Via : Revista Pegn

Publicado: quinta-feira, 22 setembro, 2016 às 15:00

Ao criar uma empresa, é comum que o dono não dê a devida atenção à gestão financeira. Esse erro compromete não apenas a análise dos dados financeiros como o sucesso da empresa.

Para o professor de finanças do Insper, Ricardo Rocha, é necessário fazer um controle diário da entrada e saída de dinheiro do negócio. “Na medida em que a empresa cresce, se o empreendedor não controla a rentabilidade dos produtos, a gestão financeira vira uma bagunça. É um erro comum que os donos desconsiderem o controle do caixa”.

Outro problema frequente é olhar somente o saldo final na conta do banco. “A falta de conhecimento do fluxo de caixa faz com que o empreendedor não entenda o resultado do banco no final do mês. Com isso, ele não entende como funciona o seu negócio. Ele precisa identificar se é um resultado sazonal, se o problema está na produtividade dos funcionários ou se ele está pagando muito pelo seu produto”, explica o sócio-diretor da Praxis Business, Maurício Galhardo.

Para o professor de finanças do Insper, Ricardo Rocha, é necessário fazer um controle diário da entrada e saída de dinheiro do negócio.
Para o professor de finanças do Insper, Ricardo Rocha, é necessário fazer um controle diário da entrada e saída de dinheiro do negócio.

Galhardo também ressalta a tendência do empreendedor controlar as finanças da empresa mesma forma que ele lida com suas contas pessoais. Sem registrar o fluxo de caixa diariamente, o empreendedor não toma conhecimento da dimensão dos seus gastos e pode se surpreender com as dívidas.

Para fugir desses problemas, confira cinco dicas que auxiliam no controle do fluxo de caixa:

1. Acesse seus dados
O primeiro passo é olhar todas as informações e números. “Acessar os dados diariamente é fundamental para entender quais movimentações foram feitas naquele dia. Dessa forma, qualquer erro na conta final poderá ser identificado facilmente”, diz Galhardo. Para o consultor, é melhor fazer um pouco todos os dias do que acumular esse controle de gastos para um único dia e torná-lo ainda mais difícil.

2. Analise os números
Depois de anotar todas as movimentações e os dados de cada dia, é preciso entender o significado de cada valor. Passe os dados para planilhas, faça relatórios e crie parâmetros para comparar metas e médias. Assim, será possível entender para qual lado seu negócio está indo.

3. Planeje as ações
É preciso que o empreendedor tome uma atitude depois de analisar o contexto do negócio. “O dono deve intervir caso perceba que sua empresa não está sendo lucrativa. Ele precisa verificar se as metas estão sendo cumpridas e se será necessário fazer corte de gastos, por exemplo”, diz Rocha.

4. Garanta o capital de giro
Guardar uma quantia reserva para eventualidades ou novas possibilidades de negócio é sempre uma boa estratégia para não ser pego de surpresa. “Criar uma poupança com orçamento mínimo de até seis meses é necessário para não depender de possíveis empréstimos”, explica Rocha.

5. Olhe para o futuro
Para Rocha, verificar diariamente as contas da empresa é essencial para se preparar para uma emergência. “Se o dinheiro acabar até o final da semana, o dono precisa saber disso com antecedência e se planejar. Projetar gastos para até um mês é essencial para não ser surpreendido por uma dívida e não ter a chance de se preparar”.

Como controlar o fluxo de caixa da sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *