Via : Administradores.com
Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados “oceanos azuis” – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta no mercado são ações fundamentais que não podem deixar de estar presentes na mente dos empresários em todas as decisões que vai tomar.
Muitas vezes vemos algumas empresas tão apegadas aos seus produtos, à sua forma de atendimento “que sempre deu certo” ou que “sempre foi assim” que elas simplesmente não percebem que estão perdendo mercado e competitividade.
O que deu certo no passado não é garantia de sucesso no futuro. Então rever a forma de agir e de se apresentar para os clientes tem que ser sim repensada.
Somente a partir do reconhecimento do problema é que se pode pensar em uma solução. E para isso, fazer um diagnóstico empresarial pode ser o caminho. Ou seja, mapear todos os pontos nevrálgicos do negócio e pensar em como melhorá-lo e aplicar as melhores práticas em cada um dos pontos. O diagnóstico permite definir quais são as áreas prioritárias para ação imediata e quais podem ser planejadas para um segundo momento. Processo extremamente importante para a empresa não se perder em muitas revisões e reestruturações e acabar não concluindo nenhuma.
Vamos trabalhar juntos? Comece 2018 saindo de uma fase estacionária e caminhe rumo ao desenvolvimento e expansão do seu negócio.
Nosso propósito é desenvolver empresas, multiplicar sucesso e realizar sonhos.
Lyana Bittencourt é diretora executiva Grupo Bittencourt