Via : Endeavor

Publicado: quarta-feira, 5 outubro, 2016 às 13:05
levantar-investimentos-2
Conhecer o tamanho do mercado em que se atua é indispensável para que se identifique o momento certo de buscar dinheiro

As relações entre investidores e empreendedores nunca saem do nosso radar. Nem poderia ser diferente, acesso a capital costuma ser um dos principais objetivos tanto de quem está começando, como de quem já se estabeleceu e quer crescer. Por isso, é natural que levantar investimentos cause tanta ansiedade, dores e dúvidas. Isso acontece por vários motivos.

Em primeiro lugar, nem sempre é fácil identificar se sua empresa está pronta para receber aportes. Em segundo, existem inúmeros tipos de investimentos e saber qual deles é o mais adequado é um verdadeiro desafio. Em terceiro, quer coisa mais complexa do que mensurar o valor que você deve pedir? E, em quarto, porque a construção de uma relação de longo prazo com investidores é repleta dos mais diversos desafios.

A lista é mesmo longa, mas não estamos aqui para desmotivar ninguém. Pelo contrário. A ideia é compartilhar dicas e depoimentos de quem já passou por isso para te ajudar a ir em busca do seu sonho grande.

  • Quando saber se minha empresa está pronta para os investidores?

Se você já consolidou uma operação, mas ainda tem dúvidas a respeito de buscar ou não investimentos, não deixe de ouvir o que o empreendedor Ricardo Moraes tem a dizer. Um dos responsáveis pela Memed, plataforma para médicos que facilita a consulta a medicamentos e prescrições, Moraes dá dicas preciosas, no vídeo abaixo, sobre o momento certo de acessar o capital. Confira:

Como como pode ver, ele próprio não tinha sequer noção da necessidade ou não de capital. Nesse caso, pôde contar com uma aceleradora, a 21212, para entender exatamente a situação em que a startup se encontrava em termos de investimento. Mas você não precisa disso para entender se deve ou não ir atrás de investidores. Como afirma Moraes, conhecer o tamanho do mercado em que se atua, ter noção do potencial de crescimento desse mercado, saber qual fatia vai se abocanhar; tudo isso é indispensável para que se identifique o momento certo de buscar dinheiro.

  • Sim, preciso de investimento! Mas não sei de quanto.

Este é um imbróglio que costuma dar dor de cabeça não só a empreendedores, como a investidores. Porque é muito comum a seguinte situação: se uma rodada de investimento tem limite de R$ 1 milhão, os participantes solicitam R$ 1 milhão, mas não saber justificar como usarão o aporte. Resultado: acabam saindo sem nada.

Neste vídeo, Daniel Ibri, da Acelera Partners, dá dicas preciosas para você evitar a situação acima. “É muito importante pedir o dinheiro de que você precisa”, afirma o especialista. Pedir menos é um risco altíssimo, porque o capital vai acabar antes do prazo necessário. E o processo para se levantar investimento é muito demorado.

Já pedir dinheiro a mais implica altas chances de não se conseguir. Porque o investidor fatalmente constatará que a startup está aquém da quantia solicitada. “Vai descartar o empreendedor sem nem conversar com ele”.

Ibri complementa, então, que é indispensável saber exatamente quanto pedir. Ou seja, o valor necessário para se realizar uma ação, um movimento específico, sempre de acordo com uma estratégia estabelecida. É preciso deixar claro, para o investidor, onde você vai investir o dinheiro dele – e, principalmente, o resultado disso. E, last, but not least, arremata: “Sempre investimento para crescer, nunca para pagar custos. Tem que se programar com antecedência”.

Neste artigo, Humberto Matsuda, sócio da Performa Investimentos, também dá dicas imperdíveis sobre valores de investimentos.

  • Como levantar o investimento?

 Se você já tem um produto ou serviço bem acabado, já identificou as oportunidades de crescimento e não faz ideia de como levantar o investimento, também deve ouvir o que Ricardo Moraes tem a dizer.

Neste vídeo, ele conta sobre a própria experiência na Memed. Ressaltando o papel fundamental das aceleradoras, relata: “a gente aprendeu lá (na 21212) o que era levantar capital, o que era um relacionamento com venture capital, o que eram relações com investidores”.

Neste momento (assim como em vários outros), o papel dos mentores também pode ser crucial. Andar na companhia de empreendedores experientes, que podem apontar o caminho das pedras, faz a diferença também na hora de ir em busca de investimentos. Este artigo aborda o tema com mais profundidade.

Mas, seja por meio de aceleradoras, seja por meio de mentorias, Ricardo Moraes não tem dúvidas:

“O fundamental é o comprometimento com o negócio. Você querer fazer aquele negócio acima de todas as outras coisas é o que vai levar o investidor a olhar no seu olho e dizer: esse cara vai fazer mesmo”.

Boa sorte!

 

Como acertar na hora de levantar investimento para sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *