Via : Saia do Lugar

Publicado: quarta-feira, 21 setembro, 2016 às 20:05

Como as vendas são a fonte de recursos mais importante para a maioria das empresas, o aumento no número delas frequentemente aparece como um objetivo entre os negócios.

Como vender mais?

O problema é que vender, por si só, é uma tarefa complexa e muitas empresas não sabem onde focar seus recursos e esforços para, finalmente, conseguir aumentar o número de conversões.

Se você quer que o seu negócio tenha mais vendas, mais clientes e mais receitas, então veja a seguir nossas dicas para conseguir esse resultado.

Como saber se estou vendendo para as pessoas certas?

Antes mesmo de pensar em aumentar as vendas você deve reconhecer a situação atual do seu negócio. Uma dessas identificações deve ser a de saber se você está ou não vendendo para as pessoas certas.

Fazer essa identificação é muito importante porque um cliente que não é adequado dificilmente ficará satisfeito com o que você oferece.

O motivo é simples: no seu planejamento estratégico, o seu produto tem como finalidade atender a uma necessidade pré-determinada.

Se você vende para as pessoas erradas, está oferecendo um produto que resolve apenas parcialmente o problema delas.

Nesse caso, o erro não está no seu item e nem no consumidor, mas no fato de que a compra foi direcionada para a pessoa inadequada.

Para saber se você está vendendo para a pessoa certa, coloque em prática ações como:

Identifique a aderência dos produtos ao mercado

Tenha metas bem definidas
Tenha metas bem definidas

Se você estiver vendendo para as pessoas certas, seus produtos têm boa receptividade no mercado e boa aderência junto aos consumidores.

Por outro lado, se as pessoas incorretas estão realizando as compras, o seu produto torna-se a segunda opção ou então o item que é sempre deixado de lado.

Avalie, por exemplo, questões como quantidade de vendas, vendas recorrentes e popularidade dos produtos.

Quanto maiores forem esses números, maiores são os indícios de que o público certo está sendo atingido.

Avalie a satisfação do cliente

Inclusive, o item anterior está diretamente relacionado à satisfação do cliente.

Quanto mais satisfeito ele fica, mais ele compra, mais vezes ele retorna e mais ele divulga o produto.

Se você tem garantias sobre a qualidade do item, tem processos de atendimento e vendas alinhados e bem planejados e ainda assim a satisfação do cliente está em níveis abaixo do esperado, então pode ser que você esteja vendendo para a pessoa errada.

Analise o ciclo de vendas

É natural que alguns empreendimentos possuam um ciclo de vendas mais demorado, especialmente quando a tomada de decisão é mais importante ou envolve um valor maior.

Por outro lado, se o ciclo de vendas está muito mais longo do que o esperado, pode ser devido à venda para as pessoas erradas.

Quando o alvo das vendas não é a pessoa certa, é preciso realizar um esforço muito mais para convencê-lo a comprar, o que eleva o ciclo de vendas de maneira considerável.

Como usar o funil de vendas?

O funil de vendas ou pipeline de vendas é uma ferramenta muito útil para planejar as suas estratégias de vendas.

Ele basicamente coloca o cliente em estágios diferentes do processo de compras, permitindo uma abordagem mais adequada.

Para usar o funil corretamente, cada etapa é caracterizada da seguinte forma:

Topo do funil

Clientes que estão no topo do funil ainda não sabem que têm um problema ou apenas recentemente tomaram conhecimento da situação.

Ainda não compreendem completamente qual é o problema e nem consideram soluções.

Nessa etapa, o ideal é educar o cliente de modo a garantir que ele compreenda melhor o seu problema.

Meio de funil

Quando o cliente está no meio de funil ele já tem noção do problema ou situação que encara e começa a considerar as primeiras opções para resolver essa questão.

Aqui, o importante é continuar a oferecer informações que apoiem a tomada de decisão do cliente, mas também é necessário começar a mostrar quais são as opções disponíveis de modo que o processo de compra se encaminhe para o final.

Fundo de funil

No fundo de funil, o cliente já sabe qual é seu problema e qual a solução necessária e agora ele considera as opções entre as diferentes empresas.

Essa etapa é a mais adequada para a abordagem direta da equipe de vendas, de modo a fazer uma oferta atrativa e que corresponda ao perfil do comprador.

7 dicas de como aumentar as vendas

Está vendendo para as pessoas certas e colocou o funil de vendas em prática? Ótimo, agora você pode colocar em prática algumas dicas para conseguir aumentar o volume de vendas de maneira geral.

Dentre as indicações, aproveite as seguintes recomendações:

Estude seu cliente mais a fundo

Por mais que você tenha uma buyer persona bem definida e saiba, no geral, quem é o seu público-alvo, você não deve se manter acomodado com esse tipo de informação.

O motivo é bem simples: o mercado é bem dinâmico e as necessidades dos seus clientes podem mudar sem fazer alarde.

Por isso, estude seu cliente mais a fundo para conhecer exatamente do que ele precisa, o que ele espera de uma solução para seus problemas e o que o satisfaz.

Com esse tipo de informação, fica mais fácil planejar uma boa estratégia de vendas.

Tenha metas bem definidas

E por falar nisso, é fundamental definir estratégias adequadas.

Simplesmente visar ao aumento das vendas de modo genérico não é o suficiente, já que vender uma unidade a mais já é um aumento, nesse caso.

Por isso, defina um período de tempo para que esse aumento nas vendas aconteça e estabeleça números para esse acréscimo nas vendas.

Além de contribuir para o controle e acompanhamento, essa atitude também favorece a motivação dos vendedores.

Agregue valor ao produto

Em vez de simplesmente diminuir o preço em promoções que nem sempre são efetivas e que comprometem a lucratividade, opte por agregar valor ao seu produto.

Uma melhora na qualidade, um ganho de funcionalidade ou uma característica diferenciada são elementos que permitem que o seu produto tenha mais valor percebido pelos clientes.

Se você mantém o preço e agrega valor a produto, o resultado é que o cliente sente que paga menos por mais, o que leva a um aumento das vendas.

Fidelize sua base de clientes

Saber como vender mais não significa, necessariamente, atingir novas pessoas. Em vez disso, é possível fidelizar quem já comprou no seu negócio.

Além de ser mais barato, isso gera dois efeitos benéficos: os clientes ficam mais satisfeitos e divulgam os produtos para outras pessoas, diminuindo o custo de aquisição para novas vendas.

Por isso, vale a pena caprichar no atendimento e, principalmente, se focar no pós-venda para conseguir compras recorrentes.

Faça um atendimento personalizado

O cliente não quer, necessariamente, comprar o seu produto.

O que ele quer de verdade é resolver um problema ou ter uma necessidade atendida — e pode calhar de o seu produto ser a solução ideal.

Por isso, é fundamental reconhecer quais são essas necessidades e interesses e isso só é possível ouvindo o cliente.

Na hora do atendimento, garanta que a sua equipe realmente escute o que o cliente tem a dizer de modo a poder ajudá-lo de forma personalizada.

Além disso, um tratamento mais pessoal — o que não significa íntimo — funciona muito melhor do que um tratamento puramente comercial.

Chamar o cliente pelo nome, dar espaço a ele e dividir experiências funciona mais do que apenas tentar vender a todo custo.

Faça a compra ser uma conclusão do cliente

Uma das melhores técnicas de venda é fazer com que o cliente sinta que concluiu de maneira independente que a compra de determinado produto é a melhor atitude a se tomar.

Nesse sentido, você deve fazer perguntas para o cliente que façam com que ele reflita sobre a necessidade e experiência de compra.

Em vez de elencar como um produto pode resolver os problemas do cliente, perguntar “O que você pensa sobre a funcionalidade X para o seu problema Y?” é mais efetivo.

Além de demonstrar atenção e interesse na situação do cliente, isso também faz com que ele chegue à conclusão de que a compra é o caminho certo a ser seguido.

Isso diminui o esforço da equipe de vendas, que não precisa atuar de maneira estritamente comercial, e também aumenta as vendas.

Seja honesto, claro e preciso

Querer vender mais não pode significar abrir mão da ética ou de revelar a verdade para o consumidor.

Embora isso possa fazer com que o cliente compre em um primeiro momento, uma vez que ele descubra a mentira se sentirá enganado e muito insatisfeito, podendo se tornar, inclusive, um detrator do seu produto.

Por isso, é fundamental ser sempre claro, honesto e preciso na abordagem de vendas. Isso transmite segurança para o cliente e ajuda a criar um vínculo duradouro.

Além de isso gerar satisfação, as vendas também aumentam porque o cliente sente que pode confiar em seu negócio.

Além de vender para as pessoas certas e usar o funil de vendas, para vender mais é possível colocar em prática essas outras dicas.

O resultado não é apenas o aumento doas transações, mas também da fidelização e da satisfação do público de interesse.

Como vender mais? Confira nossas dicas e aumente suas vendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *