Via : Saia do Lugar

Publicado: quarta-feira, 5 julho, 2017 às 11:46

Um excelente profissional, de qualquer que seja a área, começa sempre se planejando.

E quer maneira melhor de se planejar do que realizando pesquisas e se inteirando sobre o assunto? Seja em livros de metodologias ou até biografias de empreendedores. É muito importante ler ou ouvir quem já passou pela mesma situação que você e pode te propor soluções para seus problemas.

Por isso, resolvi listar os livros imperdíveis para quem está pensando em montar sua primeira startup:

livros imperdíveis

 

Gustavo Caetano é referência em empreendedorismo, inovação e startups no Brasil. Ele fundou a Samba Tech, uma startup que começou pequena e aos poucos se tornou a maior plataforma de hospedagem de vídeos da América Latina.

No seu livro Pense Simples, Gustavo te ajuda a descobrir quando inovar e como desenvolver a inovação, como descobrir no que você deve apostar, como saber qual rumo tomar, e como saber em qual mercado atuar.

livros imperdíveis

 

Eric Ries é um dos maiores pensadores do movimento das startups de tecnologia do mundo. Em seu livro, propõe a metodologia lean, que ajuda startups a serem mais eficientes, gastando menos e aproveitando o maior ativo que elas têm – suas pessoas.

Dentre vários ensinamentos que o livro traz, o autor fala sobre a importância da rápida experimentação e rápido aprendizado.

Eric também fala de um ciclo que deve estar rodando a todo momento na empresa, que é o de construir, mensurar e aprender. Muito interessante!

livros imperdíveis

 

Para você que está montando uma nova startup e criando o seu time de vendas, esse livro é de leitura obrigatória!

Mark Roberge é, sem sombra de dúvidas, um dos mais influentes gestores de vendas do mundo atual. Ele foi o primeiro VP de vendas da Hubspot, uma das maiores empresas de automação de marketing do mundo e levou a empresa de zero a 100 milhões de dólares em receitas. Em seu livro, ele conta como conseguiu essa façanha, contando um pouco sobre seus aprendizados sobre cultura, tecnologia, métricas, gestão e remuneração do time comercial.

livros imperdíveis

 

  • Rework – David Heinemeier Hansson e Jason Fried

Quando você vai abrir uma startup, os conselhos são sempre os mesmos, não é? A verdade é que essas dicas já estão ficando obsoletas. E, em Rework, você vai descobrir que precisa de muito menos do que imagina para empreender.

Este livro traz uma abordagem simples, prática e rápida para que você seja bem sucedido nos negócios. Segundo David Heinemeier Hansson e Jason Fried, a única coisa que você realmente precisa fazer é parar de falar e meter as mãos na massa.

Não perca essa leitura!

livros imperdíveis

 

Peter Thiel fundou o PayPal e foi um dos primeiros a investir no Facebook, tornando-se um dos bilionários mais influentes do Vale do Silício. Sua linha de pensamento única para avaliar novos negócios irá lhe mostrar uma nova perspectiva sobre como montar uma startup e ser bem sucedido.

Neste livro, você vai conhecer a filosofia e os conselhos de Peter, que foram documentados por um de seus alunos (Blake Masters) numa cadeira da faculdade de Stanford. Além disso, você vai descobrir que, em uma startup, ir de “0 a 1” é mais importante que ir “de 1 a n”.

livros imperdíveis

 

Você quer construir uma empresa feita para durar? Quer saber o que as empresas visionárias têm em comum?

James Collins e Jerry Porras escreveram esse livro com o objetivo de descobrir o que torna uma empresa realmente excepcional e diferente das demais. Eles observaram 18 empresas visionárias e as analisaram em dezenas de critérios. Foram 6 anos tentando entender como as grandes se tornam grandes e continuam no topo.

Não perca essa leitura, que quebra vários mitos do mundo dos negócios.

livros imperdíveis

 

Você sabe o que é uma organização exponencial? Nessa obra, Salim Ismail nos conta sobre um novo tipo de empresa que vem surgindo, baseado em alta performance. Essas empresas usam fatores como big data, comunidades e novos algoritmos para superar os benchmarks dos seus concorrentes.

Conheça as organizações de grande impacto, entenda como começar uma organização exponencial e entenda o impacto das organizações exponenciais nesse incrível livro.

livros imperdíveis

 

Launch, também conhecido como Fórmula de Lançamento, é um livro focado no empreendedor que quer começar seu negócio no mercado de produtos digitais com poucos recursos ou mudar a maneira como seus negócios atuais estão indo, visando potencializá-los.

O livro não é um guia para quem deseja montar startups, mas um guia para aquela pessoa que domina muito bem uma área do conhecimento e quer transformar seu estilo de vida criando uma comunidade de contatos e clientes interessados neste conhecimento. Se você tem este perfil, o livro é imperdível para transformar a maneira como você entrega o seu conhecimento para as pessoas. Na Fórmula, Jeff Walker revela a você como vários empreendedores transformaram seu conhecimento sobre diversas áreas em milhões de dólares.

livros imperdíveis

 

  • Tração – Gabriel Weinberg e Justin Mares

Em Tração, dois empreendedores compartilham suas experiências em crescer uma empresa, passando por diversos canais de aquisição de clientes e ajudando você a escolher os mais adequados para você.

Nessa obra, você poderá entender o framework chamado Bullseye e descobrirá porque você não deve repetir cegamente as técnicas e táticas adotadas por outras empresas. Além disso, aprenderá a dividir seu tempo entre desenvolvimento do produto e a geração de demanda por ele.

livros imperdíveis

Mark Benioff é considerado o pai das indústrias de software como serviço e computação na nuvem.

Nessa obra, ele conta como tirou do papel uma ideia nova, um conceito poderoso e se diferenciou de seus competidores com a Salesforce.com, criando todo um movimento.

Descubra também nesse livro as estratégias de marketing que podem ser aplicadas na sua empresa e entenda como colocar o cliente em primeiro lugar gera ganhos de longo prazo para você.

Além dessas leituras, recomendo bastante acompanhar páginas (sites, redes sociais…) de startups e de empreendedores.

Você também vai gostar de conhecer o nosso app, o 12Minutos, onde estão disponíveis resumos de todos esses livros imperdíveis que citamos e muitos mais, em um formato de fácil consumo, em texto e áudio!

Queremos te ouvir!

E você, já leu algum desses livros? O que achou? Qual outro você recomendaria para quem está começando uma startup?

10 livros imperdíveis para quem está começando uma startup
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *