Via : Jornal do Empreendedor

Publicado: quarta-feira, 27 junho, 2018 às 13:04
Quem sempre atrai os colegas de trabalho para junto de si, só pelo fato de ser bom ficar perto dele/a, demonstra quem de fato é ou quem de fato deveria ser o Líder desse meio

Sim, porque Bondade só a manifesta quem é forte e somente os fortes estão capacitados a mudar um meio. Um líder forte é naturalmente inclinado a fazer o bem, é generoso e tem uma alma nobre. Um líder forte entende que todos merecem ser felizes e, por isso, todos devem ser alvos de sua bondade, não só parentes e amigos queridos.

Notem que sempre há um vínculo entre os mais fracos e os mais fortes, por ser um sentimento natural que os mais fortes nutrem em relação ao desenvolvimento dos mais fracos. Bondade é uma qualidade inata de quem é Forte.

Em Filosofia treva é ausência de Luz, maldade é ausência de Bondade, ódio é ausência de Amor. Se for ‘ausência’, não há antônimos, só há diferentes graus evolutivos. Ou seja, o nível de Bondade classifica níveis evolutivos e sinaliza quem é nobre, generoso e benevolente. Se bondade é tudo isso, por que não praticá-la com todos no dia-a-dia?

Os conceitos de coaching comprovam a teoria de que líderes competentes são o que são em qualquer situação (eles mesmos, o tempo todo). Em coaching, prova de superioridade é o Grau de Bondade manifestada no cotidiano!

COMO A BONDADE PODERIA CRIAR UM LÍDER FORTE E MANTÊ-LO NA LIDERANÇA?

Pense bem, as pessoas foram programadas para imaginar que um líder forte sempre é durão, tipo os sargentos dos filmes de guerra. Mas, como uma coisa não se contrapõe à outra, posto que a dureza possa ser exercida com ou sem bondade, lembre que no final desses filmes sempre fica evidenciado que o ‘Sargentão’ é bondoso até com o inimigo…

A Bondade pode criar e manter uma liderança, desde que se cumpram essas 02 premissas: 1- um Líder precisa ter seguidores fiéis, só que antes de tê-los terá que conquistar a confiança e a fidelidade deles. 2- um Líder precisa estar no comando, pré-sabedor de que quem lhe outorgou esse comando o cobrará… Com maldade dá prá cumprir isso?

A BONDADE ATRAI E DEMONSTRA QUEM É O LÍDER DO MEIO?

Quem sempre atrai os colegas de trabalho para junto de si, só pelo fato de ser bom ficar perto dele/a, demonstra quem de fato é ou quem de fato deveria ser o Líder desse meio. Não há como atrair colegas sendo maldoso com eles!

A Bondade, aliada à consciência de que um líder exerce um forte impacto e uma grande influência na vida dos liderados (cuidado para não confundir influência forçada com natural), são poderosos elementos de autoridade.

Importante diferenciar bonzinho de Bom, porque quem é bonzinho é tolo / quem é bom é competente e seguro em cada ação. Respeito e Solidariedade ao Próximo são virtudes que caracterizam e consolidam uma liderança eficaz.

Sempre aja como um Líder forte, aquele que promove mudanças – eticamente – e faz todo o necessário para alcançar um objetivo Maior: liderar uma equipe satisfeita, estável, coesa, vencedora e repleta de futuros multiplicadores.

A BONDADE CONFERE PRAZER E PODER A QUEM É BONDOSO?

Sim, a Bondade confere prazer e dá poder duradouro a quem é bondoso, desde que a Bondade seja Real, aquela que dá condições de independência ao beneficiário, ao invés de dar esmolas, para que ele possa ter uma vida autônoma.

Sim, só para quem encontrar prazer naquilo que faz, porque não há moeda suficiente no mundo para pagar a infelicidade e o stress ocasionados pela autoviolentação diária que passa quem trabalha com o que não gosta ou trabalha em ambientes desumanizados e/ou com pessoas maldosas, cujo único objetivo é manter o seu poder.

Sim, porque o Ser Humano permanece somente naquilo que lhe proporciona prazer e só muda quando encontra algo que lhe confira um prazer maior. O prazer maior encontrado na Bondade Acionada, certamente levará à felicidade.

Segundo Epicuro (Grécia, 270 AC), “o ideal da Filosofia é atingir a felicidade, porque o bem reside no prazer”. Creio que o princípio da Filosofia seja levar o homem ao livre-arbítrio-100%, livre de condicionamentos e programações.

O ideal da Filosofia é atingir a felicidade, porque o bem reside no prazer. – Epicuro

Histórica e milenarmente sabe-se que felicidade é o que homem mais busca. Sabe-se, também, que poder é o que ele mais quer. Mas, apesar do notório egoísmo humano, comum a todos nós (só varia o grau), o homem só terá o poder e só será feliz se tiver prazer em dar felicidade a quem convive com ele, porque sozinho ele nunca o conseguiria…

VOCÊ QUER SER BOM MESMO?

Sim, então creia que a Ética deve ser o princípio de vida de qualquer organização. Ética, além de qualquer definição, é ocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva. Conduta Ética tem quem manifesta Bondade, condição prévia àquele que quer ser bem sucedido em toda e qualquer atividade humana. Capacite-se para poder ser bom, sempre!

O grande desafio de um Grande Líder, segundo os Samurais, é sempre liderar com humanismo e ética. O Código Samurai (Bushido) nos inspira e ensina a liderar dentro de princípios importantes e elevados, como a Bondade.

Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC, especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”.

Liderança: vale a pena liderar com bondade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *