Via : Administradores.com
Os benefícios de ter uma equipe bem treinada e alinhada com a missão da empresa não são novidade. Profissionais engajados e bem informados produzem mais e melhor. A dificuldade está em manter a participação desses profissionais nos cursos e treinamentos oferecidos.
Hoje existem muitos recursos para treinamento e capacitação no mercado: versões online, aplicativos, vídeos em 360º, entre outros. Muitas empresas porém, encontram dificuldade em manter seus colaboradores participando desse processo, por não possuir uma cultura de aprendizagem bem formada.
Pensando nisso, Rafael Ramalho, especialista em Recursos Humanos da Woli, empresa referência continental em educação corporativa à distância, preparou algumas dicas para que os colaboradores consigam entender a importância desses recursos e efetivamente aderir à cultura da aprendizagem.
2. Divulgue
A falta de planejamento pode levar o programa todo a se perder, pois os colaboradores acabam não levando a sério. Estabeleça um cronograma, uma sequência, para execução dos treinamentos. Vale oferecer recompensas também, como entrega de certificados e até bonificações para a conclusão dos cursos ofertados;
4. Peça feedback
5. Mantenha o foco
Depois de estabelecidas essas ações, é importante manter a consistência, foco nas atividades de aprendizagem, ou seja, mantenha a engrenagem andando e vida. Atualize os cursos, o sistema de bonificaçoes e incentivo, com isso a cultura de aprendizagem ficará cada vez mais enraizada em sua empresa.
Vale lembrar que uma cultura de aprendizagem bem estabelecida torna qualquer mudança menos traumática e ajuda a manter dentro da empresa os colaboradores mais engajados na mudança.