Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 14 junho, 2017 às 16:49
Como abrir uma startup com poucos recursos
Max Oliveira, fundador da empresa. Foto: divulgação

No mundo das startups, é muito comum que seus fundadores busquem investimentos externos para custear as despesas e o crescimento do negócio.

No entanto, também é possível conquistar o sucesso com recursos próprios

Prova disso é o MaxMilhas. O site, que intermedia a compra e a venda de milhas aéreas, foi fundado em janeiro de 2013 com um capital inicial de R$ 28 mil. Em 2015, faturou R$ 6,8 milhões. A empresa não revela o resultado do ano passado, mas informa que o número é cerca de quatro vezes maior que a receita do ano anterior. Também em 2016, a empresa movimentou R$ 100 milhões em sua plataforma.

Não houve ajuda externa. “Conforme ganhava mais, reinvestia o dinheiro. Contratava alguém ou aperfeiçoava alguma coisa”, diz Max Oliveira, fundador da empresa.

Oliveira foi um dos participantes da Virada Empreendedora, evento que tem 24 horas de atividades para empreendedores e que começou neste sábado (10/6), em São Paulo. No palco, o mineiro de 31 anos deu dicas para quem deseja empreender e ter sucesso com recursos próprios – ou fazer um bootstrapping, termo em inglês usado para caracterizar este tipo de estratégia. Confira:

1. Sinta a “dor” dos clientes

De acordo com Oliveira, a ideia para a criação do MaxMilhas surgiu quando ele precisou comprar uma passagem de Vitória (ES), onde morava, para São Paulo. A passagem custava R$ 100. No entanto, o site em que fazia compras começou a apresentar problemas. Quando a página voltou a funcionar, o valor do trecho havia quintuplicado.

Frustrado, o mineiro desistiu da compra. E se lembrou que o custo das passagens não se alterava muito quando se comprava com milhas aéreas. “Ao conversar com outras pessoas, percebi que muita gente tinha enfrentado problemas semelhantes aos meus. E que muitos outros tinham milhas e estavam dispostos a vendê-las”, afirma Oliveira.

Depois dessas conversas, o empreendedor decidiu criar o MaxMilhas. “Sentir a dor das pessoas, perceber as necessidades delas, é um bom começo para um negócio de sucesso”, diz.

2. Seja enxuto

Antes do MaxMilhas, Oliveira tinha trabalhado na Vale. Lá, sua principal função era incorporar o conceito de manufatura enxuta – estratégia nascida na Toyota e cujo objetivo é entregar o máximo de valor com a menor quantidade de recursos possíveis – nos processos da empresa.

Ao abrir seu próprio negócio, ele eventualmente descobriu que o processo também é muito usado nas startups. “Eu nem sabia que as startups usavam esse tipo de estratégia. De qualquer forma, ser ‘enxuto’ é essencial para que a empresa chegue mais longe gastando o mínimo possível.”

3. Tenha um propósito

O MaxMilhas facilita a compra e venda de milhas. Fazer essa intermediação, no entanto, não é o principal objetivo de Oliveira. “Minha meta é fazer as pessoas viajarem mais. As milhas são apenas um meio para que isso aconteça. Pensar no objetivo final é importante para estabelecer um propósito para o negócio”, diz.

Segundo ele, esse “objetivo nobre” foi importante para engajar os funcionários da empresa. “É importante engajar os funcionários para ter melhores resultados. E mostrar que há um propósito, um objetivo além do produto ou serviço que oferecemos, ajuda a mantê-los motivados.”

4. Aposte na sua intuição

De acordo com Oliveira, usar a intuição é importante para economizar tempo – para ele, “intuição” é usar o conhecimento e a experiência na gestão do negócio para tomar decisões, sem necessariamente ficar analisando indicadores. “Quando você está no começo, com uma equipe pequena, é complicado parar para ver todos os números à disposição. É preciso trazer à tona aquele conhecimento que não é racional, mas que vem da vivência no negócio”, afirma o empreendedor.

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