Via : A Magia do Mundo dos Negócios

Publicado: quarta-feira, 18 abril, 2018 às 14:22
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Em nosso país, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI)

Antes de participar de algo, é importante conhecer o universo do qual fará parte! Desta forma,
para você que pensa em ter seu próprio negócio, é importante conhecer alguns números
sobre as pequenas empresas no Brasil.

Em nosso país, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas
empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI). No Brasil, existem 6,4
milhões de estabelecimentos, desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), sendo
que as MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1
milhões).

Agora que você já conhece a importância dos pequenos negócios para a economia no Brasil,
talvez fique a dúvida:
• Como entrar nesse universo, ser diferenciado e não apenas mais um no mercado?
• Qual o passo a passo necessário para abrir meu próprio negócio com segurança?
• Quais os principais motivos que levam um negócio a ter sucesso ou não dar certo?

Para responder os questionamentos acima e lhe ajudar a abrir seu próprio negócio de forma
mais segura, confira abaixo 10 Super Dicas para Abrir seu Próprio Negócio.

1. Seja de fato um Empreendedor

Existem diversas definições sobre o que é um Empreendedor e vou arriscar a dar a minha
própria definição: é aquele que identifica uma oportunidade de negócio, desenvolve e modela
formas para aproveitar esta oportunidade e utiliza-se de seus comportamentos, ferramentas
e atitudes para concretizar aquilo que planejou e ter resultados. Enquanto muitas pessoas
identificam uma oportunidade e ficam apenas pensando em ideias, o empreendedor
identifica oportunidades, vai lá e faz acontecer.

2. Tenha atitudes de um Empreendedor de Sucesso

Existem diversas características que permitem ao empreendedor alcançar o sucesso no
mundo dos negócios, sendo que estas características podem variar de acordo com o segmento
de atuação, mas, destaco a seguir algumas características que são importantes para você
utilizar e desenvolver:

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Desta forma, empreendedores
de sucesso sempre sonham grande e transformam estes sonhos em objetivos e metas
a serem atingidos, sempre buscam oportunidades e possuem pró-atividade para
utilizar recursos necessários para concretizar aquilo que inicialmente era apenas um
sonho, agindo sempre de forma planejada, monitorada e sistemática.

Ter brilho nos olhos e ter paixão pelo que faz e sempre enxergar o lado positivo de
cada situação. Duvido que você já tenha encontrado um empreendedor de sucesso
pessimista, afinal, enquanto alguns choram outros vendem lenço.

Inovar, os empreendedores de sucesso são inquietos por natureza e sabem que devem
diferenciar o seu negócio da concorrência para se manterem competitivos e atrativos
para os clientes, principalmente porque é muito difícil conseguir abrir algum tipo de
negócio que já não exista concorrência no mercado.

Independência e autoconfiança para tornar realidade aquilo que desejam, ou seja,
empreendedores de sucesso possuem auto responsabilidade e plena ciência que são
100% responsáveis por suas atitudes e resultados, não culpando ninguém pelos
resultados negativos quando acontecem.

Apesar de sua independência, o empreendedor de sucesso sabe que precisa também
desenvolver arte de persuadir e desenvolver sua rede de contatos. Ele sabe que é
impossível fazer tudo sozinho e que deve possuir próximo dele uma rede de contatos
que o ajude na conquista de seus objetivos e metas, seja por meio de troca de
informações, experiências, conhecimento ou intermediações para conhecer pessoas
chave para a realização de negócios.

Ser resiliente é uma das características mais exigidas na atualidade, principalmente
em momentos de crise econômica e na fase inicial do negócio, em que tudo faz parte
do processo de desenvolvimento e o mercado apresenta muita volatilidade. Outro
dado de extrema importância é que diversos empreendedores quebram, no mínimo,
três vezes antes de alcançar o sucesso, ou seja, utilizam as pedras no caminho como
escada e não obstáculos rumo ao alcance do sucesso nos negócios.

Profissionalismo na gestão dos negócios, pois empreendedores de sucesso sabem que
é necessário treinamento e desenvolvimento contínuo de si próprio e da sua equipe
para, desta forma, ter uma equipe de alta performance para fazer tudo com excelência
e qualidade.

Coragem para correr riscos calculados é, talvez, uma das atitudes mais difíceis para
quem pensa em abrir um negócio. Afinal, por mais que você planeje tudo, ainda assim
não será possível reduzir as incertezas e chances de insucesso a zero, ou seja, você
precisará de uma dose extra de ousadia para empreender porque você encontrará
muitas adversidades.

Comprometimento com resultados, afinal o negócio é seu, mesmo que você seja um
franquiado de uma marca, precisa ter disposição para trabalhar duro e servir a sua
equipe. Você até pode ser dono do negócio, ter flexibilidade na jornada de trabalho,
autonomia, fazer o que quiser, mas você ainda terá dois patrões; o Cliente e a sua
Equipe, cuide bem deles para ter bons resultados e não ser demitido do mercado.

3. Descubra os fatores chave para o sucesso do seu negócio

De acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE, as 3 principais causas de fechamento de
empresas no Brasil são: ausência de planejamento prévio, gestão empresarial deficiente e
comportamento empreendedor não desenvolvido. Por meio da pesquisa de mercado,
descubra quais são os fatores chave para o sucesso do seu negócio (preço, qualidade, formas
e prazos de pagamento, atendimento, acessibilidade, etc), além de ficar atento naquilo que
expliquei no item anterior sobre as características dos empreendedores de sucesso.

4. Conheça o mercado em que irá atuar

Agora que você já sabe o que é empreender, como ter sucesso em seu futuro negócio e tem
certeza que deseja e pode ser um empreendedor, a escolha do segmento pode estar
relacionada ao que você gosta de fazer, às suas experiências, à sua formação acadêmica, etc.
Seja qual for o motivo de determinado segmento, é importante que você conheça o mercado
em que atuará por meio de uma pesquisa de mercado, na qual você deverá investigar sobre
as tendências do setor, perfil dos clientes, modelo de negócio da concorrência, potenciais
fornecedores, legislação, normas e padrões a serem seguidos.

5. Modele o seu negócio de forma inovadora e destaque-se no mercado

A melhor ferramenta para lhe ajudar nesta missão é a metodologia Canvas, que te auxiliará a
modelar o seu futuro negócio de forma inovadora e visual, de tal forma que você consiga
identificar, criar e oferecer a melhor proposta de valor ao seu cliente, além de ter uma visão
sistêmica em relação a: segmento de clientes, canais, relacionamento, fonte de receitas,
parcerias, recursos principais, atividades principais e estrutura de custos. É importante frisar
que a proposta de valor não é simplesmente o serviço/produto que você vai vender, mas sim
a solução que seu negócio oferecerá ao teu cliente de modo a resolver um problema,
necessidade ou desejo dele. Além disso, é importante destacar também a necessidade de você
validar o seu modelo de negócio e, se necessário, pivotá-lo (girar em outra direção e testar
hipóteses).

6. Faça seu Plano de Negócios e verifique a sua viabilidade financeira

Após finalizar seu modelo de negócio, é chegada a hora de detalhar todas as informações da
sua futura empresa e, principalmente, verificar se o modelo é viável financeiramente, ou seja,
se dará o retorno sobre o investimento no valor e prazo que você deseja. Para lhe ajudar nesta
verificação de viabilidade financeira minha sugestão é que você elabore um plano de negócios,
sendo que nele você deverá também definir: setor/segmento da empresa, forma jurídica
(Empresário Individual, MEI, Sociedade Empresarial, EIRELI, etc), porte da empresa (MEI, ME,
EPP ou outras), enquadramento tributário (SIMPLES, Lucro Real ou Lucro Presumido), capital
social, fonte de recursos (próprio e/ou de terceiros), plano de marketing, plano operacional,
plano financeiro e construir cenários (pessimista, realista e otimista), por fim, lembre-se o
plano de negócios é uma trilha e não um trilho, ou seja, ajuste-o sempre que necessário.

7. Saiba onde pode obter crédito

Caso você tenha verificado que precisará de crédito de terceiros para investir em seu futuro
negócio (capital de giro, investimento fixo ou misto), é importante que tenha definido de
forma clara e consistente em seu plano de negócio qual o valor total necessário para
empréstimo, valor da parcela mensal que sua empresa tem capacidade para pagar que não
prejudique seu capital de giro, além de qual o prazo necessário para liquidar a dívida e qual
será o valor de retorno sobre o investimento. Assim como a contratação de qualquer outro
serviço e/ou produto, é importante pesquisar as ofertas disponíveis no mercado e contratar
aquela que melhor atenda às suas necessidades, como por exemplo, no estado de São Paulo,
atualmente existe o Banco do Povo Paulista que tem ofertado taxa de juros de 0,35% ao mês
e limites de até R$20.000,00 de empréstimo e até 36 meses de prazo para pagamento da
dívida.

8. Saiba como escolher um sócio

Caso você tenha optado por ter um sócio em seu negócio, seja por necessidade de
investimento ou para complementar com experiência, conhecimento no segmento de
atuação, habilidades, etc, seja qual for o motivo, é importante escolher alguém que tenha
visão de negócios, valores e objetivos similares aos seus. Além disso, é importante que seja
uma pessoa que saiba dialogar e que seja flexível pois, desta forma, será possível alinhar as
expectativas de vocês para tocar o negócio de forma que o relacionamento seja saudável e
sustentável a longo prazo.

9. Saiba o que é melhor para você: abrir uma franquia ou criar seu próprio negócio

Não existe decisão melhor ou pior entre ser um franqueado de uma marca ou criar seu próprio
negócio do zero. A melhor decisão é escolher fazer aquilo que você goste e te faça feliz, que
esteja alinhado com seus conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e expectativas,
porém, se você tiver um perfil empreendedor muito arrojado pode sentir-se preso às
limitações contratuais da franquia.
Agora, se escolheu adquirir uma franquia, dentre as vantagens que pode encontrar estão: a
possibilidade de iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já
conhecida no mercado, contar com o apoio, experiência e conhecimento do franqueador
sobre o segmento de clientes, suas necessidades e o modo de operacionalizar a empresa,
existência de um modelo/plano de negócios pronto e validado, economia de escala como, por
exemplo, os custos de propaganda que são rateados entre os franqueados da rede. Mesmo
com as vantagens apresentadas anteriormente, aqueles que desejam adquirir uma franquia
devem ficar atentos a alguns pontos essenciais, tais como: escolher uma franquia que se
adeque ao seu perfil, planejar todo investimento necessário para abrir o novo negócio,
analisar seus custos e despesas, entender como funciona o sistema de franquia (royalty, COF,
contrato, taxas, fundo de propaganda, etc), analisar e mapear o mercado onde quer investir e
consultar os atuais franqueados para saber o que estão achando da franquia.

10. Saiba quem pode te ajudar e onde buscar orientação para abrir seu futuro negócio

Antes de abrir um negócio você pode e deve buscar apoio e orientação como, por exemplo, o
SEBRAE, uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como um de seus objetivos o
apoio e a orientação aos pequenos negócios no Brasil. Além disso, você pode conversar com
outros empreendedores experientes e de sucesso para darem dicas e sugestões que possam
lhe ajudar. É importante também que você sempre busque informações em órgãos públicos,
principalmente prefeitura local onde será instalado seu futuro negócio, no intuito de verificar
a legislação vigente para o segmento que você atuará, lei de zoneamento e licenças
necessárias (Bombeiros, Vigilância Sanitária, CETESB, etc).

Siga essas 10 dicas que foram apresentadas, abra seu negócio com segurança, garanta o
sucesso da sua futura empresa e lembre-se: mesmo que você tenha boas ideias, muito
dinheiro e/ou pós-graduação em gestão de negócios, o sucesso da sua empresa não estará
garantido. Tenha autoconhecimento sobre suas habilidades, atitudes e o que te faz feliz para
utilizar a seu favor, além de ter fome insaciável de aprender e se desenvolver continuamente,
seja para empreender ou para seguir uma carreira profissional em uma empresa.

Por Rafael de Souza

Analista de Negócios e Especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios

10 dicas para ter seu próprio negócio!

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