Via : Administradores.com

Publicado: quarta-feira, 28 março, 2018 às 13:47
como-descobrir-sinais-de-alerta-nos-negocios
Cada sinal de alerta funciona como um alarme, que exige uma ação específica na gestão do negócio para que o mesmo retorne ao rumo desejado

Empresas são pensadas para prosperar. Nenhum empreendedor em sã consciência investe tempo e dinheiro na expectativa de falir. O objetivo de qualquer empreendimento é a prosperidade, através de uma lucratividade que justifique o risco empresarial assumido.

Costumo dizer aos meus clientes que um negócio é um ser vivo, que responde aos movimentos do mercado, dos clientes e das pessoas que fazem parte de seu cotidiano. E, como um ser vivo, o negócio dá sinais importantes sobre o seu crescimento ou dificuldades que enfrenta.

Identificar e monitorar esses sinais é tarefa primordial dos gestores de um empreendimento que deseja obter sucesso ou manter um negócio em desenvolvimento. Infelizmente, muitas vezes as coisas não ocorrem como o desejado e o negócio começa a dar sinais de alerta, evidenciando de que algo precisa ser feito para que o rumo seja corrigido e, obviamente, a empresa retome o seu caminho de desenvolvimento e prosperidade.

Nada acontece sem aviso em um negócio, os dez principais sinais de alerta são listados abaixo, não necessariamente em ordem de ocorrência:

1. Vendas em queda ou estagnadas
2. Prejuízo ou queda significativa da rentabilidade do negócio
3. Elevação do endividamento com bancos ou terceiros
4. Falta de Capital de Giro e de gestão do mesmo
5. Reclamações recorrentes de clientes
6. Rotatividade de funcionários
7. Insatisfação da equipe com os rumos do negócio
8. Elevação da inadimplência 
9. Negligência em relação a mudanças no mercado
10. Estagnação do modelo de gestão

Logicamente, a frequência e intensidade do surgimento dos sinais de alerta variam de negócio para negócio. Cada sinal de alerta funciona como um alarme, que exige uma ação específica na gestão do negócio para que o mesmo retorne ao rumo desejado.

Para que o bom desenvolvimento de um empreendimento aconteça, é imprescindível que os gestores desse empreendimento não ignorem nenhum sinal de alerta do negócio ou do mercado, tomando as atitudes necessárias com o intuito de corrigir eventuais problemas evidenciados pelos sinais emitidos pelo próprio negócio. Uma medida sempre salutar na gestão empresarial é identificar e acompanhar os indicadores chave de performance do negócio. Empresas que monitoram constantemente seus indicadores dificilmente são pegas de surpresa quando os sinais de alerta aparecem.

10 sinais de alerta nos negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *