Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 22 novembro, 2017 às 12:55
Lições Financeiras de Startups de Sucesso
Anderson Borges (à esquerda), da ContaAzul, e Vitor Torres, da Contabilizei (Foto: Andre Henriques / Studio3X)

Na primeira edição do PEGN Talks, realizada em 18/10, donos de startups de sucesso falaram sobre suas práticas de gestão financeira para uma plateia de 150 pessoas. Subiram ao palco do evento – promovido por Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Anderson Borges, sócio e CTO da ContaAzul, e Vitor Torres, CEO e cofundador da Contabilizei.

Confira alguns dos ensinamentos dos empreendedores:

1. Ganho de escala exige profissionalização

Anderson Borges é sócio e CTO da ContaAzul, empresa de Joinville (SC) que criou um sistema de gestão online para pequenas empresas. Entre o surgimento da ideia e a fundação da empresa, em 2012, passaram-se 13 anos. “Foi tempo suficiente para entendermos que escala só se ganha com disciplina e profissionalização da administração”, afirma Borges. Hoje, as diretrizes que a empresa aplica à sua própria gestão financeira são as mesmas que norteiam os produtos oferecidos aos clientes. “Automatizamos os processos ao máximo para reduzir o trabalho manual e garantir total controle das métricas”, diz.

2. Liberdade só vem com disciplina
Para Vitor Torres, CEO da Contabilizei, empresa curitibana especializada em serviços de contabilidade online, quem mais se beneficia do total controle das finanças é o próprio empreendedor. “É só com essa disciplina que se alcançam tranquilidade e liberdade para tocar o negócio”, diz Torres. Ele conta que, no início do negócio – fundado em 2012 –, olhava os indicadores financeiros diariamente. “Hoje tenho um CFO que acompanha isso de perto, mas não abro mão de fazer a minha própria análise uma vez por mês”, afirma.

3. Finanças em dia atraem investimento
Antes de receber os primeiros aportes de investidores, a ContaAzul operava na garagem da casa da avó de um dos sócios. “Apesar da estrutura improvisada, sempre tivemos controle dos nossos indicadores econômicos e financeiros para embasar os planejamentos”, diz Borges. Segundo ele, ter as contas em dia fez toda a diferença na hora de levantar investimentos. “Estávamos prontos para olhar nos olhos dos possíveis investidores, apresentar a empresa e mostrar todo o potencial de retorno do negócio”, afirma Borges.

4. Lucro reinvestido gera crescimento
A retirada de lucros ainda não faz parte dos planos dos sócios da ContaAzul. Desde a fundação, todo o excedente é reinvestido na própria empresa. “Nosso software ainda tem muito a evoluir e precisa dessa reserva”, afirma Borges. Para garantir a subsistência dos sócios, eles definiram pró-labores que garantam a tranquilidade financeira dos empreendedores e que permitam a eles focar nos planos estratégicos do negócio.

5. Seja o “MacGyver” do seu negócio
Formado em Administração de Empresas, Torres buscou durante muito tempo um desenvolvedor para materializar a proposta do Contabilizei. Depois de três tentativas frustradas, descobriu que não precisava de um colaborador autônomo, mas de um sócio para o negócio. “Temos que compartilhar sonhos com as pessoas certas, cuja visão e valores de negócio estejam alinhados aos nossos”, diz. Outra lição que aprendeu foi a necessidade de ele mesmo colocar a mão na massa. “Quando desenvolvemos determinada competência e dominamos certas habilidades, recrutamos melhor as pessoas que irão tocar o projeto ao nosso lado”, afirma Torres. A dica vale especialmente para o financeiro da empresa. “Afinal, toda a realidade da empresa se vê refletida nos seus dados econômicos e financeiros.”

5 lições financeiras de startups de sucesso
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *