade desses novos chefes.

Para a especialista, um aspecto a ser desenvolvido é a conversa. Uma boa comunicação entre o líder de primeira viagem e sua equipe é essencial. Eva, inclusive, cita um trecho de um livro de Judith Glaser que leu durante sua carreira e que fala mais sobre o assunto. No livro “Conversational Intelligence: How Great Leaders Build Trust and Get Extraordinary Results”, Judith Glaser afirma: “Alcançar o próximo patamar de excelência depende da qualidade de nossa cultura, que depende da qualidade de nossos relacionamentos, que depende da qualidade de nossas conversas. Tudo acontece através das conversas.”

Veja cinco pontos que merecem atenção se você virou chefe:

1. Colaboração

A partir do momento em que vira líder de uma equipe, o empreendedor terá novas obrigações e não conseguirá dar conta de todas as outras tarefas que fazia antes. A insegurança faz com que os jovens tentam fazer de tudo e abandonem sua principal tarefa, que é delegar. “Ele não toca mais na orquestra. Agora, ele é o regente que precisa garantir a harmonia de seu time para alcançar o sucesso”.

2. Perguntas

Como autoafirmação, esse tipo de profissional tenta mostrar para aqueles que estão ao seu redor que ele sabe tudo. “Muitas vezes, esse líder descarta outros métodos para realizar uma atividade. Existem outras maneiras para chegar a um mesmo resultado”, diz Eva. Em vez disso, ele pode fazer perguntas para seus funcionários e, mais do que isso, mostrar que está atento às respostas.

Segundo a coach, “mesmo um líder continua sendo sempre um aprendiz. Todos têm um grande aprendizado pela frente.” Além disso, o incentivo a esse tipo de comunicação aumenta o engajamento da equipe com a evolução da empresa.

3. Impacto

“Muitos desses jovens não entendem que, a partir do momento em que foram promovidos ou comandam suas empresas, suas palavras e ações têm impacto diferente para sua equipe”, diz Eva. Na hora de dar sua opinião, ela será absorvida de uma forma diferente. Portanto, é preciso tomar mais cuidado com a forma que os comentários são feitos para evitar insegurança.

Uma boa forma de fazer com que os funcionários tenham respeito, mas não temam esse líder, é ter uma postura de humildade e colaboração. Estar aberto a receber feedback também é essencial para ver o que a equipe está achando de seu trabalho e se ajustar para sempre melhorar.

4. Expectativas

Virar chefe de uma hora para a outra pode balançar as pessoas. Internamente, ele se sente a mesma pessoa e, muitas vezes, gostaria de manter suas relações inalteradas. O contrário também pode acontecer e essa pessoa se tornar rigorosa e temida pelos funcionários. “Ele pode ser muito mocinho ou muito duro. É preciso esclarecer para todos qual é o seu papel e o que espera de sua equipe. Dessa forma, ele não dá espaço para as pessoas adivinharem o que ele quer”, diz Eva.

5. Heroísmo

Tentar agir como super-herói sozinho é um grande peso nas costas de qualquer chefe e traz ansiedade e insegurança. Nessas horas, é bom buscar aconselhamentos do resto da equipe, que também está interessada na melhora do empreendimento. “Esse jovem líder vai errar com a equipe. É normal. Basta pedir desculpas e assumir o erro. Seja modelo e construa a sua credibilidade mostrando que você é humano”, afirma Eva.

Tentar esconder os erros pode ser uma péssima escolha, pois, uma hora, todos vão descobrir o que realmente aconteceu. Isso faz com que o chefe perca a credibilidade.

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