Via :

Publicado: sexta-feira, 31 julho, 2015 às 19:55

Veja como manter seu parque de software legalizado e evitar problemas no seu negócio

shutterstock_225282604Manter a conformidade com as políticas de licenciamento e ficar atualizado com a legislação vigente são algumas das dificuldades que os empreendedores encontram ao montar seu negócio. A negligência nessa área pode acarretar em aumento de gastos e até problemas legais para sua empresa, por isso, a importância de se aplicar uma gestão de ativos de software eficaz.

Em alguns casos, os empreendedores enfrentam problemas no cumprimento dos contratos de licenciamento de software e acabam entrando na ilegalidade, apenas por falta de conhecimento. Não é incomum acontecerem ocorrências em que uma empresa contratada para oferecer serviços terceirizados de TI, tenha implantado softwares não licenciados.

Nesse âmbito, as próprias empresas de outsourcing precisam ser atentas a legislação e entender como funcionam os processos.

“É necessário sempre checar os direitos sobre o conteúdo que oferece ao mercado, especialmente, em relação a possibilidade de sub licenciar, ceder, doar, arrendar e emprestar, entre outros, software de terceiros, que integram a cadeia de seus serviços.”

Outra motivo para manter atenção nessa área, é a possibilidade de evitar desperdícios de investimentos e até mesmo reduzir algumas despesas além de prevenir que a empresa tenha problemas legais. A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), por exemplo, possui algumas soluções para aquelas que precisam de mais informações sobre o assunto.

A entidade oferece gratuitamente em seu portal um Manual de Gestão de Ativos de Software disponível para download no próprio portal da associação e também uma versão em aplicativo no iTunes para iPad. Esse material foi criado com o intuito de orientar as companhias a alcançarem um gerenciamento efetivo de seu parque de software e ajudar a melhorar os processos internos.

Isso é importante para sua empresa já que muitas vezes, até sem conhecer as consequências, os colaboradores instalam software sem o correto licenciamento nas companhias em que atuam. Porém, poucos sabem que o responsável por manter o parque tecnológico legalizado é o proprietário da empresa. Isso pode acarretar em grandes problemas, incluindo até em fechamento em alguns casos.

A lei brasileira determina que o empresário responda por qualquer irregularidade dentro da companhia, inclusive as praticadas por funcionários. Portanto, a melhor forma de evitar prejuízos é investir numa auditoria interna e fazer programas de conscientização sobre os riscos da pirataria de software.

Lembre-se que cabe a você, empreendedor, certificar-se sobre a conformidade das políticas de licenciamento de seu parque tecnológico e garantir a legalidade das instalações. Nesse manual da ABES, também é possível encontrar informações de como se atentar a essa questão e explicações sobre a legislação vigente. Os empreendedores podem verificar ainda quais os erros mais cometidos no momento do licenciamento.

Com esse suporte, fica mais fácil se manter atualizado e dentro da legalidade, garantindo a otimização dos recursos de TI.

Esteja atento aos downloads em sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *