Via : Revista EXAME

Publicado: quarta-feira, 17 outubro, 2018 às 14:39
mentores-e-protegidos-cinco-dicas-para-melhorar-essa-relacao-ao-maximo
Compartilhar essas perspectivas requer comprometimento do mentor e do protegido

A orientação pode ser uma experiência extremamente valiosa para líderes empresariais aspirantes e estabelecidos. Trabalhar com um colega de apoio e mais experiente pode ajudá-lo a desenvolver a melhor versão de si mesmo. E orientar um colega em todo o seu potencial pode ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de coaching e, ao mesmo tempo, moldar a próxima geração de líderes.

Mas se um relacionamento se desenvolve organicamente durante as pausas para café ou se origina de um programa formal de mentores corporativos, muitos mentores e protegidos sofrem concepções errôneas sobre o processo de orientação – como o mito de que há apenas um jeito certo de fazê-lo.

“A coisa mais importante que você precisa lembrar sobre um relacionamento de mentor é que é individual, porque é sobre a pessoa”, diz Diane Brink.”Não há um script ou um procedimento operacional padrão.”

Brink foi Diretor de Marketing da IBM para Serviços Globais de Tecnologia até se aposentar em 2015 e agora trabalha como consultor e Diretor do Conselho. Ela também atua como fellow sênior e professora adjunta da Kellogg School. Ao longo de sua carreira, ela foi mentora de dezenas de protegidos e também teve seus próprios mentores. Brink baseia-se nessa vasta experiência para destacar cinco melhores práticas para mentores e aprendizes para aproveitar ao máximo esses relacionamentos.

Crie um ambiente livre de penalidades

A palavra “mentoring” pode trazer à mente a imagem de um estudante sentado subservientemente no joelho do professor. Apague isso. O mentor pode ter mais experiência do que o protegido, mas essa relação é sobre a troca de idéias, ao invés da operação da dinâmica do poder.

Brink enfatiza a importância de criar um ambiente confortável para que tanto o mentor quanto o protegido possam falar franca e livremente.

“A ideia por trás da relação de mentoring é que é um ambiente livre de penalidades”, diz ela. “Se você não criar um ambiente que seja aberto e confiável, talvez você não entenda o que está na mente de uma pessoa. A coisa mais importante que você pode fazer é dizer: ‘Olhe, somos apenas duas pessoas se juntando. Espero que eu possa compartilhar algumas perspectivas para você.”

Comprometa-se com o processo

Compartilhar essas perspectivas requer comprometimento do mentor e do protegido. Isso significa ter certeza de que você está totalmente presente quando você estiver junto.

“Alguns mentores fracassam porque não abraçaram realmente o papel”, diz Brink. “Eles estão lá para ouvir, mas não para se envolver. Pergunte a si mesmo: você está realmente presente quando está se encontrando com o seu protegido ou continua a executar várias tarefas ao mesmo tempo em todas as outras coisas do calendário? Isso não é muito útil “.

Texto originalmente publicado no site da Kellogg School of Management.

Mentores e protegidos: cinco dicas para melhorar essa relação ao máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *