Via : Saia do Lugar

Publicado: quarta-feira, 4 julho, 2018 às 13:44

o-que-o-linkedin-pode-trazer-para-o-seu-negocioA internet revolucionou o modo dos indivíduos expressarem suas opiniões, talentos e desenvolverem interações não somente no campo pessoal. Tudo o que fazemos está sendo visto e isso, hoje, pode se transformar em oportunidades de trabalho.

Sim, as empresas já enxergaram no cenário das redes sociais uma forma para desenvolver seu marketing, levar os pontos fortes a possíveis clientes e alcançar os que, inicialmente, nem buscavam um tipo de solução que o negócio oferece. Algumas, nessa jornada, conseguem até recrutar bons colaboradores para o seu time.

Nesse contexto, algumas plataformas já entraram no jogo há mais tempo e possuem boa popularidade pelos indivíduos não só em suas vidas pessoais, como também no que diz respeito ao uso pelas empresas, tais como o Facebook, Twitter, Instagram, YouTube.

Contudo, uma ferramenta se destaca como canal exclusivamente profissional: o LinkedIn. Por esse motivo, ele merece uma atenção especial por parte dos empreendedores.

Quer saber como aproveitar o potencial que essa plataforma tem a oferecer ao seu empreendimento ou carreira profissional? Descubra no post de hoje as vantagens que o LinkedIn pode trazer para sua vida. Boa Leitura!

Qual o poder do LinkedIn para profissionais e empresas?

Sucesso no Brasil e no mundo, o LinkedIn é a maior plataforma profissional do mundo. Razão pela qual os profissionais de qualquer área estão cada vez mais conscientes da importância de criar um perfil na rede.

O objetivo é expandir o próprio networking e assim gerar valores importantes para públicos específicos; valendo-se da metodologia de desenvolvimento de conteúdos.

A ideia é que os profissionais aproveitem esse espaço para compartilhar experiências relevantes, demonstrar o seu conhecimento na área, bem como aprimorar o poder de persuasão para criar novos vínculos.

Para extrair o máximo da performance que a plataforma tem a oferecer, a empresa deve encarar a disponibilização de materiais como uma forma de se obter uma atuação notória.

A partir do compartilhamento de conteúdos, seu perfil ou Company Page, receberá um aumento no número de seguidores que, neste caso, equivalem aos leads.

Esse público deve ser educado para entender que você ou sua empresa são uma referência de credibilidade no mercado. Assim, é possível gerar maior engajamento, intensificar o fluxo de negócios.

Mais do que uma ferramenta para encontrar talentos, o LinkedIn oferece recursos para desenvolver diversas campanhas de marketing na tentativa de aumentar a visibilidade da marca.

E para conseguir um bom posicionamento nos sites buscadores, aqui é possível valer-se das boas práticas de SEO com a finalidade de manter a sua audiência cada vez mais engajada e transformar potenciais compradores em clientes.

Qual é o nível de popularidade do LinkedIn?

Os números estão aí para provar que o LinkedIn é a maior plataforma profissional do mundo. Confira alguns dados importantes sobre essa ferramenta:

  • 467 milhões de usuários cadastrados;
  • 40% dos usuários utilizam o LinkedIn diariamente;
  • 106 milhões de usuários ativos mensalmente;
  • 133 milhões de usuários com origem dos Estados Unidos da América;
  • 3 milhões de usuários compartilhando conteúdos semanalmente;
  • 80% dos leads nos negócios B2B;
  • 57% dos usuários da rede são do sexo masculino e 44% feminino;
  • Brasil é o país com terceiro maior número de usuários na rede.

Quais as melhores funcionalidades para ressaltar o seu crescimento?

LinkedIn Pulse

O LinkedIn Pulse é uma importante ferramenta a fim de que empresas e profissionais estabeleçam a sua autoridade no mercado. Com ela, os usuários têm a chance de produzirem seus próprios conteúdos e compartilhar com toda a comunidade.

Além de contribuir para a sociedade de um modo geral, ao trazer esses novos insights sobre o seu ramo de atuação, tornou-se possível reforçar a autoridade da empresa online, mostrar o seu domínio no assunto e assim encantar possíveis clientes.

Ele é, portanto, o instrumento destinado ao bom trabalho de inbound marketing no LinkedIn ao fazer parte do processo de atração de usuários a partir da publicação conteúdos relevantes. Então, como aproveitar desse recurso para começar a construir a sua imagem na plataforma?

O uso do Pulse acontece de maneira bem simples: com o texto já elaborado, é preciso encontrar uma imagem que represente o seu artigo no feed dos usuários.

Na sequência, é interessante acrescentar imagens, links, vídeos, enfim, elementos que tornem o corpo do seu texto mais atrativo;

O cuidado com a formatação do artigo também tem um papel decisivo. Por isso, inclua subtítulos, citações e outras características que melhorem a escaneabilidade do seu texto.

Caso seja necessário, existe a possibilidade de salvar o seu progresso na construção do material para finalizar depois;

Feitos todos os ajustes pretendidos, ou seja, quando o texto estiver pronto para ser compartilhado, o último passo é clicar no botão “publicar”. Bem simples, não é mesmo?

Como gerar tráfego para as suas páginas com o LinkedIn Pulse?

Além da produção de conteúdo de qualidade, existem algumas ações pontuais que serão determinantes para o aumento do tráfego no seu blog, site ou qualquer outra página da web.

A primeira delas é inserir um link ao final do artigo, com o objetivo de conduzir esses leitores ao endereço desejado. E para garantir a eficiência dessa medida, é recomendável que ele esteja inserido em um CTA bem elaborado e atrativo.

Outra metodologia que costuma gerar bons resultados é utilizar perfil do funcionário responsável pela publicação para incentivar o engajamento do público.

À medida que ele publica os artigos, vai ganhando seguidores que também poderão usar um link inserido na seção “experiência” para chegar ao blog ou site da empresa.

Ademais, os artigos publicados por meio do LinkedIn Pulse têm prioridade no ranqueamento dos mecanismos de busca.

De maneira que, quando uma pessoa vai fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, ainda que ela não seja usuária do LinkedIn, existem grandes possibilidades de chegar ao seu conteúdo, pois ele estará bem posicionado.

LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads é um canal dentro da plataforma para exploração de anúncios — ferramenta indicada para que as empresas comercializem seus serviços.

Ele representa uma ótima alternativa a quem busca complementar os seus esforços de marketing orgânico. Afinal, essa campanha está inserida em ambiente próprio para realizar negócios.

A primeira vantagem de se praticar a publicidade pelo LinkedIn Ads, diz respeito a sua capacidade de segmentação de público que a rede oferece para personalizar as campanhas.

Aqui, além das características tradicionais, como região, faixa etária, sexo, também é possível determinar certas habilidades do seu público-alvo, por exemplo:

  • nível de experiência;
  • setor de atuação na empresa;
  • cargo que esse profissional ocupa.
    Ainda que não haja uma definição sobre quem realmente é a audiência que você busca, existe a possibilidade de criar personas e otimizar o direcionamento das campanhas.

Outro fator que merece destaque é a geração de leads por meio do LinkedIn Ads. A partir de apenas um clique, ele é capaz de coletar dados dessas pessoas, sem que para tanto haja necessidade de preencher qualquer formulário — uma excelente estratégia para aumentar sua base de leads e iniciar o novo estágio de comunicação, como as campanhas e-mail marketing.

No Ads, você também conta com a função de definir orçamentos, que será por dia ou por campanha. Ele também apresenta duas opções de lance: o custo por clique (CPC) e o custo por mil (CPM); tendo um lance único no valor mínimo de R$ 4 (quatro reais) e o orçamento mínimo de R$ 20 (vinte reais).

Com o LinkedIn é possível ter acesso aos relatórios de desempenho dos seus anúncios, com base na análise de dados específicos da sua campanha, tais como a taxa de cliques; o número de impressão; o CTR etc.

Não podemos deixar de mencionar a versatilidade do LinkedIn Ads quanto aos formatos que podem ser utilizados para os anúncios. São duas as possibilidades: o uso de imagens, recomendado para campanhas mais objetivas e simples, ou o uso de vídeos com tamanho de até 30 segundos.

Nesse contexto, não existe uma estratégia melhor que outra, tudo depende das peculiaridades do negócio, o que foi traçado no seu planejamento digital; além da aposta nas campanhas certas. O sucesso dos seus anúncios depende da definição apropriada dos seus objetivos.

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Análise de métricas

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que, utilizando as redes sociais e demais plataformas da web, os resultados de cada campanha podem ser mensurados em tempo real; assegurando maior agilidade nas tomadas de decisões, caso alguma ação precise ser reformulada.

E o LinkedIn segue os mesmos parâmetros: a plataforma oferece uma ferramenta de análise própria, que verifica informações do tipo:

  • curtidas;
  • compartilhamentos;
  • alcance;
  • comentários;
  • cliques nos links;
  • índice de crescimento dos seguidores;
  • dados demográficos e geográficos;
  • tipos de conteúdo com maior engajamento, dentre outras.
    Para ter acesso aos referidos dados, basta pressionar o botão “análise”, dentro da sua Company Page, que lá estarão reunidos todos os aspectos importantes para fazer um diagnóstico da efetividade dos seus esforços de marketing.

A análise das métricas consiste em uma etapa fundamental ao propósito de que suas estratégias de marketing no LinkedIn sejam, cada vez mais, assertivas e bem-sucedidas.

SSI

A sigla SSI do LinkedIn significa Social Selling Index e pode ser traduzida para o português como Índice de Vendas Sociais (IVS). Trata-se de uma métrica criada pela plataforma para expressar os seus esforços de marketing e venda.

O Social Selling Index consiste, portanto, em uma fórmula utilizada para se auferir o uso da plataforma, auxiliando na sua capacidade de vender seus produtos ou serviços nessa rede social.

Nesse mecanismo, os membros do LinkedIn são avaliados com notas de 0 a 100 e para alcançar as melhores notas é preciso que o perfil conte com um grande número de leads e oportunidades de negócios.

E para alcançar um desempenho satisfatório, nessa avaliação, é indispensável que sejam trabalhados 4 elementos primordiais:

Estabelecer sua autoridade profissional ou da sua marca

Isso envolve o desenvolvimento de um perfil completo, a periodicidade na publicação de conteúdos relevantes e a interatividade desses materiais.

Identificar as pessoas certas

A proposta do marketing digital e, consequentemente do seu sucesso, está relacionada à interação com as pessoas certas. Não há perda de tempo com uma audiência que não tenha potencial para se tornar cliente.

E em atendimento a esse objetivo, o LinkedIn disponibiliza uma poderosa ferramenta de pesquisa: um navegador de vendas por meio do qual você encontrará contatos de valor.

Engajar com insights

Esta a etapa envolve o fortalecimento dos vínculos, utilizando para tanto o compartilhamento de conteúdos e o envio de convites — o que pode impulsionar uma conexão com seus contatos de primeiro nível.

Estabelecer relacionamentos

Quebrar as barreiras de um primeiro contato é uma tarefa bastante importante e trabalhosa. No entanto, a manutenção desse relacionamento também tem um peso fundamental no crescimento da sua imagem e resultados.

Portanto, o lema é nutrir o seu público para que você ou sua empresa continue sendo lembrada.

Páginas show case

Apostar em uma página show case ou Show Case Pages é uma ótima estratégia para organizações que possuem produtos ou serviços diversificados.

Um negócio que ofereça várias soluções tecnológicas poderia se dedicar a criação de uma página para cada serviço em específico, permitindo uma interação mais direcionada aos consumidores.

A ideia do show case representa uma forma de melhorar a experiência do cliente no quesito atendimento e também no seu engajamento.

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Construa um perfil bem elaborado

O LinkedIn é uma rede totalmente profissional e muito se fala sobre os resultados alcançados pelas Company Pages. No entanto, independente se você já trabalha para uma organização e está presente nessa área, o seu perfil pessoal pode ser bastante útil para gerar novos negócios.

Nesse sentido, uma estratégia bastante comum no LinkedIn é que as pessoas se aproveitam do espaço das suas páginas para compartilhar ideias, mostrar entendimento no assunto e, a partir daí, estabelecer conexões aos moldes de um influenciador digital.

Agora que você já sabe como a sua própria imagem pode se tornar uma ferramenta potente na arte de atrair contatos e potencializar suas vendas, aproveite para criar o seu perfil.

A construção da sua página pessoal deve continuar mantendo um padrão profissional, a começar pela personalização URL. Em vez de deixá-la muito extensa e com caracteres que não fazem sentido, edite-a de forma clara e objetiva, de preferência com o nome que você usa profissionalmente.

Outro elemento interessante para que você seja facilmente identificado é adicionar uma foto de fundo. Não se esqueça, entretanto, de que estamos em uma plataforma profissional e esse arquivo deve ser apropriado.

A criação de um “crachá de perfil” também é um ótimo veículo para projetar a sua visibilidade. Essa ferramenta pode ser vinculada a outras plataformas como sites ou blogs pessoais e utilizada para trazer fluxo ao LinkedIn.

Por fim, uma dica interessante é aproveitar desse espaço para fornecer amostras no seu trabalho. Como mencionado, a rede permite o compartilhamento de uma gama diversificada de mídias para mostrar diferentes projetos.

Assim sendo, adicionar imagens, documentos e vídeos pode tornar o seu perfil mais atrativo e ajudar bastante na tarefa de otimização.

Participe de grupos

Participar de grupos é um caminho interessante para quem busca se “enturmar” no LinkedIn. Quando a pessoa é nova na rede ela pode se sentir constrangida em adicionar pessoas desconhecidas, por exemplo.

Mas essa ação pode contribuir para que você mantenha uma interação regular com esses contatos e, a partir daí, surjam parcerias e boas oportunidades para fechar negócio.

Dessa forma, ainda que você já tem uma boa desenvoltura na plataforma vale a pena considerar esse tipo de relacionamento.

Mantenha seus dados atualizados

Você se propôs a desenvolver uma atividade no LinkedIn, então, manter os seus meios de contato sempre atualizados e disponíveis é fundamental para ser encontrado. Jamais podem faltar informações como:

  • telefone;
  • e-mail;
  • links para outras redes sociais;
  • portfólio digital.
    Afinal, é também com base nessas características que os softwares o reconhecerão e vão mostrar seu perfil nos resultados das buscas.

Utilize as palavras-chaves

As palavras-chaves consistem em um dos instrumentos mais relevantes para se destacar em qualquer mecanismo de busca. E a escolha desses elementos para utilizar no LinkedIn pode auxiliar bastante nesses objetivos de trabalho.

Portanto, deve-se levar em conta fatores como cargo, habilidades, área de atuação. Se você almeja uma vaga como profissional de marketing, por exemplo, os termos utilizados devem ser relevantes dentro desse segmento.

E, se o objetivo é alcançar uma corporação estrangeira, por exemplo, o uso de expressões naquela língua também tem papel fundamental na composição do seu perfil. Inclusive, vale a pena elaborar um perfil completo no idioma em questão.

Não deixe de reservar uma parte do seu tempo na pesquisa dos termos mais utilizados para palavras-chaves. Para tanto, existem ferramentas próprias para essa tarefa, como o planejador de palavras-chaves do Google — saiba que isso trará uma repercussão positiva para a sua visibilidade.

Cuide da regularidade e do valor dos conteúdos

O perfil de um profissional ou empresa no LinkedIn deve ser planejado e desenvolvido da mesma forma que as práticas tradicionais do inbound marketing.

Por esse motivo, os seus seguidores devem ser encarados como leads que precisam ser impulsionados para avançar na jornada do comprador e finalmente se tornarem clientes.

Então, para obter êxito nessa tarefa o caminho é a produção de conteúdo — materiais adequados ao perfil da sua audiência, e principalmente que tenham a qualidade necessária para entregar os valores e soluções que ela procura.

No LinkedIn, além da relevância do material, esse fluxo de nutrição deve ser recorrente. Isso ajudará estreitar os laços com o público-alvo e, como é característico das redes sociais, aumentará a sua base de seguidores.

Isto posto, não tenha medo de abusar da criatividade e aproveitar de todos os formatos que a plataforma suporta:

  • blog posts;
  • vídeos;
  • e-books;
  • slides;
  • infográficos etc.

Divulgue nos outros canais

Qualquer pessoa que cria sua página no LinkedIn está pensando na oportunidade de expandir o seu networking e o mesmo acontece com os perfis corporativos.

Para alcançar esse objetivo, depois da elaboração da sua identidade na rede, o próximo passo é torná-la de conhecimento público, ou seja, fazer com que as pessoas saibam que você está presente naquele ambiente.

Via de regra, as empresas que chegam ao LinkedIn utilizam outros canais de comunicação: Facebook, Instagram, Twitter, blog, site, e-mail marketing. Logo, nada melhor do que aproveitar dos espaços onde você já é conhecido para angariar primeiros seguidores.

A divulgação nas outras plataformas é uma estratégia bastante utilizada na conquista de audiência no LinkedIn.

Usufrua da visibilidade

Nos últimos anos as redes sociais têm aperfeiçoado cada vez mais as experiências dos seus usuários, principalmente no que diz respeito à personalização dos feeds de notícias.

Hoje, ao abrir sua página do Instagram ou Facebook, por exemplo, as pessoas veem primeiro aquelas publicações do seu maior interesse — tudo isso graças a um algoritmo que é capaz de filtrar tais preferências.

No LinkedIn, entretanto, não se faz uso dessa tecnologia. Isso significa que todo conteúdo que você publicar será entregue indistintamente aos seus seguidores; o que a leva bastante a probabilidade de ser notado em algum momento.

Quem souber trabalhar essa vantagem para estabelecer uma presença marcante na rede tem chances muito maiores de se tornar uma referência no mercado dentro do seu segmento de atuação.

As redes sociais são excelentes veículos para fortalecer a comunicação entre as empresas e o seu público-alvo. Contudo, por mais que elas sejam de fácil utilização, é preciso se ater a alguns cuidados especiais. Não basta estar presente nesses ambientes e não saber utilizar das formas adequadas para potencializar o sucesso do seu empreendimento.

Dentre essas ferramentas, o LinkedIn é uma das que vale a pena investir seus esforços de marketing, uma vez que facilita a extensão do seu networking, bem como uma relação direta e pessoal com os potenciais clientes.

LinkedIn: o que a rede profissional pode trazer para você e para o seu negócio

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