Via :

Publicado: segunda-feira, 29 junho, 2015 às 16:50

downloadHá cerca de 10 anos muitos de nós começávamos a ouvir falar sobre mídias sociais pela primeira vez. Agora, a mídia social tem um papel gigante em nossas vidas, nos permite compartilhar fotos e mensagens com familiares e amigos, e obter notícias atualizadas diariamente. Por meio das mídias sociais podemos nos expressar tanto para o nosso círculo íntimo quanto para o mundo. Então, quão devastador seria se alguém conseguisse invadir uma de nossas contas de redes sociais?

Em posse de uma conta, os hackers poderiam causar alguns estragos como o envio de links comprometidos para todos os seus seguidores no Twitter e facebook. Ou pior, usar as informações pessoais a fim de roubar a identidade do usuário, o que poderia levar anos para consertar. Infelizmente, invadir uma conta de mídia social pode ser bem fácil, seja apenas com um clique em um e-mail de phishing ou fazendo uso de uma senha fraca, fácil de adivinhar.

Existem algumas ações simples que podem ajudar a deixar as contas mais seguras. Veja algumas dicas:

Apague os aplicativos não utilizados. Faça um inventário de suas contas de mídia social para ver se existem aplicativos de terceiros que tenham acesso a seus dados pessoais. Exclua todos os aplicativos que você não usa ou não precisa. Os aplicativos são capazes de acessar os dados do perfil e podem servir como porta de entrada para hackers.

Tenha cuidado com quem você se relaciona online. Apenas aceite pedidos de amizade de pessoas que você conhece na vida real. Muitas vezes hackers enviam solicitações de amizade a desconhecidos para que eles possam obter as informações pessoais que são compartilhadas na rede a fim de tirar vantagem em golpes futuros.

Cuidado com o que você compartilha. Verifique suas configurações de privacidade para controlar quem vê as suas mensagens. Além disso, é importante ter cuidado com o que é compartilhado, pense que tudo o que você posta estará disponível na internet para sempre. Por exemplo, publicar que estará ausente nas férias poderia informar um ladrão que você não está em casa e indicar-lhe que é um bom momento para roubá-lo. Se realmente você optar por fazer publicações sobre sua vida pessoal ou detalhes íntimos, crie um grupo reduzido dentro dos seus amigos, incluindo nele apenas pessoas mais próximas, e faça a publicação disponível apenas a esse grupo.

Use senhas fortes. As senhas consideradas mais fortes contêm pelo menos oito caracteres em uma combinação de letras, símbolos e números, maiúsculas e minúsculas, e são exclusivas para cada conta. Se você tem dificuldade para lembrar e manter o controle de todos os seus nomes de usuário e senhas, uma opção segura é usar um gerenciador de senhas.

Use ferramentas de multiautenticação. Se um hacker conseguir obter a sua senha e nome de usuário, ele consegue facilmente roubar a sua conta. Mas ao ativar a autenticação de identidade por mais de um fator como impressão digital, reconhecimento facial ou de voz, ou mesmo a utilização de um token, ninguém além do dono terá acesso a conta.

Use um software de segurança. Mantenha um software de segurança instalado e atualizado em todos os seus dispositivos como o McAfee LiveSafe ™.

Thiago Hyppolito – Engenheiro de produtos da McAfee do Brasil, integrante da Intel Security

Via Canal Tech

 

Dicas para você proteger suas contas de mídias sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *