Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 29 março, 2017 às 14:32
Cultura organizacional
O modo de ser da organização é um dos principais legados deixados pelos empreendedores

Cultura organizacional da empresa: tudo começa na contratação

Duda Falcão, co-CEO do Grupo Eleva Educação, é responsável pela gestão e estratégias de crescimento de 60 unidades de ensino em todo o país, onde estudam mais de 30 mil alunos. Ainda assim, ela faz questão de entrevistar cada novo funcionário na companhia — dos estagiários aos ocupantes de cargos mais elevados.

“Vejo se a pessoa tem brilho nos olhos, se tem vontade, se é uma ‘yes person’. Ela tem de ser positiva”, contou ela no dia 26/9 durante painel do CEO Summit Rio, evento que reuniu a comunidade empreendedora no Museu do Amanhã. O motivo para querer conhecer cada potencial contratado é claro: esse processo é vital para manter a cultura organizacional da empresa.

O tema da cultura foi muito debatido durante o evento. Não poderia ser diferente: o modo de ser da organização, sua essência, como os funcionários perseguem sua visão e missão, são alguns dos principais legados deixados pelos empreendedores (em geral, podem ser mantidos por muito tempo depois que eles deixam o negócio).

Confira as principais lições dos participantes sobre como criar e manter uma cultura na sua empresa

Tudo começa na contratação
“Cultura começa no momento que você está selecionando. Eu costumo perguntar para todo mundo: por que aqui? Por que você quer trabalhar aqui? Depois, cultura é o que você faz no dia a dia, uma constante exemplificação de tudo o que você espera.” Duda Falcão, co-CEO do Grupo Eleva Educação.

Qual é o seu propósito? Seus funcionários sabem disso?

“A nossa cultura partiu do nosso propósito. A gente nunca teve um método, nunca contratamos headhunters: contratávamos as pessoas por meio das redes sociais: gente que conhecia e curtia a do bem™. Quando a gente comunicou a venda para a Ambev, neste ano, estava um pouco tenso. Mas no dia seguinte as pessoas estavam normais, super empenhadas, porque tínhamos um propósito, uma causa, bem definidos.” Marcos Leta, fundador da do bem™.

A cultura também pode ser mudada pelas situações

“A cultura é transformada pela crise, não tem escolha. Quando a empresa passa por um momento de crise, isso vira dominante na cultura. A gestão de crise é algo muito particular, duro, objetivo — depois, a cultura estará transformada, com novas lideranças, austeridade nos custos e gestão mais eficiente.” Fabio Carvalho, presidente do conselho de administração da Casa & Vídeo e especialista em recuperação de empresas.

Cultura também deve ser levada em conta na hora de uma aquisição

“Quando a gente compra uma escola, ela vem com uma cultura. É algo que a gente analisa: se ela bate com a nossa. Depois, a gente passa por um período de seis meses a um ano em que implantamos um “toolkit” com as nossas ferramentas, com nossos sistemas de metas de de avaliação, ações de reconhecimento.” Duda Falcão, co-CEO do Grupo Eleva Educação.

4 passos para criar uma cultura perfeita na sua empresa

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