Via : Revista PEGN

Publicado: terça-feira, 30 janeiro, 2018 às 13:04
Planejar essa reposição ao longo do dia permite que você não precise ter todo o estoque na rua

De olho no Carnaval em Belo Horizonte, que em 2017 reuniu mais de 3 milhões de foliões, e que este ano já vem arrastando multidões nos ensaios dos blocos, mais de 9,5 mil ambulantes se cadastraram na prefeitura para aproveitar a folia e ganhar uma renda extra.

Para esses empreendedores, a analista do Sebrae Minas Andreza Capelo destaca seis dicas para lucrar mais, com segurança e responsabilidade.

1. Planeje suas ações

Invista em roupas e estruturas que destaquem você na multidão e faça com que os foliões consigam encontrá-lo. Vale estandarte, sombrinha, tudo o que permitir visibilidade. Seja bem criativo e, se possível, use algo chamativo e que seja alto o bastante para que as pessoas possam vê-lo.

2. Tenha cuidado com a higiene

A manipulação de bebidas e alimentos requer cuidados especiais. O ideal é se organizar e ter um ajudante. Assim, um serve o cliente e o outro manipula o dinheiro, evitando contaminação. Se não puder ter um ajudante, pense em como irá limpar suas mãos antes de pegar novamente nos produtos.

3. Fique de olho no caixa 

Onde há acúmulo de pessoas, há maior chance de furto. Então, combine com uma pessoa de confiança para recolher os valores recebidos até a metade do período de trabalho. Isso diminui as chances de uma grande perda. Retenha o necessário para o troco e controle bem o valor recolhido.

4. Aproveite e reponha o estoque

No horário marcado para a retirada, faça também uma reposição de estoque. Planejar essa reposição ao longo do dia permite que você não precise ter todo o estoque na rua. Facilita também a refrigeração necessária para alimentos e bebidas, por exemplo.

5. Ajuste o preço 

Faça as contas com calma, antes dos festejos: qual o preço da mercadoria? Levante o valor gasto em embalagem, acondicionamento, uniforme ou roupa especial, estrutura, deslocamento, etc.

Com base nessas informações, você terá uma ideia da meta a alcançar para o trabalho “valer a pena”. Mas lembre-se da lei de mercado: se o seu produto estiver mais caro que o dos concorrentes, será mais difícil vender. Considere também o movimento do dia para criar promoções.

6. Coloque a boca no trombone:

Em um ambiente com música e muito barulho, contar só com a garganta para anunciar o produto pode não ser tão convincente. Pense em tudo o que pode chamar a atenção do cliente e use! Apitos, matracas, tudo é válido no Carnaval.

Se o ponto for fixo, use cartazes indicativos dos tipos de produtos e preços. E não se esqueça de deixar claro quais as formas de pagamentos serão aceitas.

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