Via : Boa Vista

Publicado: sexta-feira, 5 fevereiro, 2016 às 12:51
cadastro positivo
Com o cadastro, regulamentado pela Lei Federal 12.414/2011, todo o empenho do cliente com a pontualidade no pagamento de suas dívidas e compromissos financeiros poderá ser reconhecido

Por meio da Boa Vista SCPC, a adesão pode ser feita via Correios, pessoalmente ou pela internet, com uso de certificado digital

Os empreendedores lidam com vários desafios ao iniciar seus negócios. Comprovar sua capacidade de pagamento é um deles. Pensando, justamente, em reconhecer e favorecer os bons pagadores, o Cadastro Positivo foi criado. Conhecido como o “Banco de Dados dos Bons Pagadores”, este sistema busca trazer benefícios para empresas e consumidores, facilitando o crédito, seja com taxas menores no momento de um empréstimo, descontos e até um maior parcelamento de compras.

Andréia Felipe, coordenadora estratégica da Boa Vista SCPC, comenta que, antigamente, no momento de avaliar a capacidade de crédito de um cliente, somente o histórico de negativação era analisado. “Com o Cadastro Positivo, regulamentado pela Lei Federal 12.414/2011, todo o empenho do cliente com a pontualidade no pagamento de suas dívidas e compromissos financeiros poderá ser reconhecido. Os credores poderão oferecer condições diferenciadas a pessoas e empresas que tenham um bom histórico de pagamento no mercado”, explica.

A executiva complementa que, nesta época de crise econômica, o serviço pode também ajudar as empresas que precisam se recuperar ou investir em inovação para enfrentar esse momento, por exemplo. Andréia esclarece, no entanto, que tudo dependerá da adesão dos consumidores. “O uso desse recurso já está bastante disseminado em outros países, mas no Brasil, a adesão ainda é tímida. Somente com um número maior de consumidores e empresas participantes que mais vantagens serão criadas”, comenta a coordenadora.

Os birôs de crédito no Brasil já trabalham com o compartilhamento de hábitos de pagamento dos clientes há mais de 20 anos. Desse modo, os credores tinham uma visão do comportamento do consumidor pelo sistema e no mercado em geral, mas com a nova lei que regulamenta esse serviço, caso as empresas ou consumidores não autorizem a entrada no Cadastro Positivo, os credores não terão acesso ao histórico de bom pagador.

Após a adesão, os consumidores terão direito a auto consulta e conseguirão ver suas informações “positivas” que o mercado avalia.  Também podem contestar qualquer erro em seu perfil, cancelar, bloquear e desbloquear o acesso dos credores a seus dados.

Os consumidores que tiveram algum problema pontual de negativação também são beneficiados com o Cadastro Positivo, pois seu histórico positivo se sobrepõe a qualquer eventualidade. “Por meio da Boa Vista SCPC, a adesão pode ser feita via Correios, pessoalmente ou pela internet, com uso de certificado digital. As empresas que aderirem ao Cadastro Positivo nos próximos meses obterão acesso gratuito ao Radar Empresarial da Boa Vista SCPC, durante um ano”, informa Andréia.

O Radar Empresarial é um serviço que permite o monitoramento de informações cadastrais e restritivas do CNPJ da empresa e seus sócios. Sempre que ocorrer alguma alteração, a empresa será avisada por SMS e e-mail e poderá acessar o Radar Empresarial para visualizar os detalhes da informação, por meio de um relatório com toda a comparação da situação atual e anterior.

Com o Radar Empresarial, as empresas podem monitorar até quatro sócios e com a possibilidade de alteração a qualquer momento. As informações desse serviço permitem a prevenção de ações indevidas de consultas, fraudes, registros ou exclusões de débitos, protegendo as empresas de atuações de golpistas.

“O cadastro positivo incentiva o cumprimento das empresas e dos consumidores com seus pagamentos, criando um ambiente mais seguro e competitivo para o país”, diz Andréia. Cenário importante para o empreendedor que precisa manter seu investimento e ter um horizonte confiável de crédito. Mais informações sobre a adesão ao Cadastro Positivo e o serviço Radar Empresarial podem ser acessadas no site da Boa Vista SCP.  Acesse: www.boavistaservicos.com.br/empresa-com-credito/

Cadastro Positivo traz oportunidades de bons negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *