Via :

Publicado: quarta-feira, 9 dezembro, 2015 às 12:13

cidadesDevido ao tamanho do mercado, altos investimentos e condições logísticas, a cidade de São Paulo ocupa o primeiro lugar no Índice de Cidades Empreendedoras 2015, elaborado pela Endeavor. Na análise de 56 indicadores em 32 cidades brasileiras, a organização traz as cidades mais propícias para empreender. Florianópolis (SC) e Vitória (ES) completam o pódio.

Para elaborar o ranking, a Endeavor considera sete pilares principais que impactam diretamente a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

São Paulo foi considerada o melhor ambiente para abrir uma empresa por representar 10% do PIB nacional, concentrar 60% dos investimentos de capital de risco do Brasil e por ser um hub logístico: dos maiores aeroportos à próximidade com o Porto de Santos.

Já Florianópolis, que ocupa o segundo lugar, tem entre seus pontos fortes o capital humano. “É uma cidade com excelente mão de obra e muita inovação, em um trabalho que começou há mais de 30 anos”, avalia a Endeavor. Segundo a organização, cerca de 60% dos universitários de Florianópolis são formados em cursos de excelência (a média das cidades analisadas é 23%), 36% da população adulta tem ensino superior e, mesmo com menor porcentagem de investimentos em relação a São Paulo, tem proporcionalmente mais gente qualificada para inovar – a cada 100 empresas, há 18 mestres e doutores na área de Ciência e Tecnologia.

O destaque deste ano fica para as estreantes Campinas, São José dos Campos e Joinville, que aparecem entre as 10 melhores cidades para empreender. Ficam à frente de Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, por ganharem boa avaliação em infraestrutura, inovação, terem universidades boas e qualidade de vida a um custo mais baixo. A Endeavor também destaca o Nordeste como região que tem construído uma cultura empreendedora forte. “Apesar dos seus desafios estruturais, que puxam algumas cidades da região para as últimas colocações do índice, a cultura local motiva e engaja a população com o tema”, analisa a organização.

Abaixo, confira o ranking completo:

1 São Paulo (SP)
2 Florianópolis (SC)
3 Vitória (ES)
4 Recife (PE)
5 Campinas (SP)
6 São José dos Campos (SP)
7 Porto Alegre (RS)
8 Curitiba (PR)
9 Joinville (SC)
10 Rio de Janeiro (RJ)
11 Maringá (PR)
12 Ribeirão Preto (SP)
12 Belo Horizonte (MG)
14 Goiânia (GO)
15 Sorocaba (SP)
16 Caxias do Sul (RS)
17 Londrina (PR)
18 Uberlândia (MG)
19 Brasília (DF)
20 Blumenau (SC)
21 Campo Grande (MS)
22 João Pessoa (PR)
23 Aracaju (SE)
24 Salvador (BA)
25 Natal (RN)
26 Manaus (AM)
26 São Luis (MA)
28 Cuiabá (MT)
29 Belém (PA)
30 Fortaleza (CE)
31 Teresina (PI)
32 Maceió (AL)
As melhores cidades do Brasil para empreender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *