Via : Saia do Lugar

Publicado: quarta-feira, 29 março, 2017 às 14:21
Importância do fluxo de caixa
Organizar e entender melhor o fluxo de caixa garante segurança e condições estratégias

Executar uma boa gestão de fluxo de caixa é primordial

Manter uma empresa funcionando adequadamente é um desafio que exige do empreendedor múltiplas habilidades. Dentre essas capacidades, executar uma boa gestão de fluxo de caixa é primordial para a rentabilidade e crescimento do negócio.

Você sabe o que é gestão de caixa, seus objetivos e como realizá-la? Por ser um conceito muito importante dentro do universo corporativo, muitos empresários podem sentir dificuldades ou possuírem dúvidas sobre o tema e isso pode gerar impactos diretos na administração do negócio.

Apesar de sua grande relevância, não estamos lidando com um conceito complexo. Trata-se de uma técnica simples e muito produtiva para qualquer empreendimento.

Aliás, organizar e entender melhor o fluxo de caixa é o que garante segurança e condições para planejar melhor as estratégias da empresa.

Ficou curioso e quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post e aprenda dicas valiosas para te ajudar com a organização do seu negócio!

Afinal, o que é gestão de fluxo de caixa?

Para compreender melhor tudo o que abordaremos no decorrer do texto de hoje, é muito importante conhecer o conceito de gestão de caixa. Afinal, como já dissemos, manter um fluxo organizado assegura liquidez e segurança ao negócio.

Em resumo, o fluxo de caixa é aquela movimentação de entrada e saída de dinheiro dos cofres da empresa em determinado período. Desse modo, quando falamos em gestão de fluxo de caixa estamos nos referindo a estratégias e técnicas para controlar gastos e otimizar as receitas do negócio.

Todas as movimentações financeiras devem estar devidamente registradas, como receitas, despesas, contas a pagar e a receber, empréstimos e financiamentos, rendimentos ou desvalorização de investimentos, etc.

Ou seja, sempre que um empreendedor necessita aprimorar seu fluxo de caixa, ele precisa encontrar meios de gerir e organizar melhor o dinheiro que ele recebe e aquilo que gasta em sua empresa.

Quais os objetivos de realizar a gestão de caixa?

Após conhecer o conceito, não fica difícil entender que o maior objetivo de uma gestão de caixa é tornar as contas da empresa mais organizadas e, a partir disso, tornar mais segura e estável em momentos de crise, planejar investimentos e evitar problemas futuros.

Desse modo, confira algumas das funções desse gerenciamento e entenda por que ele é tão importante para o correto funcionamento de um negócio:

Compreender o impacto de gastos futuros no caixa da empresa

Um dos objetivos da gestão do fluxo de caixa é compreender e identificar como algumas despesas irão impactar no caixa da empresa. Portanto, está diretamente ligada à gestão do capital de giro em si.

Quando você conhece bem as entradas e saídas do caixa, consegue se planejar melhor para investimentos e despesas, como atualização do estoque e aquisição de maquinário. Com a projeção do saldo das contas, fica mais fácil realizar compras e evitar as armadilhas que poderão levá-lo a ficar sem capital de giro.

Evitar saldos negativos

Quando você realiza uma gestão eficiente do fluxo de caixa, fica mais fácil evitar que sua empresa feche o mês com saldo negativo.

Ao conhecer os dias em que receberá pagamentos, bem como os que você terá algumas despesas, você pode garantir que sempre tenha saldo para quitá-las. Isso é importante para garantir a credibilidade do negócio e manter as contas em dia.

No entanto, existem premissas que são imprevisíveis e fazem parte de atividade empresarial, como a quantidade de vendas diárias e mensais. Por isso, mesmo que as vendas não cheguem ao esperado, a gestão do caixa pode ajudá-lo a se manter em funcionamento.

Compreender melhor a origem e o destino do dinheiro em caixa

Você sabe de onde vem e para onde vai o dinheiro de seu negócio? Uma gestão de fluxo de caixa eficiente é capaz de lhe informar isso de maneira clara e sem grandes esforços. E, você sabe como isso pode ajudá-lo?

Essa estratégia pode lhe mostrar que você tem gasto mais do que deve ou até realizado investimentos pouco rentáveis. Assim, você pode reprogramar seus custos e planejar novos investimentos.

Dicas para organização e boa gestão de fluxo de caixa

Agora que você aprendeu tudo isso, vamos ensiná-lo a tirar melhor proveito do seu caixa. Afinal, como em toda empresa, o dinheiro entra e sai em dias diferentes e organizar melhor essa movimentação é a maneira mais eficiente de conquistar um negócio seguro e rentável.

Portanto, fique atento às dicas que separamos para você!

1. Estabeleça um período para realizar a gestão do caixa

A primeira providência que você deve tomar é determinar um período no qual você irá pautar a sua gestão do fluxo de caixa.

Como cada empresa tem um modo de funcionamento específico, esse período pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal — é importante não ultrapassar um mês, pois isso pode acarretar o descontrole nas finanças.

Assim, ao determinar esse intervalo, você deverá se organizar e manter um registro completo das transações durante esse período. Fazendo isso, no dia escolhido para analisar o fluxo de caixa, você terá todas as informações em mãos de maneira rápida e minuciosa.

2. Registre todas as movimentações e separe-as por categoria

Alguns empreendedores cometem o erro de não registrar pequenos gastos ou receitas e isso pode prejudicar bastante o gerenciamento do caixa, pois, quando somadas, esses pequenos gastos podem representar uma alta quantia, da qual você não terá qualquer registro.

Portanto, registre todas as movimentações em seu caixa (entradas e saídas), independentemente do valor, lembrando-se que isso o ajudará a mapear e evitar desperdícios de dinheiro.

Além disso, procure organizar essas informações em categorias. Essa estratégia permite que você monitore melhor o tipo de gasto que representa as maiores saídas de seu caixa, bem como de onde provém a maior parte de suas receitas.

Procure separar, também, aquelas despesas e receitas periódicas, ou seja, aquelas que se repetem constantemente. Isso fará com que você tenha mais controle de suas finanças e programe melhor seus pagamentos e recebimentos.

3. Adote um método para identificar receitas e despesas nos registros de caixa

Essa dica irá ajudá-lo a visualizar melhor e mais rapidamente aquilo que é despesa e receita em seus registros de fluxo de caixa. De maneira bem simples, estamos falando de criar um método para diferenciar visualmente esses dados.

Assim, por exemplo, você pode adotar a cor vermelha para despesas e a verde para receitas ou até incluir o sinal positivo na frente das entradas e o sinal negativo diante dos valores que saem do caixa.

4. Gerencie melhor o estoque de sua empresa

É importante entender que o estoque de uma empresa é um capital imobilizado, pois não gera qualquer rendimento ou juros. Desse modo, controlar e gerenciar o estoque é essencial para assegurar a existência do capital de giro e de um bom fluxo de caixa.

Afinal, com um estoque bem organizado você saberá exatamente o quanto ainda precisa comprar de cada item e quando realizar promoções para estimular a venda de determinado produto.

5. Faça um planejamento a longo e curto prazo

Talvez você ainda não tenha percebido, mas a gestão do fluxo de caixa ajuda seu negócio a realizar um planejamento a longo prazo, pois você é capaz de visualizar uma projeção média para os próximos meses e, assim, programar investimentos no futuro.

Assim, avalie o seu fluxo de caixa e estabeleça um valor médio de saldo, com base nos meses anteriores. Logo em seguida, faça um planejamento a curto prazo e a longo prazo, contemplando investimentos e estratégias para fomentar o crescimento do negócio.

6. Adote um software para gestão do fluxo de caixa

Você, certamente, sabe o quanto a tecnologia se tornou uma grande aliada do empreendedor contemporâneo. Assim, atividades burocráticas e complexas se tornaram muito mais simples e seguras com o uso de ferramentas tecnológicas.

Os softwares de gestão são excelentes exemplos de como os avanços tecnológicos auxiliam o empresário a gerir melhor seu negócio. Portanto, estude a possibilidade de adotar esses programas em sua empresa e automatizar processos, minimizando as chances de erro e otimizando tempo e dinheiro.

7. Conheça os saldos de todas as contas bancárias de sua empresa

Para assegurar uma gestão de fluxo de caixa eficiente é importante saber exatamente o seu saldo bancário. Para isso, monitore todas as contas correntes, poupanças, cofre, caixinha administrativa e demais locais onde você possui dinheiro guardado.

Tenha o hábito de anotar esse valor e registrar aumentos e quedas nesses valores, pois ele é a base para o seu fluxo de caixa. Muitos empreendedores ignoram essas quantias e fazem a gestão com base apenas em pagamentos e receitas, o que é um erro grave, já que não reflete a real situação do negócio.

Chegamos ao fim desse post que tinha como objetivo levar até você o máximo de informações e dicas relevantes para assegurar uma gestão de fluxo de caixa correta e eficiente e, assim, tomar decisões mais assertivas.

Como você percebeu, essa é uma estratégia que precisa receber uma atenção especial do empresário, pois está diretamente ligada ao funcionamento do negócio.

Um fluxo de caixa mal gerenciado e desorganizado pode gerar sérios danos à empresa, por isso não deixe de aplicar os conhecimentos adquiridos hoje!

 

Gestão de fluxo de caixa: 7 dicas para ajudar na organização
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *