Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 29 novembro, 2017 às 11:54
Características de um bom líder
O líder do futuro estabelece princípios para promover e assegurar o comportamento ético nas relações

Não é só a tecnologia que avança. Mudam também as técnicas de gestão. No entanto, o aspecto da liderança continuará tendo um papel importante, embora diferente.

Mas, afinal, o que é preciso fazer para se tornar um líder admirado — e não temido — pelas pessoas e, como resultado disso, colher bons frutos nos negócios? Essa é uma questão que todo empreendedor deve ter em mente, por dois motivos, no mínimo.

Primeiro, o empreendedorismo, principalmente nas organizações de pequeno e médio porte, tem sido citado por estudiosos como uma canal para o desenvolvimento de uma nova figura do líder, dados o tamanho e a flexibilidade desse tipo de negócio, que geralmente tem um foco muito ajustado nas necessidades dos clientes.

E, segundo, o caminho da busca por crescimento passa, necessariamente, pela liderança.

Com foco na realidade das micro e pequenas empresas (MPEs), a Fundação Nacional da Qualidade, que há 25 anos atua no movimento pela excelência da gestão, elaborou uma série de premissas que podem nortear os gestores na construção de práticas que incentivam a liderança e a sua inserção no programa de gestão da empresa.

O ponto de partida é, justamente, a liderança

“É por meio dela, aliada à ética e à governança, que as organizações conseguem trilhar o caminho da excelência da gestão, contribuindo, de forma direta e decisiva, para que as empresas se tornem sustentáveis, atinjam seus resultados e gerem valor à sociedade”, defende o presidente executivo da (FNQ), Jairo Martins.

1 – Aprenda a se comunicar:

Uma organização que deseja crescer de forma perene e sistêmica precisa exercitar a liderança diariamente, e a comunicação, neste sentido, tem papel fundamental, uma vez que permite a integração de todas as partes do processo. A partir dela, valores e conceitos de ética serão disseminados, gerando o engajamento de colaboradores e a estruturação de práticas de gestão e das condições necessárias à busca da excelência;

2 – A missão é clara:

Elabore a missão da empresa e divulgue aos seus colaboradores;

3 – Ética nas relações:

Verifique de que forma a ética é praticada e incentivada por você e pelos demais dirigentes (se houver), nas relações internas e externas, como no tratamento com clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade, entre outros. É fundamental estabelecer princípios para promover e assegurar o comportamento ético nas relações;

4 – Analise o desempenho:

Líderes e gestores devem analisar constantemente o desempenho da sua empresa, para garantir que seus objetivos e metas sejam cumpridos. A análise deve ser realizada de forma sistêmica e relacionada a aspectos financeiros, bem como a produção, vendas, clientes, colaboradores e fornecedores;

5 – Aprenda a compartilhar:

Metas, objetivos, estratégias e resultados precisam ser compartilhados com os colaboradores, para que o grupo possa buscar os mesmos ideais. Sabe-se que, quando os colaboradores da empresa entendem os objetivos e acompanham os resultados, o nível de produtividade e comprometimento aumenta;

6 – Inspire novos líderes:

É função da liderança formar e desenvolver novos líderes, de forma estruturada, evitando preferências pessoais. O crescimento da empresa e a capacidade e as competências gerenciais estão diretamente ligados aos investimentos no desenvolvimento de gestores e na liderança;

7 – Mantenha-se informado:

Analisar cenários e antecipar-se às tendências auxiliam no crescimento das empresas e no processo de construção da inovação. É importante buscar informações e conhecimento, assim como criar parcerias que possam promover a cultura de inovação, melhoria e excelência. A liderança deve apoiar o desenvolvimento de um ambiente propício ao incentivo e à troca de ideias.

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