Via : Saia do Lugar

Publicado: quarta-feira, 26 julho, 2017 às 13:13
Importância da Gestão da Folha de pagamento
Se souber gerenciar a folha de pagamento, você estará mais seguro contra as falhas comuns no procedimento

Também chamada de contracheque, a folha de pagamento é uma lista que contém a remuneração paga aos colaboradores. Esse documento transforma as informações trabalhistas em dados contábeis, que possibilitam calcular o valor do salário bruto e, principalmente, do líquido (no qual já são contabilizados os descontos).

gestão de folha de pagamento é uma necessidade que aparece todos os meses diante do empreendedor. Afinal de contas, lidar com o salário de colaboradores nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, ela pode ser simplificada utilizando a tecnologia a seu favor.

Essa prática ajuda a evitar erros, que podem ocasionar processos trabalhistas e até o pagamento de multas. Portanto, se você souber gerenciar a folha de pagamento, estará mais seguro e protegido contra as potenciais falhas comuns durante esse procedimento.

Para ajudá-lo nessa empreitada nós criamos este post. A ideia é apresentar os seguintes assuntos:

  • o que é a folha de pagamento;
  • como funciona;
  • por que fazer a gestão da folha de pagamento;
  • quais dicas ajudam nesse processo.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda melhor.

O que é a folha de pagamento?

Também chamada de contracheque, a folha de pagamento é uma lista que contém a remuneração paga aos colaboradores. Esse documento transforma as informações trabalhistas em dados contábeis, que possibilitam calcular o valor do salário bruto e, principalmente, do líquido (no qual já são contabilizados os descontos).

Todas as empresas são obrigadas a elaborar suas folhas de pagamento todos os meses. Essa diretriz está determinada no Decreto 3.048/1999 e deve ser cumprida a fim de evitar o sofrimento de sanções e o pagamento de multas.

Devido a suas características, a elaboração da folha de pagamento exige conhecimentos em Recursos Humanos (RH), matemática financeira e leis trabalhistas. É por isso que esse documento possui função fiscal, operacional e contábil.

Além disso, reúne informações sobre a relação de trabalho existente e as modifica para dados contábeis usando quantidade, códigos, referência, valores e porcentagens.

Como a folha de pagamento funciona?

Esse é um documento relevante e que, de certo modo, apresenta um histórico do colaborador dentro da empresa. Sua relevância é determinada pela função que exerce, que é retratar o cargo assumido pelo contratado e detalhar a remuneração recebida.

As informações básicas que devem constar na folha de pagamento são:

  • nome do colaborador;
  • cargo exercido;
  • parcelas que fazem parte da remuneração;
  • parcelas que não compõem a remuneração, por exemplo, ajuda de custo e diárias;
  • descontos realizados;
  • valor líquido que deve ser pago;
  • controle de frequência do colaborador;
  • forma e prazo do pagamento.
Entenda a importância de uma boa gestão de folha de pagamento
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *