Via : Jornal do Empreendedor

Publicado: quarta-feira, 27 junho, 2018 às 13:29

Muitas pessoas acham que existem um segredo, ou um achado consistente para construir negócios de sucesso.

No começo você não tem tempo nem energia para se preocupar em salvar o mundo. Você só precisa se certificar de que não pode cuidar de tudo ao mesmo tempo.

Se pegarmos exemplos famosos e nos debruçarmos no que caracterizam os muitos sucessos empresariais que vemos diariamente, vamos descobrir alguns segredos de sucesso nos negócios.

Ao refletir sobre isso, Richard Branson descobriu 5 segredos que são os pilares do sucesso da Virgin. Vamos a eles.

#1. Aprecie o que você faz

Iniciar um negócio exige uma enorme quantidade de trabalho duro, que exige uma grande quantidade de tempo. Portanto, é melhor que você se divirta.

Quando Branson iniciou a Virgin em seu apartamento em West London, ele não tinha intenção de construir um império de negócios. Ele apenas queria fazer algo que gostava e pagar as contas.

Não havia nenhum plano ou estratégia. O próprio nome Virgin foi algo ao acaso. Em uma noite, alguns amigos estavam conversando sobre bebidas e decidiram chamar o grupo de Virgin, porque eram todos novos na carreira profissional. O nome pegou.

A construção de um negócio é sobre fazer algo para se orgulhar, trazer pessoas talentosas para junto de si e criar algo que vai fazer diferença real na vida de outras pessoas.

Uma mulher ou homem de negócios não são diferentes de um artista. O que você tem quando começa uma empresa é uma tela em branco que você tem que preencher.

Se um empresário se prepara para fazer diferença real na vida de outras pessoas, e consegue isso, ele consegue pagar as contas e ter um negócio bem sucedido.

A Vinrgin não começou como um grupo de empresas gigantescas. Pense grande mas saiba caminhar passo-a-passo.

#2. Crie algo que se destaca

Se você tem um produto, serviço ou marca, saiba que não é fácil abrir uma empresa e para sobreviver e prosperar no mundo moderno.

Na verdade, você tem que fazer algo radicalmente diferente para construir uma marca hoje.

Olhe para as empresas mais bem sucedidas dos últimos 20 anos: Microsoft, Google, ou até mesmo a Apple. Eles se negaram a ser enquadrados em um setor, fazendo algo que não tinha sido feito antes e, continuamente inovando.

Hoje, essas são as forças dominantes.

#3. Crie algo que deixe as pessoas orgulhosas

Empresas geralmente são um grupo de pessoas, e eles são seus maiores ativos. Portanto, deixe as pessoas que trabalham com você orgulhosas de fazer parte do seu time.

#4. Seja um bom líder

Como líder você tem que ser um bom ouvinte. Você precisa conhecer a sua própria mente, mas não há nenhum ponto sobre impor seu ponto de vista sobre os outros sem algum debate.

Ninguém tem o monopólio das boas ideias e bons conselhos.

Chegar lá, ouvir as pessoas, chame as pessoas e aprenda com elas. Como líder, você tem que ser muito bom em elogiar as pessoas. Nunca critique abertamente as pessoas, não perca a calma e louve sempre seus colegas por um trabalho bem feito.

Pessoas crescem com elogios. Normalmente eles não precisam ser corrigidos, porque sabem quando fazem algo de errado.

A empresa deve ser uma família.

Você não pode ser um bom empreendedor se não for um bom líder.

#5. Seja visível

Um bom líder não fica preso atrás de uma mesa. Sempre tenha um laptop ou smartphoneno bolso para anotar perguntas e boas ideias.

Quando Branson está em um avião da Virgin Atlantic, ele tem a certaza de que conhece todos os funcionários e alguns passageiros. Se ele se encontra com a tripulação, receberá no mínimo 10 ideias diferentes.

Se ele não anotar essas ideias na hora, depois elas acabam se perdendo. Ao escrevê-las, ele se lembra de todas elas.

Certifique-se além de tudo, de nomear pessoas que tenham a mesma filosofia. Assim é possível administrar um grupo de empresas da mesma maneira como se administra uma pequena empresa: de maneira ágil e amigável.

Um passo de cada vez

Quando você está construindo um negócio do zero, a palavra de ordem para muitos é sobrevivência. É difícil sobreviver.

No começo você não tem tempo nem energia para se preocupar em salvar o mundo. Você só precisa se certificar de que não pode cuidar de tudo ao mesmo tempo.

Se você não sobreviver, lembre-se que a maioria das empresas falham e as melhores lições são aprendidas com o fracasso.

Não desanime. Tudo que você tem a fazer é voltar e tentar mais uma vez.

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Este artigo foi adaptado do original, “Richard Branson: Five Secrets to Business Sccess”, da Entrepreneur.


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