Via : Agência Sebrae
Os indicadores mostram que a vida das micro e pequenas empresas não anda nada fácil. Só no primeiro semestre a queda no faturamento foi de 13,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Diante desse cenário desafiador, a consultora de marketing do Sebrae-SP, Tatiana Santini Pires de Campos, listou cinco dicas de marketing que podem ajudar a pequena empresa a enfrentar esse período. Confira:
– Defina o posicionamento de mercado da sua empresa e invista na sua marca
– Tenha claro o público-alvo (segmento de mercado) que sua empresa pode atender ou que gostaria de atingir
– Defina estratégias de marketing para a empresa, baseada nos principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção e pessoas)
– Ofereça um bom atendimento aos seus clientes, antes – durante e depois da venda
– Planeje, implemente e monitore as ações de marketing
De acordo com a consultora de marketing do Sebrae-SP, todo empresário precisa planejar e investir em um plano de marketing. “O plano de marketing é uma ferramenta importante para ajudar o empresário a se adaptar às mudanças constantes do mercado, identificar tendências e criar vantagens competitivas para se destacar”, explica.