Via :

Publicado: segunda-feira, 13 julho, 2015 às 19:49

À primeira vista, pode parecer um bom negócio escolher opções mais baratas de software

shutterstock_145152556

Porém acaba se tornando desvantajoso. Veja abaixo os principais motivos para não usar software pirata em seu negócio. 

Cópias ilegais de software podem parecer uma opção atrativa a quem está começando o seu negócio. Os preços muito abaixo do praticado no comércio faz parecer um bom investimento. Porém, essa escolha acaba se tornando muito desvantajosa ao empreendedor, muitas vezes acarretando em prejuízos e danos irreparáveis. Veja abaixo a série de problemas que esses softwares podem causar:

“Ao instalar um software falsificado em sua máquina, o empresário está deixando o seu sistema vulnerável ao roubo de informações. Isso porque o produto tem grandes chances de estar infectado com algum vírus ou malware, que podem contaminar o hardware. A suposta economia feita ao comprar acaba se tornando ilusória e a perda dos dados de seu negócio pode ser inestimável”

Outro ponto é a questão da concorrência desleal, ao optar por produtos mais baratos não legalizados, a empresa está sendo injusta com as que investem em sistemas que estão em conformidade com a lei. Essa atitude pode causar quebras de contrato e impedir a expansão dos negócios. A utilização de softwares piratas pode, inclusive, impedir o fechamento de parcerias internacionais.

Segundo Jorge Sukarie, presidente da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o Brasil precisa proteger as empresas que atuam sob-regras de competição leal e desencorajar o acesso ao mercado de empresas que não respeitam a legislação vigente no país. Ao fortalecer a concorrência leal no país, as empresas que fazem uso legalizado da TI ajudam o país a acelerar seu crescimento e se estabelecer como importante concorrente mundial.

O uso de produtos falsificados pode acarretar também em ações indenizatórias, pois se trata de crime de roubo e violação aos direitos autorais. Dependendo da quantidade de produtos utilizados o valor da multa pode levar uma micro ou pequena empresa a falência. Além disso, a denúncia pode gerar um desgaste da imagem da marca entre os clientes e causar uma relação de desconfiança aos produtos oferecidos.

De acordo com pesquisa da BSA – The Software Alliance – astaxas de pirataria de software no Brasil ainda atingem 50%, fazendo com que o país seja um dos líderes no ranking de pirataria. É preciso que essa atividade seja vista como algo danoso à sociedade já que diminui a arrecadação tributária que seria revertida em benefícios ao cidadão.

O uso de produtos falsificados anda na contramão do crescimento econômico e da prosperidade do país, contribuindo para o crime organizado e impedindo o crescimento de mercados, investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias, geração de novos empregos e prejudicando a arrecadação de tributos.

Legalizar por quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *