Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 2 maio, 2018 às 10:00
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Para conseguir otimizar ao máximo a produção, o gestor responsável precisa ter muita atenção e estratégia

Evitar o desperdício é um assunto sério para todo empreendedor. Afinal, essa é a maneira mais barata de aumentar o lucro sem mexer no faturamento. Mas se engana quem pensa que eliminar todas as perdas seja um processo tão fácil ou simples de implementar. Para conseguir otimizar ao máximo a produção, o gestor responsável precisa ter muita atenção e estratégia.

Decisões mais óbvias, como reduzir o quadro de funcionários ou comprar insumos mais baratos, podem até diminuir os gastos, mas tendem a ser um verdadeiro tiro no pé. Se a qualidade do produto cai, a experiência do cliente também é prejudicada. E isso leva a uma queda no faturamento.

Por isso, confira cinco dicas que irão te ajudar a esquadrinhar seu negócio de maneira segura em busca de mais produtividade:

1. Produza apenas o necessário

A superprodução é uma das grandes vilãs. Além de sobrecarregar o estoque, gerando mobilização de ativos, ela ainda pode ser um sinal de que você está gastando mais do que deveria com mão de obra e maquinário. O ideal é que sua manufatura acompanhe a demanda real, ou seja, se organize para produzir apenas o que será vendido. Normalmente, a superprodução é controlada com a redução da capacidade de equipamentos e reavaliação dos processos e fluxos do seu negócio.

2. Estoque otimizado

Estoque parado é sinônimo de prejuízo. Produtos acumulados podem ser perdidos por diversos motivos, como prazo de validade, armazenagem inadequada ou mesmo porque “passou a moda”. Estocar muito insumo ainda vai exigir um espaço maior e mais gasto com gestão. O ideal é manter a agenda de compras e de produção sistematizadas e planejadas; isso pode significar fazer compras semanais, de acordo com a demanda. Assim, você conhece melhor seu histórico e tem uma estatística mais segura do que gasta. Caso o empecilho para manter estoques menores seja a facilidade de compra, uma boa opção são os grandes atacados que fazem vendas online, como o Makro Food Service. Pela internet ou pelo telefone, o empreendedor pode encomendar o que precisa dos mais de 2.500 produtos disponíveis.

3. Sistematize a entrega

Tudo o que é transportado sem necessidade ou de maneira incorreta reduz a margem de lucro da empresa. Quando ocorrem perdas ou danos à mercadoria no caminho até o cliente, você perde dinheiro. Será preciso repor o produto, custear a entrega novamente e contornar a insatisfação do consumidor. Por isso, trace muito bem o que precisa ser entregue e como e quando isso será feito. Conheça também o método e o histórico de trabalho da transportadora que você escolher como parceira. Mais uma vez, o planejamento é a chave de processos eficientes.

4 . Elimine falhas

Eventuais problemas nos processos produtivos e a baixa qualidade de insumos tendem a acabar em produtos com defeitos, avarias, além de retrabalho. Nesses casos, o prejuízo acontece em várias frentes, já que há perda de matéria-prima, do tempo de trabalho da sua equipe, de uso dos equipamentos e até mesmo nos custos para o descarto do produto com defeito. Reduza as falhas padronizando os processos, estabelecendo procedimentos mais assertivos para a operação e treinando continuamente sua equipe. Além disso, não economize na qualidade de insumos que interferem diretamente na sua mercadoria ou serviço. E isso não quer dizer focar nos produtos de marcas mais conhecidas, mas experimentar os produtos de novas marcas, assegurar sua qualidade e os preços mais competitivos, manter a qualidade do seu produto e acabar aumentando sua margem de lucro.

5. Organize e ajuste processos

Antes de mais nada, é essencial que o espaço físico da sua empresa esteja organizado. Quando tudo está no seu devido lugar e os fluxos são bem estabelecidos, o rendimento do trabalhador é maior e melhor. A sistematização colabora ativamente para reduzir desperdícios com perda de material, erros e tempo de trabalho. Organize também o processo produtivo do seu negócio. Procedimentos adicionais que não geram valor agregado ao que será entregue ao cliente devem ser eliminados. Mantenha apenas o que, de fato, interfere positivamente na experiência do consumidor.

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