Via : Saia do Lugar

Publicado: quarta-feira, 18 outubro, 2017 às 10:00
como saber se seu funcionário merece uma promoção
Chegado determinado ponto da carreira, naturalmente o funcionário merece uma promoção

Um líder de sucesso sabe a importância de reter talentos para o seu empreendimento e a missão de inspirar — manter os parceiros de trabalho motivados não é nada simples. Chegado determinado ponto da carreira, naturalmente o funcionário merece uma promoção, isso o estimulará a querer produzir mais e todos envolvidos dessa relação saem ganhando.Mas como saber quem realmente tem mérito para ser promovido?

Pensando nisso, elaboramos um post listando características elementares a quem é digno de uma elevação. Confira!

1. Que tenha uma mentalidade flexível

A primeira habilidade a ser buscada em um funcionário é a capacidade de se moldar à cultura da empresa. Muitas vezes deparamo-nos com profissionais altamente competentes, mas de pouca flexibilidade, então a divergência de pontos de vista impede que ele entregue o seu melhor desempenho.

No ambiente empresarial, as coisas estão em constante transformação e as pessoas com a mente aberta têm maior facilidade para se adaptar às novas práticas, diretrizes, elas sempre terão entusiasmo para fazer o que for preciso pela companhia.

Os grandes funcionários não hesitam encarar os desafios do mercado, eles anseiam por crescer juntamente a organização, propõem inovações e não têm medo de aprender com os erros. Por esse motivo, a valorização desse tipo de colaborador é tão importante.

2. Que seja humildade

O dia a dia corporativo é um processo de aprendizado contínuo, porém os indivíduos arrogantes têm a equivocada certeza de que já sabem de tudo – eles não questionam suas dúvidas, nem reconhecem as experiências que trazem aperfeiçoamento a suas ações e embasamento teórico.

O funcionário merece promoção quando é humilde o suficiente:

• para pedir ajuda;

• para compartilhar seu conhecimento;

• para reconhecer quando falhou;

• para dividir os créditos dos projetos bem-sucedidos com toda a equipe.

Os humildes sempre estarão dispostos a assumir trabalhos independente do cargo que ocupam, eles não se preocupam com hierarquia, não se sentem acima de qualquer tarefa; o objetivo maior é o crescimento da empresa.

3. Que trabalhe com otimismo

Os funcionários otimistas contagiam todo o ambiente de trabalho com a sua energia positiva, ao passo que os pessimistas sugam a motivação dos outros membros do time.

Obviamente que as coisas podem dar errado, obstáculos surgem durante a trajetória dos empreendedores. Todavia ao agir com otimismo nos concentramos no que vai dar certo, aplicando os esforços para fazer acontecer da melhor maneira, sem medo de ousar e tropeçar pelo caminho.

Os pessimistas apresentam dificuldade até em iniciar alguma missão, porque gastam toda sua animação pensando nas hipóteses de fracasso.

Os otimistas não ficam esperando o momento adequado, eles têm a convicção de que são capazes de realizar qualquer trabalho duro; mostram a que vieram e o merecimento em ter o seu talento reconhecido.

4. Que pense a longo prazo

A sobrevivência de um empreendimento em um mercado tão competitivo, sem dúvidas é influenciada pelo tipo de relacionamento entre comandantes e comandados, ao alinhamento de suas convicções, entretanto tal vínculo não é atingido de modo repentino.

Neste sentido, percebe-se que uma liderança cumpre seu papel inspirador quando as pessoas se dedicam não por obrigação, mas porque têm vontade de doar o seu potencial máximo, se sentem valorizadas para sair de casa todos os dias e batalhar em prol do bem comum, que é o sucesso do empreendimento.

Porém o espírito de liderança não é exclusividade dos gestores, os funcionários também são dotados do poder de influenciar os seus companheiros de equipe positivamente, e essa qualidade tem um peso muito grande no momento de conceder uma promoção.

Não hesite em investir naquele que será o reflexo para os demais trabalhadores.

5. Que foque na execução

Planejar é fundamental para o desenvolvimento de um negócio, porém muitas estratégias não resistem ao primeiro contato com a vida prática e fracassam antes mesmo de serem implementadas.

Neste contexto, as melhores atitudes pertencem aos funcionários que ultrapassam os limites da teoria e mantém o processo de execução. Somente executando é que saberemos os pontos fortes e fracos de cada ação traçada.

É bom poder contar com profissionais com expertise em planejamento, mas a capacidade de tirá-lo do papel configura uma habilidade ainda mais valiosa – idealizar, aplicar, avaliar, reestruturar, todas essas etapas passam obrigatoriamente pelo ato de executar.

Logo, invista para segurar colaboradores com esse atributo na sua companhia.

6. Que tenha capacidade de ensinar

Acumuladores de conhecimento não agregam valor dentro de um grupo, as pessoas que desejam o sucesso da empresa têm o prazer de ensinar, mostrar aos seus colegas como podem aperfeiçoar a realização das tarefas.

Um professor constrói equipes, ajuda os colegas no exercício da sabedoria, a desenvolverem um senso amplo de percepção, faz com que suas experiências sirvam de modelo para aumentar o potencial do outro.

O verdadeiro líder não está preocupado com o destaque das individualidades, mas sim em garantir que os liderados fiquem inseridos em um processo de aprendizado. Não é simplesmente dar ordens, mas fazer com que entendam a razão de praticarem cada ato.

7. Que seja proativo

O funcionário merece uma promoção por trazer consigo a qualidade natural de ser voluntário. Eles não esperam que a responsabilidade lhes seja delegada, ou seja, não permanecem de braços cruzados aguardando alguém dizer o que precisam fazer.

Além disso, os indivíduos proativos oferecem ajuda a quem necessita, apresentam interesse em orientar, treinar novos trabalhadores. Sua atuação representa muito mais que a prestação de um serviço robotizado, eles desenvolvem uma linha de raciocínio e sabem que serão recompensados pela atitude positiva.

Os voluntários são sedentos ao desenvolverem suas carreiras, é um ótimo perfil para a companhia apostar suas fichas.

Para alguns chefes, o funcionário merece uma promoção simplesmente por executar tudo aquilo que lhe é solicitado ou possuir mais tempo de casa, e nem sempre esses aspectos fazem jus a evolução de cargo, outras atitudes são fundamentais para quem deseja ser promovido.

Gostou do nosso post? Nossas dicas foram úteis para esclarecer as características você deve procurar ao promover os membros da sua equipe?

7 sinais de que o seu funcionário merece uma promoção
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *