Via : Saia do Lugar

Publicado: quarta-feira, 20 julho, 2016 às 14:11
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É preciso encontrar as referências da sua corporação, aquilo que guia as ações da empresa

Para ser bem-sucedido, há muitas perguntas que todo negócio deve ser capaz de responder. Afinal, são essas questões que movem o trabalho, que envolvem a equipe e que dão origem às boas ideias.

Para construir bem um negócio, encontrar algumas dessas respostas é primordial, pois sem elas talvez não seja possível perceber quais são as suas metas, os métodos e as estratégias.

Está interessado em saber quais são as perguntas que todo negócio deve responder?

Acompanhe o post de hoje e saiba mais!

1. Quais são os valores da sua empresa?

Lucro, produção, salários e impostos são muito importantes.

No entanto, sem valores a empresa perde a sustentação e se torna mecânica, um negócio sem alma.

É preciso encontrar as referências da sua corporação, aquilo que guia as ações da empresa.

Sem isso, você perde a orientação do negócio, desvia do ideal do time, passa a tomar medidas apenas para maximizar o retorno financeiro e deixa em segundo plano questões que eram a base dos processos.

Não saber os seus valores pode, inclusive, prejudicar colaboradores e o ambiente ao redor.

É preciso saber quais são os ideais do seu negócio para conciliá-los com as demandas de lucro.

2. Quais são os valores da sua equipe?

O empreendimento só progride se a equipe tiver um bom relacionamento e mútua cooperação. Para isso é preciso definir valores para o time.

É necessário pensar no que é essencial para uma boa convivência e produtividade.

Boas ideias são erradicar o hábito de falar mal de outras pessoas, combater a rivalidade e incentivar atos como colaboração, parceria e união.

Estimular o respeito com as individualidades e o apoio nos momentos de dificuldade também pode ser muito importante para que os colaboradores se relacionem melhor uns com os outros.

3. Qual a importância dos seus colaboradores?

Um negócio que não sabe valorizar o seu time tem como consequências um clima organizacional problemático, trabalhadores desmotivados e conflitos na empresa.

É importante investir no bem-estar dos colaboradores, respeitando seus direitos a pausas, descanso e alimentação, e incentivando reuniões e momentos de lazer na equipe.

Oferecer benefícios também pode ser uma boa alternativa para proporcionar mais qualidade de vida para os trabalhadores.

Lembre-se de ter um controle adequado em caso de horas extras, para que ninguém exceda os períodos de trabalho estipulados na legislação.

Isso é importante para que os colaboradores estejam atentos e para que não vivam apenas para o trabalho, deixando outras áreas da vida em segundo plano.

Com qualidade de vida o seu time será bem mais produtivo.

 4. O que você acha que o mercado precisa?

Esta pergunta é importante para desenhar o produto ou serviço de forma a atender uma necessidade.

Muitas vezes você pode oferecer uma solução para um problema que ainda não existe na vida do consumidor, mas que traz uma maior facilidade para ele — a partir desse momento, o produto se torna uma necessidade.

5. Qual é o diferencial da sua empresa?

Se o seu empreendimento não se distingue de outros do mesmo ramo, por que o consumidor escolheria o que você oferece?

Por isso é tão importante perguntar-se qual é o diferencial de sua empresa.

É fundamental que o produto ou serviço traga inovações, benefícios e compensação pelo investimento do cliente.

Não é preciso oferecer algo miraculoso, mas é possível apostar em sutilezas e detalhes que conquistam o consumidor.

Conforto, comodidade, fácil acesso, excelente atendimento são muito importantes.

Um estilo interessante, preocupação com o meio ambiente e postura ética também são outros diferenciais que atraem compradores.

6. Que ideia sua empresa vende?

A ideia em torno do que se consume é o fator mais levado em conta na hora da compra.

O produto é importante e deve ser valorizado, mas o conceito que gira em torno do objeto de consumo é determinante.

Essa idealização é parte da identidade do comprador, participa de concepções de mundo e marca o pertencimento a um grupo social específico.

Quem não compra uma determinada peça porque ela remete a uma identidade cultural específica, por exemplo?

7. Quem é seu público-alvo?

Saber quem é o público-alvo é entender para quem o produto ou serviço se destina, a quem sua empresa serve.

Esse conhecimento é importante para aquilo que você oferece esteja adequado a fatores como a faixa etária, a classe social, as ideias, o gênero e o estilo de vida de seus clientes.

Isso é importante também para realizar um marketing e  uma divulgação que estejam de acordo com esse grupo.

8. Por que todo negócio deve ser capaz de responder não?

Muitas vezes o mercado oferece muitas oportunidades e isso é uma questão positiva.

Mas dizer “sim” para todas as alternativas pode prejudicar o seu negócio e fazê-lo destoar totalmente de seu ideal.

Além disso, não há tempo e energia para todas as chances que aparecem, é preciso fazer escolhas acertadas naquilo que realmente acrescenta para o seu empreendimento e sua equipe.

É muito importante abrir a mente para as novidades do mercado, desde que seja de forma consciente, para não perder de vista o perfil e o sonho do seu negócio.

9. Como você define sucesso?

Retorno financeiro não é a única forma de ser bem-sucedido.

Ele é muito importante e com certeza é um fator decisivo para que o empreendimento continue bem — no entanto, nem tudo é só lucro.

Pense no que você mais deseja para o seu empreendimento.

Ter clientes satisfeitos, contar com colaboradores felizes, contribuir com a sociedade auxiliando o meio ambiente ou oferecendo bem-estar para as pessoas são exemplos de sucesso para uma organização.

Perguntar a si mesmo o que é ser um vencedor no mercado é um passo fundamental para desenvolver o negócio.

10. Como o seu empreendimento começou?

É muito importante pensar na importância da história de seu empreendimento.

É nela que você irá encontrar seus valores, os desejos e os ideais que sustentam sua empresa.

No passado você encontrará também as falhas, que foram problemáticas, mas fundamentais para que você aprendesse melhores formas de conduzir seu negócio.

Uma boa visão da empresa inclui um olhar adequado para o futuro, com planejamento e perspectivas, mas também uma compreensão do passado, valorizando o trabalho realizado e os aprendizados.

11. Quais são as suas projeções para o futuro?

Um empreendedor precisa ter em mente qual é o estado que ele espera alcançar com o seu negócio no futuro, a curto, médio e longo prazo.

O que ele deseja é ter um empreendimento local ou que se espalhe em várias franquias por outros estados?

Há empresários que buscam alcance no mercado internacional, outros já desejam manter um pequeno comércio na vizinhança.

Ambos são importantes, o mercado necessita de todo tipo de empreendedor, mas é necessário que você saiba o que realmente deseja para direcionar suas ações para essa meta.

12. Qual é sua opinião sobre o mercado?

Esta questão é importante para lembrar os gestores de um aspecto fundamental, que é acompanhar como flui a economia e conhecer bem o ramo em que se faz o investimento.

Estar sempre atualizado com as notícias e saber dar opiniões é importante para trazer uma imagem positiva de si mesmo como gestor.

Além disso, a informação vai contribuir para que as suas projeções para o futuro e estratégias sejam planejadas com mais eficácia, considerando as condições do mercado.

13. Quem são os seus concorrentes?

É preciso conhecer com quem você compete para desenvolver estratégias para alcançar os clientes.

É importante estar consciente dos potenciais do concorrente e de pontos em que ele não vai tão bem, pois é possível investir nesses aspectos para se destacar.

Lembre-se, porém, de que a competição deve ser saudável e honesta.

Conhecer seus concorrentes pode ajudar a perceber algumas necessidades do mercado, mas é preciso preservar as ideias, as concepções e os ideais da sua empresa.

É importante ver os negócios daqueles com quem você compete com respeito e ser coerente com os valores do seu empreendimento.

14. Como vai a sua contabilidade?

Também é uma boa ideia também ter na equipe profissionais capacitados para realizar a contabilidade ou contratar empresas para realizar avaliações e planejamentos financeiros.

A gestão das finanças é fundamental para analisar como está o desempenho da empresa, compreender falhas e planejar medidas para o futuro — além de possibilitar que a administração dos recursos seja realizada de forma adequada.

Quantas são as perguntas que todo negócio deve ser capaz de responder? Muitas.

Neste artigo mostramos as mais importantes, mas é claro que surgirão inúmeras outras. Afinal, dúvidas são o que levam os empreendedores a construir respostas e soluções.

Esteja atento à missão de sua empresa, seus ideais e ao que você deseja oferecer. Pergunte-se também “a quem estou oferecendo meu produto ou serviço?”.

Isso é fundamental para moldar adequadamente o que você disponibiliza para o consumidor.

Busque atualizar-se constantemente em relação ao mercado e as projeções para o futuro.

Saiba o momento de dizer “sim” para o que é realmente importante e “não” para o que não contribui e você, com certeza, estará no caminho certo.

Gostou de saber as perguntas que todo negócio deve ser capaz de responder? Então leia também nosso post com outra cinco dicas valiosas para empreendedores de sucesso!

As 14 perguntas que todo negócio deve responder

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