Via : Revista PEGN

Publicado: sexta-feira, 26 agosto, 2016 às 20:25
Capacitação_distancia_2
Desde o início do EAD Sebrae-SP, mais de 200 mil alunos, entre pessoas físicas e jurídicas, concluíram os cursos

Em um cenário de retração econômica no país e de forte concorrência das empresas em todos os setores, a capacitação e o aprendizado dos empreendedores podem ser fundamentais para garantir o crescimento e o sucesso do negócio. No entanto, como fazer para encaixar os horários de um curso em uma agenda já tão apertada?

Para muitos donos de micro e pequenos negócios, a solução encontrada foi a educação a distância (EAD). Por serem rápidos, práticos e com a facilidade de poderem ser feitos em qualquer horário, bastando apenas ter acesso a um computador, os cursos de educação a distância se tornam a opção ideal para esse público. E a vantagem é que muitos deles são gratuitos e garantem certificados após a conclusão.

O Sebrae-SP, por exemplo, oferece atualmente 45 cursos de EAD disponíveis gratuitamente, tanto para quem já tem uma empresa quanto para quem pretende abrir. Os cursos têm duração média de três horas e os empreendedores podem concluir o programa em até 15 dias a partir da inscrição. Desde o início da educação a distância do Sebrae-SP, em 2009, mais de 200 mil alunos, entre pessoas físicas e jurídicas, concluíram os cursos.

Os cursos de educação a distância do Sebrae-SP são estruturados a partir de uma necessidade detectada dos empreendedores, explica a gestora de EADs do Sebrae-SP, Claudia Brum. “Definimos os principais conteúdos necessários para apoiar os donos de pequenos negócios na solução de seus problemas de gestão e, a partir dessas necessidades, são definidas as atividades, os temas e as estratégias educacionais”, diz.

O empreendedor Antônio Rezende de Oliveira, proprietário da Embalagens Carrão, na zona leste de São Paulo, já fez oito cursos de EAD do Sebrae-SP. Entre eles, o de Pequenas Empresas para Redes Sociais e o de Design na Empresa. Depois de concluir os cursos, o empresário afirma que sentiu uma melhoria no dia a dia dos negócios. “Na correria da rotina do trabalho, os cursos de EAD me deram várias dicas e informações que contribuíram e mudaram as minhas ações dentro da empresa”, conta.

Oliveira também concorda que a capacitação para um dono de pequeno negócio é fundamental para o crescimento e rendimento da empresa. “Adquirir conhecimento só vai trazer benefícios e ganhos, como ocorreu no meu caso. Eu me senti estimulado, me abriu novos caminhos e mudei até mesmo a forma de pensar”, diz.

Para muitos interessados em um curso a distância, a tecnologia pode parecer um fator complicador: há a ideia de que é preciso ser um “expert” para estudar pela internet. Nada mais longe da verdade, de acordo com quem já participou. “Achei os cursos muito simples, autoexplicativos e fáceis de serem feitos. Não tive nenhum problema. O bom é que a pessoa pode fazer a qualquer hora, inclusive à noite, quando não está mais com a cabeça voltada ao trabalho”, afirma Oliveira.

A gestora Claudia Brum afirma que a plataforma dos cursos foi desenvolvida para atender a todos os públicos, mesmo aqueles com uma noção básica de informática. “O ambiente de aprendizagem é intuitivo, basta seguir o passo a passo. Em caso de dúvidas, oferecemos todo o suporte online”, diz.

O empreendedor Osvaldo Pasqual é um Microempreendedor Individual (MEI) que atua no setor de comércio na cidade de Ibitinga, interior de São Paulo. Ele já passou por três temas de educação a distância do Sebrae-SP, entre eles o de redes sociais. “Com o que aprendemos no curso, nós criamos uma página no Facebook e começamos a colocar as fotos dos panos de prato que vendemos. Muita gente nos procurou querendo saber mais detalhes”, conta.

Pasqual também elogiou a facilidade e dinâmica do procedimento para a realização dos cursos online. “É uma forma simples e rápida de se adquirir conhecimento e dicas para o seu negócio. Eu indico para todos os amigos”, afirma.

COMO FAZER
Para fazer um curso de educação a distância do Sebrae-SP, basta o interessado se cadastrar no portal da entidade (www.sebraesp.com.br) e, com esse mesmo cadastro, acessar o portal de EAD (www.sebraesp.com.br/ ead). Alguns conteúdos e cursos são de acesso exclusivo para pessoas vinculadas a uma empresa (com CNPJ). As nove áreas disponíveis para os cursos de EAD do Sebrae-SP são Administração e Planejamento, Comércio Exterior, Empreendedorismo, Finanças, Gestão de Pessoas, Inova- ção, Tecnologia e Sustentabilidade, Legislação, Marketing e Operações: produção, logística e qualidade.

Para quem quer se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), o EAD do Sebrae-SP oferece um curso específico sobre formalização, em que é mostrado o passo a passo para se formalizar, além dos benefícios de sair da informalidade.

E-BOOK
Dentro da página de Educação a Distância do Sebrae-SP, também é possível garantir uma certificação por meio de um curso off-line e estudar mesmo quando não estiver conectado à internet. Basta fazer o download dos materiais didáticos e acessar o curso no formato de e-book para ler, fazer as atividades e aprender sobre diversos temas de gestão de pequenos negócios. Depois é só ir até a área de avaliações, responder às questões específicas do curso e gerar o certificado de conclusão. É muito simples e prático.

O empreendedor pode escolher entre baixar em seu computador ou leitor de e-books ou, ainda, imprimir para estudar na hora e do jeito que preferir. Para fazer o download de um e-book é só acessar a página de EAD do Sebrae-SP.

Cursos de capacitação à distância ajudam empreendedores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *