Via : Endeavor

Publicado: quarta-feira, 9 março, 2016 às 18:22
investimento-2
Na busca do crescimento, a integração e comprometimento de todas as áreas da empresa são fundamentais

Concluídos os primeiros passos de definições e estruturação do seu negócio, o próximo grande desafio das novas empresas é o crescimento das operações. Para isso, é extremamente importante ter uma visão estratégica do negócio e ter sempre em mente em qual direção seguir.  Nesse momento, o empreendedor cairá em um complexo dilema que, em grande parte dos casos, barra a evolução de muitas empresas com potencial: quanto e quando investir para crescer. A grande dúvida é: “Devo me estruturar para o quanto eu acho que vou crescer ou é melhor não arriscar, esperando primeiro crescer para só depois investir e me estruturar?”.

Como falamos em artigo anterior, com as metas de vendas devidamente estabelecidas, elas precisam ser perseguidas por toda a equipe e devem ser encaradas como um compromisso a ser cumprido. Para não ser pego de surpresa, é preciso que a evolução dos resultados seja acompanhada de perto durante todo o ano, ou seja, siga de perto todas as etapas do processo de vendas, da geração de demanda, passando pela evolução do pipeline e do ciclo de vendas à efetivação dos negócios. Assim, é possível identificar rapidamente se as oportunidades geradas e que estão sendo trabalhadas estão caminhando conforme previsto. Caso isto não esteja acontecendo, você tem tempo hábil para mudar o plano e seguir outra estratégia.

Com o processo de vendas evoluindo conforme planejado, a sua companhia precisa se estruturar para superar os desafios operacionais de crescimento. Porém, a evolução da sua empresa não depende somente do aumento do volume de vendas. Os investimentos para melhorar a capacidade das suas operações e entrega, seja de serviços ou produtos, também são essenciais para o progresso. Neste contexto, os investimentos devem ser aprovados e realizados gradativamente, de forma cuidadosa. O capital para estes investimentos pode ser oriundo do lucro realizado pela empresa ou de um financiamento bancário. Esta definição dependerá dos números apresentados pelo seu negócio, cruzando o potencial de mercado, o volume de vendas realizado e a sua capacidade de entrega. Dependendo do negócio, existem áreas chaves para investimento; capacitação da equipe, expansão da produção, ações de geração de demanda, ações de fidelização de clientes são algumas delas. Uma boa alternativa para minimizar o risco dos investimentos é a terceirização de áreas não essenciais do negócio.

Na busca do crescimento, a integração e comprometimento de todas as áreas da empresa são fundamentais. Afinal, o acompanhamento das vendas, o processo de criação de novas oportunidades, a estruturação operacional e a avaliação da capacidade de investimento andam juntas. A troca de informações entre as áreas cria sinergias, gera melhorias e previne possíveis problemas. Com esta engrenagem funcionando bem não será difícil saber o momento certo de investir.

Investir para crescer ou crescer para investir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *