Via : Saia do Lugar
Neste material, elencamos tudo que é necessário para entender como abrir uma loja virtual. Confira o que vem a seguir:
- Mercado
- Custos
- Tributação
- [Marketing de conteúdo](#marketing de conteúdo)
As barreiras de tempo e distância realmente deixaram de ser um problema e tornaram-se solução para comércio de produtos e serviços? Saiba que sim, e esse é o principal fator que faz com que os empreendedores brasileiros busquem ideias sobre como montar uma loja virtual.
Além da praticidade, o negócio pode ser a fagulha inicial para que você comece uma empresa com custos baixos e um potencial de alcance ilimitado. E então? Vamos entender melhor os conceitos práticos para investir nesse segmento?
Mercado
Principalmente por conta do grande número de usuários digitais, o mercado nacional vem crescendo anualmente no que diz respeito ao faturamento das lojas virtuais. Essa questão é comprovada pela Ecommerce Trends 2017, uma pesquisa focada neste nicho que indica que 98,8% dos brasileiros entrevistados já realizaram ao menos uma compra na internet.
Outro número importante para quem quer trabalhar com o comércio eletrônico é o fato de que o Brasil se destaca em 10º lugar no ranking de melhores países do mundo para trabalhar com vendas online.
Alguns produtos se destacam por ter um volume maior de comercialização:
- smartphones;
- eletrônicos em geral;
- vídeo aulas e músicas;
- games;
- brinquedos;
- vestuários e acessórios;
- artigos de beleza;
Apesar desses dados, quase qualquer empresa tradicional pode aderir ao mercado online, bastando adaptar alguns aspectos da loja física para o conceito digital.
Custos
Os custos são uma peculiaridade interessante do mercado eletrônico, uma vez que aluguel da loja ou salário dos vendedores podem ser dispensáveis. Se o empreendedor pretende assumir a gestão operacional do negócio, o custo pode ser extremamente competitivo.
Fizemos uma estimativa válida para montar uma loja virtual de pequeno porte, mas em nível profissional.
Os de implementação inicial são:
- desenvolvimento do site/plataforma: R$ 2.500,00;
- computador básico: R$ 1.200,00;
- mesa/cadeira escritório: R$ 550,00;
- recursos para manutenções preventivas/corretivas: R$ 500,00;
- capital de giro: 35% a 50% de todo o valor investido na loja virtual;
- estoque inicial de produtos: valor é determinado com base no ramo de atuação.
Os custos mensais médios são:
- domínio anual: R$ 50,00;
- manutenção e estabilidade mensal: R$ 550,00;
- servidor em cloud: R$ 200,00;
- internet: R$ 200,00;
- tributos: R$ 450,00;
- marketing: R$ 700,00;
- armazém para produtos: R$ 500,00.
Apesar dessa estimativa básica, ressaltamos que os custos podem variar bastante com base na região e na qualidade do serviço contratado. Adicionalmente, é importante acrescentar os equipamentos (computadores, cadeiras, internet extra) para todas as pessoas que vão trabalhar no projeto — além da remuneração própria.
Tributação
De regulamentação estadual, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS é o mais representativo na atividade de comércio eletrônico de produtos. Basicamente, quando venda ocorre dentro do estado em que a loja virtual atua, o imposto a ser pago é de 18% do valor da operação.
Por outro lado, se você vendeu seu produto para entrega em outros estados, deve recolher a chamada alíquota interestadual:
- 12% nas mercadorias com destino às regiões Sul e Sudeste (exceto Espírito Santo);
- 7% nas mercadorias com destino às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e no Estado do Espírito Santo.
Agora, para quem vai montar uma loja virtual de menor porte, uma dica para o planejamento tributário é optar pelo Simples Nacional, regime que possibilita recolher todos os impostos em uma única guia.
Nesse caso, a alíquota aplicada é de 4% a 11,61%, com base na receita bruta da loja virtual, portanto, a opção pode ser economicamente vantajosa.
*Outros tributos importantes: IRPJ, CSLL, PIS e Cofins.
Marketing de conteúdo
Para que uma loja virtual tenha sucesso, é primordial que a marca domine o mercado eletrônico. Para isso, adotar uma estratégia de marketing de conteúdo talvez seja a melhor forma de conquistar e fidelizar potenciais consumidores.
A estratégia tem como objetivo atrair e engajar o público alvo por meio da publicação de conteúdos relevantes, gerando mais reconhecimento para o negócio, com a intenção de agregar valor para a marca e, assim, aumentar o número de vendas.
Além disso, é possível demonstrar de forma inteligente a idoneidade da loja, o que ajudaria o negócio dominar o mercado e gerar mais receita.
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Entre em contato com um dos nossos consultores!