Via : Administradores.com

Publicado: quarta-feira, 27 abril, 2016 às 12:51
finanças_2
É simples. Antes de comprar, faça a si mesmo a pergunta: é realmente necessário?

Estamos sempre ouvindo reclamações sobre falta de dinheiro, contas atrasadas no final do mês, aluguel atrasado, empréstimos vencidos, mas nunca paramos para pensar: por quê? Sim, um simples, por quê? É simples demais nos acertarmos com as dívidas, basta criar com a mesma vontade de gastar, hábitos de controle pessoal.

Toda vez que eu vou a uma loja, ou vou ao mercado, algum lugar do tipo, eu tenho uma lista, sim uma lista do que comprar, assim não corro o perigo de extrapolar o limite do cartão, de atrasar o aluguel, por falta de dinheiro etc. “Ah, mas o que que tem a ver uma lista, com todas as minhas dividas?”, você pode pensar.

Simples assim: no momento que você faz uma lista em casa, você verifica o que realmente está faltando e, ao chegar no mercado (com disciplina), você irá comprar somente os itens daquela lista.

Simples, não? Agora pense comigo: você não faz a lista, olha o que falta em casa, memoriza e vai ao mercado. Ao chegar, você vai andar de corredor a corredor, com produtos estrategicamente bem colocados, aí você olha aquela caixa de chocolate, aquele refrigerante, seu filho coloca o cereal mais caro no carrinho, você compra um kit de três desodorantes porque estava na promoção… A sua lista era de 10 itens, agora são 20… Então, a lista FAZ diferença.

Outra técnica que uso quando vou ao shopping, ou alguma loja de roupa, sapato etc é o seguinte: eu simplesmente chego na loja com o foco em comprar somente aquela camisa azul bebê, somente ela, então vem a vendedora (fazendo bem feito o trabalho dela) e diz que uma calça escura iria combinar muito bem com a camisa, que levando as duas peças ganharei um desconto de 20% e levando o sapato em couro legítimo ganharia um brinde… e assim vai, e você LEVA as peças, no cartão de crédito, e assim o salario do próximo mês que você nem tem já se foi.

Porém existe uma técnica que eu aplico e funciona perfeitamente, em lojas ou até no mercado  caso você não faça lista. É simples, Eu quero que você se pergunte: é realmente necessário? Simplesmente se pergunte isso, associe essa pergunta com as suas dividas, com as suas REAIS NECESSIDADES, “será que eu já não tenho calça escura demais?” Será que é necessário MAIS UM sapato?”.

Leve essa pergunta SIMPLES com você, e verá a diferença!

Bom, espero ter realmente ajudado alguém, que como eu e muitos outros, já nos vimos nesta situação, e que por sinal não é nada agradável. Lembrando que por mais que eu tenha dado dicas de finanças, o real objetivo deste artigo é abrir, nem que seja um pouco, o campo de visão dessas pessoas, que eu sei que é difícil perceber muitas vezes, mas talvez lendo aqui, você tenha se identificado e agora irá procurar se disciplinar, para até mesmo chegar muito feliz no fim do mês, mas não por estar recebendo, mas por ter sobrado dinheiro.

*Por Cauã Lopes

Dicas para colocar em prática e sair do vermelho agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *