Via : Revista PEGN

Publicado: quinta-feira, 1 dezembro, 2016 às 12:42
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Para que a ideia seja bem executada, é preciso planejar e estudar o mercado em que está entrando

Muita gente tem interesse em abrir o próprio negócio. Contudo, não é todo mundo que tem coragem e planejamento suficiente para fazê-lo. Empreender exige que os medos e as inseguranças sejam colocados de lado e que o profissional se prepare para entrar no mercado.

Contudo, entre os que realmente tiram seus projetos do papel, poucos têm uma ideia certeira. “Existem dois tipos de ideia. A primeira é aquela que realmente empolga o empreendedor e que geralmente não tem a ver com a área em que ele trabalha. A outra empolga menos e é executada no setor em que o profissional já trabalha”, afirma Thiago de Carvalho, professor de empreendedorismo da pós-graduação do Insper.

Em qualquer um dos casos, para que a ideia seja bem executada e o empreendedor não deixe a empolgação subir à cabeça, é preciso planejar e estudar o mercado em que está entrando. Confira 4 dicas para fazer a sua ideia ser bem-sucedida:

1. Faça o planejamento
Depois de ter uma ideia, é preciso saber executá-la. Para que o negócio seja bem-sucedido, o empreendedor precisa fazer um projeto e um protótipo para que o produto ou serviço sejam testados. “É imprescindível que o empreendedor valide a sua ideia antes de colocá-la de vez no mercado. Para saber se ela dará certo, é necessário executar, reconhecer os clientes, perceber o potencial do negócio e avaliar possíveis resultados”, diz o professor.

2. Estude sobre a área em que irá atuar
Se o empreendedor está sendo motivado pela empolgação de uma nova ideia que não tem a ver com a área em que atua, ele precisa se aprofundar no assunto. “Ter referências sobre o mercado do novo negócio é essencial, pois a ideia por si só não leva o empreendedor a nenhum lugar. É preciso saber executar e conhecer muito bem o novo terreno”, afirma Carvalho.

3. Defina o que deseja mudar com seu negócio
Quando o empreendedor já trabalha no setor que deseja atuar, é essencial que a solução proposta esteja bem clara em sua cabeça. “Quando o empreendedor já conhece um pouco do setor, é ainda mais importante que ele se pergunte o que deseja atingir. Ele busca mudar a sua renda? Transformar o setor? Inovar? Quando essas perguntas forem respondidas, será mais fácil consolidar sua ideia inicial”, diz Carvalho.

4. Entenda sobre o universo empreendedor
Conversar com especialistas da área é necessário para não se iludir com uma realidade que não existe. “Muitos profissionais que querem abrir um negócio também são motivados pela falsa ideia de que empreendedorismo é mais fácil que um emprego fixo. Falar com outros empreendedores, entender que a carga horária também é massiva e que não haverá benefícios como nas empresas é necessário para não se decepcionar ao entrar nesse meio”, diz Carvalho.

O professor também afirma que o empreendedor deve saber se tem vocação para isso, se ele está preparado assumir as responsabilidades que a profissão exige e se está disposto a trabalhar duro pela sua ideia.

Quatro dicas para fazer a sua ideia ser bem-sucedida

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