Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 6 abril, 2016 às 12:52
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Um empreendimento pode melhorar a vida das pessoas, arrumar algo que está errado ou prevenir que algo bom desapareça

Com o rápido fluxo de informação aos quais as pessoas estão cada vez mais expostas, é muito fácil que uma ideia deixe de ser inovadora. Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, sentiu isso na pele durante a sua trajetória profissional. Hoje, sua startup é reconhecida mundialmente e ele afirma que isso se deve ao fato de estar sempre procurando se reinventar.

Durante a Feira do Empreendedor SP, ele contou um pouco sobre suas experiências no empreendedorismo e deu dicas para que sua startup conquiste o mercado. Confira:

1. Nichos

“O grande diferencial de uma empresa pequena é o foco”, afirma Caetano. Para buscar inovação, é preciso focar em um problema do cliente e buscar resolvê-lo. No entanto, é bom se dedicar a um problema de cada vez e com eficiência. Segundo o fundador da Samba Tech, uma vez resolvido, novas necessidades surgirão para que o empreendimento continue evoluindo.

2. Propósito

“Toda vez que você cria um negócio, alguém vai falar que isso já existe e que não é inovador. Nem tudo que existe funciona da melhor maneira. O empreendedor deve oferecer um produto ou serviço que não apresente os mesmos problemas. Isso já é inovação”, diz Caetano. Um empreendimento pode melhorar a vida das pessoas, arrumar algo que está errado ou prevenir que algo bom desapareça.

3. Resolução

A inovação tem como base a incerteza. Segundo Caetano, muitas pessoas acham que o futuro é uma continuidade do passado, mas estão erradas. “Não dá para ficar pensando muito na frente. As startups dão certo porque planejam menos e fazem mais. Elas pensam no presente”, aconselha.

Ele ainda acrescenta que um dos grandes erros do empreendedor é ficar muito preso ao que está no papel. “Se algo não está dando certo com o seu negócio, não fique tentando achar o problema dentro daquele planejamento. Explore o terreno e fale com seus clientes”, finaliza.

4. Erro

Para Caetano, os acertos só são conquistados a partir de falhas. Uma empresa não deve ter medo de errar. O que o empreendedor deve fazer é desenvolver o produto dele o mais rápido possível para que seja testado e corrigido quantas vezes forem necessárias sem que muito tempo seja gasto.

Além disso, ele recomenda: “Sempre teste o próprio produto. Não adianta você ficar reclamando que o aplicativo que você desenvolveu não está fazendo sucesso se você não o utiliza.”

5. Humildade

Um pequeno empreendedor não pode agir da mesma forma que um presidente de uma grande companhia. Em uma situação em que o dono do negócio se acha superior aos seus companheiros de trabalho, a barreira criada é tão grande que o próprio criador não sabe o que está acontecendo ao seu redor. “Um monte de empresa tem a síndrome do pequeno poder”, diz Caetano.

6. Motivação

Os grupos de operação de uma startup devem ser pequenos para que os processos sejam realizados mais rapidamente. No entanto, Caetano diz que os profissionais escolhidos devem ser experientes e acreditar no seu negócio. “Eu nunca contratei alguém por um salário maior do que ele recebia anteriormente. É preciso vender o sonho da empresa e contratar pessoas realmente apaixonadas. O cara não pode achar que a motivação dele é o dinheiro, porque isso pode se tornar o motivo dele se demitir.”

7. Clientes

Os clientes devem fazer parte do desenvolvimento de uma startup. Como é ele que experimenta o produto, nada melhor do usá-lo como fonte de inspiração e inovação. Muitas vezes, é daí que surgem ideias que o empreendedor, por si só, nunca teria.

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