Via : Notícias ao Minuto

Publicado: quarta-feira, 2 março, 2016 às 14:07
incentivo_Startups
Inscrições começaram em 17/02, com a missão de promover a aceleração de startups – empresas empreendedoras em tecnologia

As inscrições do Programa Inovativa Brasil começaram em 17/02,  com a missão de promover a aceleração de startups – empresas empreendedoras em tecnologia. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), criada em 2013, dobrou de tamanho neste ano. Serão 300 vagas em disputa pelos empreendedores na primeira rodada de seleção, que termina em 14 de março. Outras 300 oportunidades serão abertas no segundo semestre.

O ministro Armando Monteiro disse que a conexão dessas empresas em gestação com grandes companhias do mercado é um dos focos do programa. “Eu considero que o grande desafio hoje é tornar as startups empresas bem sucedidas e para que isso aconteça é preciso conectá-las com o mercado. O Inovativa nada mais é do que uma plataforma que está sendo oferecida a esses empreendedores para que eles se conectem e acelerem seu processo de desenvolvimento e de consolidação das iniciativas”, disse.

O programa auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas com pouco conhecimento de negócio. Para isso, oferece capacitação em estratégia de negócios, mentoria de executivos de alto escalão e faz a conexão entre os empreendedores e investidores. O Inovativa conta atualmente com mais de 11.000 empreendedores em sua plataforma na internet (www.inovativabrasil.com.br) e 400 mentores voluntários no Brasil e no exterior.

Segundo o Portal Brasil, a estrutura do programa foi montada com auxílio de especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), um dos maiores centro globais de referência em inovação. “Esse programa vem fortalecendo uma base de empresas que podem crescer”, afirma o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza.

O suporte do MIT foi o que ajudou o MDIC a dobrar o número de vagas do programa. Dos 300 selecionados, após uma bateria de treinamento e preparação, 125 continuaram no Inovativa até a fase de financiamento colocado por órgãos de fomento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Outra inovação do programa neste ano foi uma parceria do MDIC com a Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) para acelerar a análise de patentes. O órgão vai disponibilizar 300 patentes no âmbito do programa Patente MPE para projetos pilotos.

Esses projetos serão analisados em até 12 meses, o que foi apresentado pelo presidente da Anpei, Luiz Otávio Pimentel, como um prazo rápido ande o estoque de 210 pedidos de registro aguardando avaliação, que costuma ser de “alguns anos”. “Temos um estímulo à inspeção de patentes para empresas inovadoras”, afirmou.

Sebrae

O Inovativa também firmou um termo de cooperação com o Sebrae. A ideia é de que a parceria ajude a ampliar e integrar as bases de mentores e avaliadores da instituição dentro do programa do MDIC.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, avaliou a parceria como importante para estimular a inovação do pequeno empreendedor. “Hoje, a criatividade está no pequeno. O grande (empresário) não cria, ele compra pronto”, considerou.

Afif afirmou que o estímulo às startups é ainda mais relevante em meio ao momento de crise econômica pela qual o País passa. “A inovação, principalmente por meio desse campo tecnológico, significa renda e emprego, que é o fim maior de qualquer política pública”, disse.

 

Programa de incentivo a startups dobra número de vagas em 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *