Via : Administradores.com
Segundo Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em Marketing do mundo, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.
Por isso, a área de Customer Success (CS), ou Sucesso do Cliente, vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações, sendo considerada estratégica, visto que tem como base a fidelização e o sucesso do consumidor.
Diante desse cenário, o grande desafio é gerenciar uma equipe de CS de maneira adequada, permitindo que ela traga os melhores resultados para a empresa. Para isso, é imprescindível que os profissionais dessa área tenham informações detalhadas sobre o seu cliente, para entender a fundo suas necessidades.
Uma das ferramentas para auxiliar nesse trabalho é o CRM (Customer Relationship Management), que armazena informações de clientes atuais e potenciais como dados cadastrais, atividades realizadas e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas e e-mails, facilitando assim a interação e centralização de informações em um só lugar.
Outro ponto importante é saber quais são as habilidades de cada pessoa dentro da sua equipe, direcionando as demandas de acordo com a aptidão de cada membro. Por exemplo: se surgir um problema x, a empresa deve saber indicar a pessoa que teve um maior índice de recomendação na solução do problema. Isso garante a satisfação do cliente na resolução de conflitos.
Tomás Duarte — CEO da Tracksale, empresa que oferece uma solução tecnológica para melhorar a experiência de compra.