Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 3 maio, 2017 às 16:08
Apps para empreendedores
Eles são excelentes não só para quem trabalha com tecnologia

A popularização dos smartphones fez com que esses aparelhos se tornassem centrais no desenvolvimento de qualquer atividade — inclusive, nos negócios.

Existem hoje mais de 1,43 milhão de aplicativos em todo o mundo e, embora a maior parte deles seja para diversão, há muitos programas úteis para empreendedores.

1. Evernote

O Evernote é o aplicativo de notas mais completo que existe. O programa, que permite criar notas com texto, hyperlinks, check-list, fotos e áudios, surpreende por sua gama de possibilidades, mas é preciso que o empreendedor use-o por um tempo para entender como aproveitar melhor no seu negócio.

Um vendedor de roupas, por exemplo, pode criar anotações com fotos de novas peças para sua loja. Enquanto um designer pode preferir as ferramentas de desenho para fazer um esboço rápido. É o usuário quem irá perceber a melhor maneira de usar o Evernote, e depois que ele se acostuma com a ferramenta, ficará surpreso com sua versatilidade. O programa pode ser utilizado em iOS, Android e Windows Phone.

2. Outlook

Os e-mails ainda são a principal maneira de comunicação de qualquer negócio e é comum que um empreendedor utilize mais de uma conta para separar suas mensagens pessoais e profissionais. Isso pode gerar confusão. Por isso, destacamos o Outlook como uma solução para os dispositivos móveis. Ao contrário da sua versão para computadores, o Outlook para smartphones e tablets é mais simples e fácil de ser usado.

O programa é capaz de integrar diferentes contas de e-mail, calendários e serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Google Drive e OneDrive.

Outra vantagem do Outlook é a sua ferramenta de deslize. Essa função permite que o empreendedor realize comandos rápidos, como deletar um e-mail ou marcar a mensagem como não lida, apenas deslizando o dedo para esquerda ou direita sobre um e-mail na caixa de entrada. Em Windows Phone o Outlook vem instalado de fábrica. Para iOS e Android é preciso fazer o download na loja de apps.

3. Slack

O Slack é uma ferramenta de chat excelente para empreendedores que trabalham com tecnologia. Assim como outros serviços de mensagens, ele permite criar conversas em grupo, que são úteis para comunicação entre pessoas envolvidas em um projeto. Mas a principal vantagem do Slack é seu repositório de arquivos.

O programa permite que o empreendedor faça backup de arquivos importantes para o negócio e tenha acesso a eles rapidamente, sem ter que trocar de janela. Para isso, é preciso criar um atalho de texto, como “planilha de despesas”. Quando esse atalho é digitado em uma conversa, o arquivo aparece instantaneamente na janela.

Além disso, o Slack tem interação com redes sociais, serviços de armazenamento em nuvem, entre outros sites, como o repositório de códigos GitHub. O programa está disponível para iOS, Android e tem uma versão beta para Windows Phone.

4. Dropbox

Organizar documentos importantes, como notas fiscais e contratos, é essencial para qualquer negócio. Uma boa dica é manter uma cópia virtual desses arquivos na nuvem. Existem hoje, muitas opções de armazenamento gratuito na internet, como o Google Drive, o iCloud, da Apple, e o OneDrive, da Microsoft.

Mas é provavelmente o Dropbox que apresenta a melhor interação com os dispositivos móveis. O aplicativo, disponível para iOS, Android e Windows Phone, possui uma interface simples e permite que o usuário crie botões de atalho para armazenar qualquer arquivo rapidamente – inclusive offline.

5. DocuSign

O DocuSign é um programa que permite ao empreendedor assinar e rubricar documentos utilizando apenas seu smartphones ou tablet. O programa é gratuito e basta que seja cadastrada uma assinatura para o empreendedor ter acesso à facilidade.

Quando um documento é aberto no app, o empreendedor pode escolher em que espaço da página quer colocar sua assinatura. O DocuSign é compatível com qualquer tipo de documento, como PDFs, arquivos do pacote Office e imagens. Além disso, é capaz de interagir com os serviços de armazenamento em nuvem, o que facilita a importação de documentos. O DocuSign está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

6. Qipu

Específico para os microeempreendedores individuais (MEI), o Qipu é um aplicativo que notifica o usuário sobre as datas de pagamento do DAS. Além disso, o programa também oferece ferramentas para o empreendedor controlar as despesas do negócio, emitir notas fiscais, declarar imposto de renda e acompanhar seus benefícios. O app foi desenvolvido pelo Buscapé, em parceria com o Sebrae. O Qipu pode ser utilizado em aparelhos com iOS, Android e em Windows Phone.

7. MeetUp

A MeetUp é uma rede social feita para quem quer desenvolver um projeto e procura por pessoas interessadas no assunto. O serviço funciona, basicamente, para organizar encontros sobre qualquer tema e é muito utilizado por startups de tecnologia para fortalecer o networking. Essas empresas iniciantes marcam encontros para discutir seus aplicativos e se ajudarem com dicas de programação. O app pode ser utilizado em aparelhos com sistemas iOS e Android.

8. 1Password

O 1Password é ótimo para o empreendedor que sempre precisa ter em mãos senhas e números de documentos, mas que não quer correr nenhum risco de segurança. Desenvolvido para proteger as informações dos usuários, o programa permite o cadastro de senhas de acesso, dados de cartão de crédito, documentos e até notas secretas. Todas as informações ficam protegidas por uma única senha — que precisa ser forte.

Além de permitir que o empreendedor não tenha que memorizar todos os dados, o 1Password protege os dados com criptografia de 256 bits, o que é muito mais seguro que um aplicativo de notas. Está disponível para iOS e Android.

9. Pomodoro

A técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Ela é um método de gestão de tempo que organiza as tarefas em intervalos de 25 minutos. Nesse período, é preciso dedicar toda a atenção no trabalho e, quando o relógio despertar, a pessoa tem como recompensa cinco minutos para descansar. Existem programas para Android, iOS e Windows Phone que ajudam o empreendedor a controlar esse tempo.

Aplicativos gratuitos que facilitam a vida dos empreendedores
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *