Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 11 julho, 2018 às 13:17
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Esmeralda: “O empreendedor não deve esperar o funcionário pedir. Ele precisa se antecipar com base no seu desempenho”

Todo empreendedor sabe que lidar com funcionários não é uma missão simples. Manter a equipe motivada é um desafio diário. E com frequência, o dono de negócio precisa gerenciar uma difícil questão: quando é hora de dar aumento para o colaborador?

Pensando ter uma resposta para a questão, PEGN conversou com Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae-SP. Para a especialista, a resposta é simples: se o negócio tiver uma boa gestão, o funcionário não precisará pedir aumento.

Mas como nem toda teoria funciona na prática, a consultora dá dicas e recomendações para os donos de negócio que se veem lidando com a questão.

Gestão

Segundo Esmeralda, a empresa com orçamento anual definido deve ter um percentual previsto para eventuais reajustes ou contratações.

Avaliação

O empreendedor também deve fazer uma avaliação periódica do desempenho dos funcionários. Para a consultora, esse encontro deve acontecer anualmente. “Uma revisão anual é importante, porque é a partir dos resultados que o dono do negócio deve avaliar se vai dar um reajuste ou não.”

Salário

Outra recomendação é manter-se antenado em relação à média salarial praticada pelo mercado. “A pequena empresa não deve competir com uma multinacional, por exemplo. Não pode mudar toda a estrutura para manter alguém. A empresa tem que se preparar para perder o funcionário, se quiser competir nesses termos.”

Não seja refém

Um erro comum, segundo Esmeralda, é o empreendedor que se torna refém de um funcionário. Para a consultora, o dono do negócio deve tomar cuidado com o que ele chama de “pessoa-chave”.

O empresário deve avaliar se vai conceder um aumento que não estava previsto, porque isso normalmente acontece quando há uma proposta em vista. “Se o empreendedor ficou refém, ele não fez a lição de casa. Se o profissional é importante, uma contraproposta é válida. Mas sou contra o leilão de salário. Isso pode ser tóxico para a equipe.”

Valorização

De todas as dicas, Esmeralda diz que a mais importante é a seguinte: valorize o seu funcionário. “Você só vai perder se não tiver cuidando bem dele em ‘casa’”, afirma. Por isso, recomenda a avaliação e o reconhecimento do alto desempenho, por meio de aumento salarial ou bonificação. “O empreendedor não deve esperar o funcionário pedir. Ele precisa se antecipar com base no seu desempenho.”

Quando eu devo dar aumento de salário para o meu funcionário?

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