Via :

Publicado: segunda-feira, 29 junho, 2015 às 16:34

13982877Com a adesão da internet por milhões de brasileiros, já era de se esperar que as maiores empresas do setor se instalariam de vez no país. E esta foi a constatação de um relatório da Associação Brasileira de Internet (Abranet), que verificou um aumento no número de novas oportunidades de trabalho criadas com a chegada dessas companhias.

De acordo com a pesquisa, as empresas do segmento de internet geraram 57.780 novos empregos entre 2012 e 2014 e a desoneração da folha de pagamento promovida com a lei 12.546/2011 contribui para esse indicador. O dado consta no estudo sobre faturamento, empregabilidade, massa salarial e arrecadação federal das empresas do setor, que a Abranet apresentou ao deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ), relator do Projeto de Lei 863/2015, do Poder Executivo, que reduz a desoneração da folha de pagamentos de 56 setores da economia.

Segundo o estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, foram criados, em média, 19.260 novos postos de trabalho nos últimos três anos. O crescimento acumulado do número de profissionais foi de 18,47%, com média de 5,82% ao ano. “O crescimento contínuo no número de funcionários do segmento de Internet, beneficiados com a promulgação da Lei de Desoneração de Folha de Pagamento, não deixa dúvidas da sua eficiência”, destaca o estudo.

Com a lei 12.546/2011, o cálculo da contribuição previdenciária patronal passou a vigorar com as alíquotas de 2% e de 1% para serviços de tecnologia da informação e da indústria, respectivamente, aplicada diretamente sobre o faturamento das empresas, ao invés de 20% sobre a folha de pagamento. Em razão da necessidade de aumentar sua arrecadação, o governo propôs o PL 863, que tramita na Câmara dos Deputados.

“Apresentamos ao deputado Picciani os dados do nosso estudo, enfatizando a importância da desoneração na geração de empregos nas empresas de Internet”, conta Eduardo Parajo, presidente da Abranet, que se reuniu com o parlamentar no dia 11 de junho, em Brasília.

“Com a Lei 12.546, as empresas puderam investir no aumento do quadro de funcionários, sem ampliar na mesma proporção os custos trabalhistas. E o efeito foi nulo quanto aos custos previdenciários”, destaca Parajo.

O presidente lembra ainda que o estudo da Abranet mostra um aumento da arrecadação previdenciária, uma vez que a lei 12.546 define que o valor da contribuição previdenciária patronal cresce proporcionalmente ao aumento do faturamento das empresas. Em 2012, as empresas de Internet faturaram R$ 96,4 bilhões; em 2014, foram R$ 144,6 bi – aumento de 50%.

“As empresas de Internet vêm contribuindo para a geração de empregos no País. Estamos temerosos quanto ao impacto do fim da desoneração, especialmente com a possibilidade de haver desemprego, pois as empresas já estão lidando com uma situação econômica crítica”, alerta.

Via Canal Tech

Empresas de Internet geraram mais de 57 mil novos empregos no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *