Via : Agência Sebrae

Publicado: quinta-feira, 29 junho, 2017 às 16:38
capacitação do empreendedor para franquias
O Sebrae realiza webinars como estratégia de disseminação da cultura empreendedora

A capacitação do empreendedor é fundamental para o sucesso de uma franquia. Esse foi dos temas centrais abordado no webinar promovido no dia 23 pelo Sebrae sobre o tema das franquias, transmitido em seu canal no You Tube.

O webinar contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti Júnior, do diretor executivo da MDS Franchising & Negócios, Carlos Rubens, e da diretora de franquia da Orthocrin, Ana Carolina Prates Ferolla, com a mediação de Vicente Scalia, analista de Comércio e Serviços do Sebrae.

“O trabalho de capacitação realizado pelo Sebrae e pela ABF é muito importante para o empreendedor fazer a melhor escolha de uma franquia e desenvolver o negócio”, disse o presidente da ABF, que citou como exemplo o projeto Franquias Brasil, desenvolvido pelas duas entidades em todo o Brasil. “Foi uma parceria de sucesso, que se mostrou relevante para o desenvolvimento do franchising brasileiro, alcançando 10 mil empreendedores”, destacou Cristofoletti Júnior.

Carlos Rubens Pinto, da MDS Franchising & Negócios, também ressaltou a importância de programas como o Franquias Brasil para o desenvolvimento do setor no Brasil. Ana Carolina Prates Ferolla, da Orthocrin, acrescentou que o desenvolvimento de uma franquia é um trabalho de aprendizado contínuo, não apenas do franqueado, mas também dos funcionários do empreendimento. Para a executiva, o sucesso de uma franquia depende muito desse processo de treinamento. “Cada vez mais, o cliente leva menos o produto e mais a experiência de compra”, destacou a diretora da Orthocrin, empresa fabricante de colchões.

O presidente da ABF lembrou que o empreendedor, antes de adquirir uma franquia, deve fazer uma análise ampla e racional sobre as perspectivas do negócio. Segundo ele, é importante que o candidato à franquia envolva a família no processo de decisão. “Esse sonho tem que ser um sonho coletivo, da família, já que todo negócio tem risco. Mas, no caso da franquia, ele é um risco dividido entre franqueado e franqueador”, ressaltou Cristofoletti Júnior. Ele acrescentou que o empreendedor deve procurar conhecer a franquia e se aprofundar para verificar se os seus valores estão em acordo com a marca pretendida. “A franquia tem regras que devem ser seguidas pelo franqueado. Um dos aspectos é a adaptação do negócio ao perfil da região em que será aberto”, lembrou Carol.

O webinar foi realizado no estande do Sebrae na ABF Expo Franchising 2017, o maior evento do setor no Brasil, realizado na capital paulista. Para o mediador Vicente Scalia, analista de Comércio e Serviços do Sebrae, o seminário on-line foi bastante produtivo para os internautas que querem conhecer ou se aprofundar no setor das franquias. “É uma tema muito rico, tanto que tivemos uma grande interação com os internautas que se interessaram em conhecer melhor este setor”, disse Scalia.

Os webinars são eventos educacionais on-line durante os quais os participantes podem submeter  questões ou realizar comentários para os palestrantes. O Sebrae realiza webinars como estratégia de disseminação da cultura empreendedora e de temas de gestão, inovação e sustentabilidade para pequenos negócios.

Capacitação do empreendedor é fundamental para o sucesso de uma franquia
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *