Via :

Publicado: quarta-feira, 9 dezembro, 2015 às 12:22

empreender“O medo é normal porque estamos falando de uma incerteza. Você tem que aprender a se virar”, diz Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Abrir um negócio é lidar com incertezas e vai dizer que não bate uma enorme ansiedade? As dúvidas vão desde se os clientes chegarão, se as vendas vão crescer até se a empresa vai dar certo mesmo.

Para acalmar os ânimos não se preocupar tanto por antecipação, a recomendação é – esteja bem preparado. O plano de negócios é um bom começo neste processo. Planejando as etapas do negócio, colocando os custos no papel, o empreendedor tem um pouco mais como vislumbrar o que o espera no futuro da empresa. Além disso, é importante conhecer o dia a dia do negócio que se planeja abrir. Por exemplo: visitar lojas semelhantes a que se pretende abrir e conversar com outros empresários é uma boa ideia.

Além de ver como as coisas funcionam na prática, é muito importante estudar através de literatura sobre a área que se pretende atuar, segundo Nakagawa, o empresário tem que se preparar lendo também – “Acho que a gente lê pouco sobre gestão de negócios. A leitura ajuda a acalmar os ânimos. Com os nervos aflorados, o dono da pequena empresa tende a tomar decisões mais pessoais e nem sempre favoráveis para o negócio”.

Marcelo Nakagawa sugere também:

Tenha Bons Sócios

Dividir as angústias da pequena empresa com alguém já é um bom caminho para acalmar o medo do empreendedor. “Brasileiro ainda tem um pouco de preconceito em querer dividir poder. Mas sócios são muito bem vindos quando têm competências complementares”, diz Nakagawa.

Faça um Planejamento Financeiro

Fazer contas, planilhas e previsões financeiras costuma ser, segundo o professor, a parte considerada chata pela maioria dos empreendedores, principalmente aqueles com mais facilidade para vendas e tarefas operacionais.

Fazer o planejamento financeiro, no entanto, é essencial e pode aliviar bastante o medo inicial. “O empreendedor tem que fazer planilhas para o negócio, projetar fluxo de caixa, desenvolver cenários otimista, realista e pessimista”, diz.

Outro passo importante para não surtar, especialmente nos primeiros dias, é ter uma planilha também para organizar o tempo. Assim, é possível saber se os esforços estão sendo dedicados ao que realmente importa.

Busque Mentores

Ouvir opiniões externas é uma forma de melhorar seu negócio e não custa nada. O professor recomenda que os empresários tenham pelo menos um mentor para conversar sobre a empresa, tirar dúvidas, ouvir recomendações e ter exemplos.

“O fato de ter mentor e de conversar sobre o negócio com alguém que está olhando de fora pode dar uma maior confiança e uma opinião sincera”, indica.

Um bom mentor pode ser um empresário, um professor ou mesmo um amigo. “Precisa ajudar a enxergar o negócio como sistema”, diz.

Participar de grupos ou redes com outros empresários é uma boa dica. “Pode ser para comer uma pizza de tempos em tempos e discutir negócios. Isso tira um pouco da ansiedade”, afirma Nakagawa.

Via Canal do Empreendedor.com

Dicas para empreender sem medo e com menos ansiedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *