Via : A Magia do Mundo dos Negócios

Publicado: quarta-feira, 3 janeiro, 2018 às 10:00
Como melhorar seu networking
Diga “olá” e você não tem certeza do que dizer em seguida, considere simplesmente dizer a outra pessoa por que você queria conversar

Você está em uma conferência, coquetel ou até mesmo em uma área de embarque do aeroporto. Você vê alguém do outro lado da sala, que poderia ser um potencial empregador, cliente, mentor, conexão com outras oportunidades ou fonte de informação valiosa. O que você faz?

Iniciar uma conversa a partir do zero nunca é fácil, mas isso pode ser feito, de acordo com Morag Barrett, consultora de RH, treinadora de liderança e autora de um livro na área.

“Os relacionamentos são construídos uma conversa de cada vez”, diz ela. “Você não pode se dar ao luxo de ser um enfeite de sala. Respire fundo, seu sucesso depende de sua habilidade para iniciar a conversa”. A consultora elaborou cinco dicas infalíveis para fazer networking, publicados no site INC. , confira

  1. Diga olá

“Eu sei que parece óbvio, mas nós gastamos tanto tempo nos preocupando com o que vem depois do “Olá” que nos esquecemos de dizê-lo”, observa Barrett.

Então, ela sugere que apenas tente dizer “Olá, meu nome é …”, deixando o resto da conversa proceder a partir daí.

Se você não tem certeza do que dizer em seguida, considere simplesmente dizer a outra pessoa por que você queria conversar. Por exemplo: “Eu ouvi dizer que sua empresa procura alguém para preencher uma posição, e eu acho que pode ser uma boa opção para mim”.

  1. Pergunte por que a outra pessoa está lá

Se você está em um evento, pode não ser a melhor linha de abertura, mas em uma entrevista pode ser uma ótima maneira de descobrir por que alguém a escolheu para vir e o que ele ou ela está esperando para aprender. Pode ser especialmente útil se você vê alguém que está familiarizado em um lugar inesperado, como um aeroporto. “Não imaginava te encontrar aqui, para onde vai?”, é uma conversa inicial confiável.

  1. Compartilhe seus sentimentos

Não, eu não quero dizer que você deva informar a seu novo conhecido que você está com raiva de seu namorado ou namorada. Mas compartilhar um sentimento genuíno sobre o evento ou lugar onde você está é uma ótima maneira de criar um vínculo. “Seja o quanto você gostou da palestra de abertura ou o quanto você está ansioso para a sessão da tarde, compartilhe sua experiência com o evento,” aconselha Barrett. Se for positivo, melhor ainda, evite falar mal.

  1. Peça conselhos

As pessoas gostam de ser solicitadas para conselhos, então use isso a seu favor. “Peça sugestões sobre o que ler, qual restaurante comer, peça informações sobre o tempo de uma viagem ou algo do tipo”, orienta. “Seja curioso e educado, agradecendo a pessoa pelas informações e quando ver, a conversa estará fluindo”, diz Barret.

  1. Pergunte se a outra pessoa conhece alguém no evento

“Há muitas variantes desta pergunta que são úteis”, diz Barrett. Se a outra pessoa responde “não”, você tem uma oportunidade de convidá-la para um café ou almoço, ou para acompanhá-lo no evento social.

E se eles responder “sim”? Siga, pedindo que lhe recomende alguém para você conhecer e, em seguida, peça que apresente. Então, facilmente você terá uma conversa com dois novos contatos interessantes em vez de apenas um.

5 maneiras infalíveis de se fazer networking

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *