Via : Blog Runrun

Publicado: terça-feira, 15 maio, 2018 às 16:52
É importante deixar claro que ela não é só do líder, mas de toda a equipe

Pronto! Você foi promovido(a) a coordenador(a) e tem a missão de liderar uma equipe – ou setor. Isso é tudo o que você sempre quis para mostrar seu talento, mas a pergunta que fica é: você sabe como liderar uma equipe? A liderança é natural para algumas pessoas e para outras ela pode ser aprendida. Se você está um pouco confuso(a) sobre como começar, resumimos em 3 palavras-chave o que é ser líder.

1. Confiança

Tenha em mente que a liderança é um conjunto de comportamentos assimilados e aprimorados por meio de provas diárias de paciência, respeito ao outro, abertura de pensamento e empatia. Todo líder deve ter confiança no que diz, e a mesma confiança para mudar de opinião quando sevê numa situação em que a mudança é necessária.

Ser maleável não quer dizer volúvel: as opiniões são bem pensadas, as decisões, muito bem avaliadas e, os riscos, planejados. Manter a palavra também ajuda a passar confiança: as promessas vão de aumentos de salário a melhores condições de trabalho. Um líder é coerente em relação ao que diz e, por vezes, muda de rota para manter a confiança dos colaboradores à sua volta.

Quando falamos de confiança, é importante lembrar também que uma das provas de fogo para verificar se uma pessoa sabe como liderar uma equipe é avaliar sua habilidade de transmitir credibilidade ao grupo. Pois, basta uma colocação infeliz durante uma reunião ou uma imposição feita sem diálogo, para a simpatia e a confiança do time em você estremecer. A saída? Aprender o que cada um mais valoriza e adaptar seu comportamento para oferecer isso.

2. Colaboração

Essa é uma peça fundamental no trabalho em equipe. Afinal, o que é uma equipe sem o comprometimento de um líder? Pessoas agrupadas sem nenhum propósito. Ao liderar uma equipe, é preciso mostrar que você se importa e trabalha pelo sucesso do grupo, por um mesmo objetivo.

Por meio da colaboração não só é possível dar voz à equipe, como fazer com que sua visão da organização seja clara. Impor regras ou processos rígidos pode impedir a motivação entre os colaboradores, e barrar a sua criatividade. Navegue conforme a maré, sabendo lidar com as pressões externas e sem perder mão de sua autoridade

3. Responsabilidade

O termo “líder” vem do inglês leader e significa conduzir, guiar. Por princípio, líderes devem saber o que estão fazendo. Devem se preparar para assumir responsabilidades, algumas vezes por incidentes cuja culpa não é sua.  Por isso, não seja um(a) líder que sempre culpa os colaboradores pelos problemas da equipe. Seja honesto(a) consigo mesmo(a) e com as pessoas que trabalham com você, e assuma a culpa do que for um erro seu.

Mas, quando a pauta é responsabilidade, é importante deixar claro que ela não é só do líder, mas de toda a equipe. Compartilhar as responsabilidades é uma boa maneira de criar uma dinâmica eficiente no grupo, construir confiança, melhorar a organização no trabalho e resolver conflitos.

Se todos se sentem parte do processo, estarão trabalhando pelo seu sucesso. As lideranças também transmitem energia positiva e instigam atitudes produtivas, o que engaja a equipe de maneira responsável – porque todos sabem que depois serão avaliados e, com bons resultados, recompensados.

>> Leitura recomendada: Como liderar uma equipe com dois gestos de humildade

(Bônus) Livros e filmes imprescindíveis para líderes

37 livros sobre liderança para ler antes de surtar com a sua equipe

10 filmes que ensinam como liderar uma equipe

 

Como liderar uma equipe em 3 palavras-chave

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *