Via : Dna do Empreendedor

Publicado: quarta-feira, 14 junho, 2017 às 16:49
Ao notar que o celular é o responsável por falta de foco ou diminuição de produtividade, procure deixá-lo um pouco longe de você

Ler e-mails, notícias, acessar às redes sociais, tirar fotos, fazer vídeos, ter inúmeros jogos e até conteúdos ligados a seu dia a dia no trabalho. Tudo isso está a apenas um ou dois toques de seus dedos, em seu smartphone.

O problema é que com tanta tecnologia, o que poderia ajudar, às vezes atrapalha e pode tirar a concentração no trabalho.

Não é de hoje que o celular tornou-se um artefato muito presente na vida de todos. O que antes era um mero telefone, tornou-se, para muitos, parte fundamental do cotidiano.

Mais de 168 milhões no Brasil

De acordo com dados divulgados na 27ª Pesquisa Anual do Uso de TI 2016, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), somente no Brasil, são mais de 168 milhões de aparelhos, conectados, recebendo conteúdos diversos a todo o tempo.

Somos o terceiro país que passa mais tempo conectado. Segundo a pesquisa da associação de marketing móvel MMA realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest, o brasileiro passa, em média 3h14 por dia no aparelho. Quando se trata dos jovens millenials, este número passa para 4h.

É realmente difícil se desvencilhar, não é mesmo? Mas o DNA do Empreendedor separou algumas dicas para que seu rendimento não caia por causa de seu smartphone. Confira!

Fique um pouco longe do aparelho

A não ser que seu trabalho envolva vendas e seja estritamente necessário o uso constante do celular, guardá-lo longe de seu alcance fará com que você se desconecte do aparelho ao menos por um período de tempo e mantenha sua concentração no trabalho a ser feito.

Ao notar que o celular é o responsável por falta de foco ou diminuição de produtividade, procure deixá-lo um pouco longe de você. Se programe para olhá-lo somente de vez em quando.

Aproveite as pausas e veja o celular

Reservar alguns períodos de seu dia para relaxar um pouco, ao contrário do que muitos pensam, ajuda a retomar a concentração. Que tal aproveitar essa pausa (que pode ser feita de uma em uma hora, por exemplo) para ver se há mensagens importantes ou mesmo algo novo em suas redes sociais?

Silencie grupos e mensagens

Deixe os grupos de amigos, família no modo silencioso. Muitas vezes, estamos concentrados nos afazeres. Ao simples vibrar do celular ao lado ou mesmo por perto, nos distraímos. Quando praticar a dica anterior, aproveite para olhar as novidades em mensagens.

Avise aos mais próximos sobre sua decisão de se desligar um pouco do aparelho. Obviamente, se estiver esperando notícias de alguém ou mesmo informações importantes, desconsidere esse passo, deixando apenas as pessoas envolvidas com alerta ligado.

Dicas para desconectar e se libertar

Se você é o tipo de pessoa que não consegue se desligar do smartphone, e tem, além da concentração no trabalho, a concentração em outros momentos atrapalhada pelo celular, alguns exercícios diários podem ajudá-lo:

Quando estiver com amigos, procure não olhar para o telefone;
Faça o mesmo em reuniões de trabalho;
Dê atenção a quem está perto de você;
Nos momentos de folga e relaxamento, procure outras atividades como escrever à mão, assistir a um filme, seriado ou mesmo fazer uma caminhada revigorante, sem levar o aparelho;
Cuidado para o celular não perturbar o seu sono. O modo “não perturbe” pode ser a saída para que você não se distraia com o celular quando está tentando dormir.

E você, tem dificuldade de se libertar de seu smartphone? Comente!

Como evitar que o celular tire sua concentração no trabalho
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *